artistas em abstinência da Lei Rouanet:o clima social sobre o finaciamento público da cultura na Folha de SãoPaulo e no Twitter

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Vasconcelos, Fernanda Pimenta lattes
Orientador(a): Paula, Leandro de lattes
Banca de defesa: Domingues, João Luiz Pereira lattes, Fonseca, Paulo de Freitas Castro lattes, Paula, Leandro de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
Departamento: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36745
Resumo: O Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC, tema da presente investigação, é o principal instrumento público de fomento à cultura no Brasil. Dentre as três modalidades de financiamento criadas pela Lei nº 8.313/1991, conhecida como Lei Rouanet, o incentivo fiscal é a mais referenciada e debatida. Embora viesse sendo discutida pelo setor cultural desde meados da década de 1990, contribuíram para sua popularização na sociedade, especialmente, a implantação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) entre 2016 e 2017, que investigou a aplicação dos recursos oriundos do PRONAC, e o crescimento de grupos de direita, com uma consequente disseminação de suas pautas no debate público. Tais grupos, unidos por um sentimento antipetista e com diferentes graus de conservadorismo moral e liberalismo econômico, passaram a reivindicar a participação na disputa sobre a legislação, sobretudo nas mídias sociais, e forjaram (ao mesmo tempo que foram forjados por) um clima de alta insatisfação acerca do modelo de financiamento à cultura. A reflexão sobre este assunto assume como relevante categoria analítica o conceito de mood (clima ou humor), que tem sido aplicado para os estudos culturais e de comunicação para explorar as condições afetivas ambientais que permitem um sujeito agir numa certa situação social. O estudo se debruçou sobre dois conjuntos documentais distintos que mencionam a Lei Rouanet: textos jornalísticos publicados na Folha de São Paulo, entre os anos de 1991 e 2021, e as postagens e a rede formada pelos atores sociais participantes das discussões ao longo do ano de 2021, na mídia social Twitter. Este conjunto de dados se mostrou pertinente por reunir 1. posições de um jornal de grande circulação e atuante que contribuiu para um diagnóstico da formação temporal da opinião pública sobre o tema, além 2. dos pontos de vista de pessoas ativistas contra a Lei Rouanet, em uma mídia social de grande relevância política, em um ano de destaque para o debate. O exame desse corpus adotou alguns pressupostos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, da Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough e da Análise de Redes Sociais, a partir da perspectiva de Raquel Recuero. A pesquisa demonstra que embora os posicionamentos da Folha sejam multifacetados ao longo dos anos, a partir de 2016, a atitude do jornal é de defesa clara e insistente de que a Lei precisa de ajustes e adequações, mas que ela é importante para as políticas culturais brasileiras e para todos os artistas. Entre as mensagens e perfis mais populares no Twitter quando o assunto é a Rouanet, o tom é de radicalismo e ressentimento, e se insiste em tematizar supostas relações corruptas, sobretudo entre artistas e governos petistas, tendo como principais formuladores atores sociais ligados à base do governo de Jair Bolsonaro.
