Vida e filme: uma autorreflexão sobre a "mise-en-scène do encontro" no documentário A vida de São Jorge

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Bittencourt, Max Freitas lattes
Orientador(a): Matos, Edilene Dias
Banca de defesa: Rocha, Ana Luiza Carvalho da, Martins, Silvia Aguiar Carneiro, Serafim, José Francisco, Boccia, Leonardo Vicenzo, Matos, Edilene Dias
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
Departamento: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39202
Resumo: Esta tese busca apresentar uma autorreflexão sobre a conformação da mise-en-scène no documentário A vida de São Jorge, realizado por este pesquisador-documentarista, com a intenção de descrever, através do exame de suas imagens-câmera em movimento, como os encontros vividos em situação de tomada, ao longo do percurso de filmagens, se efetuaram no filme. Através do exame do corpo-mídia que se exibe e se inventa para a câmera, de suas interações, atitudes e posturas, o intuito é fazer emergir a singularidade do encontro vivido com o Outro, no “jogo” que se estabeleceu nos instantes de tomada, recorrendo a uma abordagem descritiva de cunho etnocenológico das ações e expressões dos sujeitos da cena, tanto o documentarista quanto os sujeitos filmados, no plano das imagens. Partindo dos estudos de teóricos como Jean-Louis Comolli (2008), sobre a relação entre cinema e encontro, Claudine de France (1998) e Deleuze (2005), sobre profilmia e auto-mise-en-scène, Armindo Bião (2007) e Jean-Marie Pradier (1999), a respeito dos ritos espetaculares, e Paul Zumthor (2005; 2007; 2010), sobre a vocalidade da performance, busca-se descrever “o outro filmado” em suas maneiras de fabular e de se oferecer para a câmera, e para o documentarista, na circunstância de tomada, pondo em relevo, neste caso, as práticas corporais espetaculares dos médiuns brincantes do Terreiro de São Jorge e sua relação, no plano das imagens filmadas, com a arte, o ritual e o sagrado. Este pesquisador buscou observar, no processo de montagem das imagens, o seu próprio trabalho como documentarista, tanto no plano da imagem como no seu antecampo, através dos processos de produção de sentido operados durante a realização do filme, intencionalmente ou não, buscando documentar o embate “entre aquele que filma e aquele que é filmado”; ação e expressão na tomada, este seria, para Fernão Pessoa Ramos (2008), o âmago da encenação documentária, denominado aqui, neste trabalho, de “mise en scène do encontro”. As imagens filmadas representam vestígios. Ao produzir os registros e depois organizá-los na montagem, o documentário acabou incidindo na construção de uma memória do ritual artístico e espiritual daquele espaço-território já perdido, pois, com a morte da ialorixá da Casa, em 2020, o festejo deixou de existir. Memória filmada, A vida de São Jorge apresenta ao espectador uma cultura de resistência e seus símbolos através das imagens dos excluídos e seus discursos – “comportamentos insubstituíveis e que não poderão ser reproduzidos” (RAMOS, 2016, p. 8), a não ser pela reprodutibilidade técnica inerente à imagem filmada – com a intenção de contribuir no combate ao desaparecimento das existências periféricas dos espaços de poder, imposto pelo discurso hegemônico, colocando-as como protagonistas de suas próprias histórias.