id UFBA-2_67dfb717cd44a2b39791beb3ec7a4a90
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36745
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2023-03-21T12:20:12Z2023-03-21T12:20:12Z2022-12-19https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36745O Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC, tema da presente investigação, é o principal instrumento público de fomento à cultura no Brasil. Dentre as três modalidades de financiamento criadas pela Lei nº 8.313/1991, conhecida como Lei Rouanet, o incentivo fiscal é a mais referenciada e debatida. Embora viesse sendo discutida pelo setor cultural desde meados da década de 1990, contribuíram para sua popularização na sociedade, especialmente, a implantação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) entre 2016 e 2017, que investigou a aplicação dos recursos oriundos do PRONAC, e o crescimento de grupos de direita, com uma consequente disseminação de suas pautas no debate público. Tais grupos, unidos por um sentimento antipetista e com diferentes graus de conservadorismo moral e liberalismo econômico, passaram a reivindicar a participação na disputa sobre a legislação, sobretudo nas mídias sociais, e forjaram (ao mesmo tempo que foram forjados por) um clima de alta insatisfação acerca do modelo de financiamento à cultura. A reflexão sobre este assunto assume como relevante categoria analítica o conceito de mood (clima ou humor), que tem sido aplicado para os estudos culturais e de comunicação para explorar as condições afetivas ambientais que permitem um sujeito agir numa certa situação social. O estudo se debruçou sobre dois conjuntos documentais distintos que mencionam a Lei Rouanet: textos jornalísticos publicados na Folha de São Paulo, entre os anos de 1991 e 2021, e as postagens e a rede formada pelos atores sociais participantes das discussões ao longo do ano de 2021, na mídia social Twitter. Este conjunto de dados se mostrou pertinente por reunir 1. posições de um jornal de grande circulação e atuante que contribuiu para um diagnóstico da formação temporal da opinião pública sobre o tema, além 2. dos pontos de vista de pessoas ativistas contra a Lei Rouanet, em uma mídia social de grande relevância política, em um ano de destaque para o debate. O exame desse corpus adotou alguns pressupostos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, da Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough e da Análise de Redes Sociais, a partir da perspectiva de Raquel Recuero. A pesquisa demonstra que embora os posicionamentos da Folha sejam multifacetados ao longo dos anos, a partir de 2016, a atitude do jornal é de defesa clara e insistente de que a Lei precisa de ajustes e adequações, mas que ela é importante para as políticas culturais brasileiras e para todos os artistas. Entre as mensagens e perfis mais populares no Twitter quando o assunto é a Rouanet, o tom é de radicalismo e ressentimento, e se insiste em tematizar supostas relações corruptas, sobretudo entre artistas e governos petistas, tendo como principais formuladores atores sociais ligados à base do governo de Jair Bolsonaro.The National Program to Support Culture (PRONAC), the object of this investigation, is the leading public instrument for promoting culture in Brazil. Among the three financing modalities created by Law nº 8.313/1991, known as the Rouanet Law, the tax incentive is the most referenced and debated. Although the cultural sector has discussed it since the mid-1990s, its popularization in society increased with the implementation of a Parliamentary Commission of Inquiry between 2016 and 2017, which investigated the application of resources from PRONAC. The growth of right-wing groups also contributed to the consequent dissemination of their agendas in public debate. Such groups, united by an anti-PT (anti-Workers' Party) sentiment and with different degrees of moral conservatism and economic liberalism, began to claim participation in the dispute over the legislation, especially on social media. They forged (at the same time as they were forged by) a climate of high dissatisfaction with the financing model for cultural activities. The reflection on this subjetct assumes the concept of mood as a relevant analytical category, which has been applied to cultural and communication studies to explore the affective environmental conditions that allow a subject to act in a specific social situation. The study focused on two sets of documents that mention the Rouanet Law: the journalistic texts published in Folha de São Paulo between 1991 and 2021 and the posts and the network formed by the social actors participating in the discussions throughout 2021 in the social network Twitter. This dataset proved to be relevant as it gathered positions from 1. a widely circulated and active newspaper that contributed to a diagnosis of the temporal formationof the public opinion on the subject, in addition to 2. the points of view of activists against the Rouanet Law, in a social media of great political relevance, in a year of prominence for the debate. The examination of this corpus adopted some assumptions from Laurence Bardin's Content Analysis, Norman Fairclough's Critical Discourse analysis, and the Analysis of Social Networks in Raquel Recuero´s perspective. The research shows that, although Folha's positions have been multifaceted over the years, as of 2016, the newspaper's stance is a clear and insistent defense that the Law needs adjustments and adaptations but is essential for the Brazilians' cultural policies and all artists. Among the most popular messages and profiles on Twitter, when the subject is Rouanet, the tone is one of radicalism and resentment. There is an insistence on thematizing alleged corrupt relations, especially between artists and Workers' Party governments, linked to the base of Jair Bolsonaro's administration as the leading formulators.Submitted by Fernanda Vasconcelos (fpvasconcelos@ufba.br) on 2023-03-17T13:06:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FERNANDAPIMENTA_Artistas em abstinência da Lei Rouanet.pdf: 3721702 bytes, checksum: 8011734ddb62db8e63d13b1a70c3bb7d (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-03-21T12:20:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 FERNANDAPIMENTA_Artistas em abstinência da Lei Rouanet.pdf: 3721702 bytes, checksum: 8011734ddb62db8e63d13b1a70c3bb7d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-21T12:20:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 FERNANDAPIMENTA_Artistas em abstinência da Lei Rouanet.pdf: 3721702 bytes, checksum: 8011734ddb62db8e63d13b1a70c3bb7d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-12-19CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) UFBABrasilInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRouanet LawRight-wing politicsMoodSocial MediaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::ORGANIZACAO EDITORIAL DE JORNAISCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASLei RouanetComunicação e culturaBrasil - Política cultural - Aspectos econômicosRedes Sociaisartistas em abstinência da Lei Rouanet:o clima social sobre o finaciamento público da cultura na Folha de SãoPaulo e no TwitterMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPaula, Leandro dehttp://lattes.cnpq.br/3833811692758640Domingues, João Luiz Pereirahttp://lattes.cnpq.br/1727419034796990Fonseca, Paulo de Freitas Castrohttp://lattes.cnpq.br/4236832055241111Paula, Leandro dehttp://lattes.cnpq.br/38338116927586400000-0002-4766-1768http://lattes.cnpq.br/1876753894872629Vasconcelos, Fernanda PimentaVasconcelos, Fernanda PimentaPIMENTA, Fernanda. Artistas em abstinência da Lei Rouanet: o clima social sobre o financiamento público da cultura na Folha de São Paulo e no Twitter. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2022. 194p.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTFERNANDAPIMENTA_Artistas em abstinência da Lei Rouanet.pdf.txtFERNANDAPIMENTA_Artistas em abstinência da Lei Rouanet.pdf.txtExtracted texttext/plain480154https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36745/4/FERNANDAPIMENTA_Artistas%20em%20abstin%c3%aancia%20da%20Lei%20Rouanet.pdf.txtc5ac7f594abe4940f9712b224ec5e3ddMD54ORIGINALFERNANDAPIMENTA_Artistas em abstinência da Lei Rouanet.pdfFERNANDAPIMENTA_Artistas em abstinência da Lei Rouanet.pdfapplication/pdf3721702https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36745/1/FERNANDAPIMENTA_Artistas%20em%20abstin%c3%aancia%20da%20Lei%20Rouanet.pdf8011734ddb62db8e63d13b1a70c3bb7dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36745/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36745/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/367452023-03-25 02:04:15.333oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-03-25T05:04:15Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv artistas em abstinência da Lei Rouanet:o clima social sobre o finaciamento público da cultura na Folha de SãoPaulo e no Twitter
title artistas em abstinência da Lei Rouanet:o clima social sobre o finaciamento público da cultura na Folha de SãoPaulo e no Twitter
spellingShingle artistas em abstinência da Lei Rouanet:o clima social sobre o finaciamento público da cultura na Folha de SãoPaulo e no Twitter
Vasconcelos, Fernanda Pimenta
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::ORGANIZACAO EDITORIAL DE JORNAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Lei Rouanet
Comunicação e cultura
Brasil - Política cultural - Aspectos econômicos
Redes Sociais
Rouanet Law
Right-wing politics
Mood
Social Media
title_short artistas em abstinência da Lei Rouanet:o clima social sobre o finaciamento público da cultura na Folha de SãoPaulo e no Twitter
title_full artistas em abstinência da Lei Rouanet:o clima social sobre o finaciamento público da cultura na Folha de SãoPaulo e no Twitter
title_fullStr artistas em abstinência da Lei Rouanet:o clima social sobre o finaciamento público da cultura na Folha de SãoPaulo e no Twitter
title_full_unstemmed artistas em abstinência da Lei Rouanet:o clima social sobre o finaciamento público da cultura na Folha de SãoPaulo e no Twitter
title_sort artistas em abstinência da Lei Rouanet:o clima social sobre o finaciamento público da cultura na Folha de SãoPaulo e no Twitter
author Vasconcelos, Fernanda Pimenta
author_facet Vasconcelos, Fernanda Pimenta
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Leandro de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3833811692758640