id UFBA-2_6a7d81d53028d12d0406214fd70f2d89
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39202
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2024-03-08T19:28:09Z2024-03-08T19:28:09Z2023-03-08https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39202Esta tese busca apresentar uma autorreflexão sobre a conformação da mise-en-scène no documentário A vida de São Jorge, realizado por este pesquisador-documentarista, com a intenção de descrever, através do exame de suas imagens-câmera em movimento, como os encontros vividos em situação de tomada, ao longo do percurso de filmagens, se efetuaram no filme. Através do exame do corpo-mídia que se exibe e se inventa para a câmera, de suas interações, atitudes e posturas, o intuito é fazer emergir a singularidade do encontro vivido com o Outro, no “jogo” que se estabeleceu nos instantes de tomada, recorrendo a uma abordagem descritiva de cunho etnocenológico das ações e expressões dos sujeitos da cena, tanto o documentarista quanto os sujeitos filmados, no plano das imagens. Partindo dos estudos de teóricos como Jean-Louis Comolli (2008), sobre a relação entre cinema e encontro, Claudine de France (1998) e Deleuze (2005), sobre profilmia e auto-mise-en-scène, Armindo Bião (2007) e Jean-Marie Pradier (1999), a respeito dos ritos espetaculares, e Paul Zumthor (2005; 2007; 2010), sobre a vocalidade da performance, busca-se descrever “o outro filmado” em suas maneiras de fabular e de se oferecer para a câmera, e para o documentarista, na circunstância de tomada, pondo em relevo, neste caso, as práticas corporais espetaculares dos médiuns brincantes do Terreiro de São Jorge e sua relação, no plano das imagens filmadas, com a arte, o ritual e o sagrado. Este pesquisador buscou observar, no processo de montagem das imagens, o seu próprio trabalho como documentarista, tanto no plano da imagem como no seu antecampo, através dos processos de produção de sentido operados durante a realização do filme, intencionalmente ou não, buscando documentar o embate “entre aquele que filma e aquele que é filmado”; ação e expressão na tomada, este seria, para Fernão Pessoa Ramos (2008), o âmago da encenação documentária, denominado aqui, neste trabalho, de “mise en scène do encontro”. As imagens filmadas representam vestígios. Ao produzir os registros e depois organizá-los na montagem, o documentário acabou incidindo na construção de uma memória do ritual artístico e espiritual daquele espaço-território já perdido, pois, com a morte da ialorixá da Casa, em 2020, o festejo deixou de existir. Memória filmada, A vida de São Jorge apresenta ao espectador uma cultura de resistência e seus símbolos através das imagens dos excluídos e seus discursos – “comportamentos insubstituíveis e que não poderão ser reproduzidos” (RAMOS, 2016, p. 8), a não ser pela reprodutibilidade técnica inerente à imagem filmada – com a intenção de contribuir no combate ao desaparecimento das existências periféricas dos espaços de poder, imposto pelo discurso hegemônico, colocando-as como protagonistas de suas próprias histórias.This paper aims to present a self-reflection on the conformation of the mise-en-scène in the documentary A vida de São Jorge, filmed by this documentarian-researcher, with the intention of describing, through the examination of its camera-images in movement, how encounters experienced in a take happened in the film, during the shooting. Through the analysis of the body-media that shows-off and invents itself for the camera, its interactions, attitudes and postures, the intention is to make the singularity of the encounter experienced with the Other emerge, in the “game” stablished in the moments of take, resorting to a descriptive approach with ethnoscenological nature of actions and expressions of the people on the scene, both the documentarian and the people filmed, in the camera shot. Based on the studies of theorists such as Jean-Louis Comolli (2008), about the relationship between cinema and encounter, Claudine de France (1998) and Deleuze (2005), about profilmia and self-mise-en-scène, Armindo Bião (2007) and Jean-Marie Pradier (1999), regarding the spectacular rites, and Paul Zumthor (2005; 2007; 2010), about the performance vocality, the aims is to describe “the other filmed” in their ways of fabling and offering themselves to the camera and to the documentarian in a take, highlighting, in this case, the spectacular body practices of the playing mediums from São Jorge Umbanda yard and their relationship, in the filmed camera shot, with the art, the ritual and the sacred. This researcher intended to observe, in the process of assembling the images, his own work as a documentarian, both in the camera shot and the space behind the camera, through the processes of meaning production operated during the filmmaking, either intentionally or not, seeking to document the conflict “between the one who films and the one who is filmed”; action and expression in the take would be, for Fernão Pessoa Ramos (2008), the documentary acting essence, named in this paper as the “encounter mise-en- scène”. The filmed images represent vestiges. When producing the records and after organizing them in the editing process, the documentary ended up covering the construction of a memory of the artistic and spiritual ritual of that already lost space-territory because, due to the House Ialorixá’s death, in 2020, the festivity ceased to exist. As a filmed memory, A vida de São Jorge presents the spectator a culture of resistance and its symbols, through images of excluded people and their speeches – “behaviors that are unreplaceable and that cannot be reproduced” (RAMOS, 2016, p. 8), except through