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Domingues, João Luiz Pereira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1727419034796990
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fonseca, Paulo de Freitas Castro
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4236832055241111
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Paula, Leandro de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3833811692758640
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0000-0002-4766-1768
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1876753894872629
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Fernanda Pimenta
Vasconcelos, Fernanda Pimenta
contributor_str_mv Paula, Leandro de
Domingues, João Luiz Pereira
Fonseca, Paulo de Freitas Castro
Paula, Leandro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::ORGANIZACAO EDITORIAL DE JORNAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::ORGANIZACAO EDITORIAL DE JORNAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Lei Rouanet
Comunicação e cultura
Brasil - Política cultural - Aspectos econômicos
Redes Sociais
Rouanet Law
Right-wing politics
Mood
Social Media
dc.subject.por.fl_str_mv Lei Rouanet
Comunicação e cultura
Brasil - Política cultural - Aspectos econômicos
Redes Sociais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rouanet Law
Right-wing politics
Mood
Social Media
description O Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC, tema da presente investigação, é o principal instrumento público de fomento à cultura no Brasil. Dentre as três modalidades de financiamento criadas pela Lei nº 8.313/1991, conhecida como Lei Rouanet, o incentivo fiscal é a mais referenciada e debatida. Embora viesse sendo discutida pelo setor cultural desde meados da década de 1990, contribuíram para sua popularização na sociedade, especialmente, a implantação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) entre 2016 e 2017, que investigou a aplicação dos recursos oriundos do PRONAC, e o crescimento de grupos de direita, com uma consequente disseminação de suas pautas no debate público. Tais grupos, unidos por um sentimento antipetista e com diferentes graus de conservadorismo moral e liberalismo econômico, passaram a reivindicar a participação na disputa sobre a legislação, sobretudo nas mídias sociais, e forjaram (ao mesmo tempo que foram forjados por) um clima de alta insatisfação acerca do modelo de financiamento à cultura. A reflexão sobre este assunto assume como relevante categoria analítica o conceito de mood (clima ou humor), que tem sido aplicado para os estudos culturais e de comunicação para explorar as condições afetivas ambientais que permitem um sujeito agir numa certa situação social. O estudo se debruçou sobre dois conjuntos documentais distintos que mencionam a Lei Rouanet: textos jornalísticos publicados na Folha de São Paulo, entre os anos de 1991 e 2021, e as postagens e a rede formada pelos atores sociais participantes das discussões ao longo do ano de 2021, na mídia social Twitter. Este conjunto de dados se mostrou pertinente por reunir 1. posições de um jornal de grande circulação e atuante que contribuiu para um diagnóstico da formação temporal da opinião pública sobre o tema, além 2. dos pontos de vista de pessoas ativistas contra a Lei Rouanet, em uma mídia social de grande relevância política, em um ano de destaque para o debate. O exame desse corpus adotou alguns pressupostos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, da Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough e da Análise de Redes Sociais, a partir da perspectiva de Raquel Recuero. A pesquisa demonstra que embora os posicionamentos da Folha sejam multifacetados ao longo dos anos, a partir de 2016, a atitude do jornal é de defesa clara e insistente de que a Lei precisa de ajustes e adequações, mas que ela é importante para as políticas culturais brasileiras e para todos os artistas. Entre as mensagens e perfis mais populares no Twitter quando o assunto é a Rouanet, o tom é de radicalismo e ressentimento, e se insiste em tematizar supostas relações corruptas, sobretudo entre artistas e governos petistas, tendo como principais formuladores atores sociais ligados à base do governo de Jair Bolsonaro.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-21T12:20:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-21T12:20:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36745
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv PIMENTA, Fernanda. Artistas em abstinência da Lei Rouanet: o clima social sobre o financiamento público da cultura na Folha de São Paulo e no Twitter. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2022. 194p.
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36745/4/FERNANDAPIMENTA_Artistas%20em%20abstin%c3%aancia%20da%20Lei%20Rouanet.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36745/1/FERNANDAPIMENTA_Artistas%20em%20abstin%c3%aancia%20da%20Lei%20Rouanet.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36745/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36745/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c5ac7f594abe4940f9712b224ec5e3dd
8011734ddb62db8e63d13b1a70c3bb7d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970673563992064