the technical reproducibility inherent to the filmed image – with the intention of contributing to fight the disappearance of peripheral existences in the spaces of power, imposed by the hegemonic discourse, putting them as the protagonists of their own stories.FAPESBporUniversidade Federal da bahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) UFBABrasilInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACEthnographyDocumentaryMise-en-scèneEthnoscenologyReflexivitySpectacularityCNPQ::CIENCIAS HUMANASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESEtnografiaDocumentárioMise-en-scèneEtnocenologiaReflexividadeEspetacularidadeVida e filme: uma autorreflexão sobre a "mise-en-scène do encontro" no documentário A vida de São JorgeDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatos, Edilene DiasRocha, Ana Luiza Carvalho daMartins, Silvia Aguiar CarneiroSerafim, José FranciscoBoccia, Leonardo VicenzoMatos, Edilene Diashttp://lattes.cnpq.br/0185350138076904Bittencourt, Max Freitasreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39202/3/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD53open accessORIGINALTESE DE MAX BITTENCOURT.pdfTESE DE MAX BITTENCOURT.pdfapplication/pdf20620366https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39202/2/TESE%20DE%20MAX%20BITTENCOURT.pdfa17879401dee1fee50c67b61c504d088MD52open accessri/392022024-03-08 16:28:10.446metadata only accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-03-08T19:28:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vida e filme: uma autorreflexão sobre a "mise-en-scène do encontro" no documentário A vida de São Jorge
title Vida e filme: uma autorreflexão sobre a "mise-en-scène do encontro" no documentário A vida de São Jorge
spellingShingle Vida e filme: uma autorreflexão sobre a "mise-en-scène do encontro" no documentário A vida de São Jorge
Bittencourt, Max Freitas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Etnografia
Documentário
Mise-en-scène
Etnocenologia
Reflexividade
Espetacularidade
Ethnography
Documentary
Mise-en-scène
Ethnoscenology
Reflexivity
Spectacularity
title_short Vida e filme: uma autorreflexão sobre a "mise-en-scène do encontro" no documentário A vida de São Jorge
title_full Vida e filme: uma autorreflexão sobre a "mise-en-scène do encontro" no documentário A vida de São Jorge
title_fullStr Vida e filme: uma autorreflexão sobre a "mise-en-scène do encontro" no documentário A vida de São Jorge
title_full_unstemmed Vida e filme: uma autorreflexão sobre a "mise-en-scène do encontro" no documentário A vida de São Jorge
title_sort Vida e filme: uma autorreflexão sobre a "mise-en-scène do encontro" no documentário A vida de São Jorge
author Bittencourt, Max Freitas
author_facet Bittencourt, Max Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Edilene Dias
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rocha, Ana Luiza Carvalho da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martins, Silvia Aguiar Carneiro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Serafim, José Francisco
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Boccia, Leonardo Vicenzo
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Matos, Edilene Dias
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0185350138076904
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Max Freitas
contributor_str_mv Matos, Edilene Dias
Rocha, Ana Luiza Carvalho da
Martins, Silvia Aguiar Carneiro
Serafim, José Francisco
Boccia, Leonardo Vicenzo
Matos, Edilene Dias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Etnografia
Documentário
Mise-en-scène
Etnocenologia
Reflexividade
Espetacularidade
Ethnography
Documentary
Mise-en-scène
Ethnoscenology
Reflexivity
Spectacularity
dc.subject.por.fl_str_mv Etnografia
Documentário
Mise-en-scène
Etnocenologia
Reflexividade
Espetacularidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ethnography
Documentary
Mise-en-scène
Ethnoscenology
Reflexivity
Spectacularity
description Esta tese busca apresentar uma autorreflexão sobre a conformação da mise-en-scène no documentário A vida de São Jorge, realizado por este pesquisador-documentarista, com a intenção de descrever, através do exame de suas imagens-câmera em movimento, como os encontros vividos em situação de tomada, ao longo do percurso de filmagens, se efetuaram no filme. Através do exame do corpo-mídia que se exibe e se inventa para a câmera, de suas interações, atitudes e posturas, o intuito é fazer emergir a singularidade do encontro vivido com o Outro, no “jogo” que se estabeleceu nos instantes de tomada, recorrendo a uma abordagem descritiva de cunho etnocenológico das ações e expressões dos sujeitos da cena, tanto o documentarista quanto os sujeitos filmados, no plano das imagens. Partindo dos estudos de teóricos como Jean-Louis Comolli (2008), sobre a relação entre cinema e encontro, Claudine de France (1998) e Deleuze (2005), sobre profilmia e auto-mise-en-scène, Armindo Bião (2007) e Jean-Marie Pradier (1999), a respeito dos ritos espetaculares, e Paul Zumthor (2005; 2007; 2010), sobre a vocalidade da performance, busca-se descrever “o outro filmado” em suas maneiras de fabular e de se oferecer para a câmera, e para o documentarista, na circunstância de tomada, pondo em relevo, neste caso, as práticas corporais espetaculares dos médiuns brincantes do Terreiro de São Jorge e sua relação, no plano das imagens filmadas, com a arte, o ritual e o sagrado. Este pesquisador buscou observar, no processo de montagem das imagens, o seu próprio trabalho como documentarista, tanto no plano da imagem como no seu antecampo, através dos processos de produção de sentido operados durante a realização do filme, intencionalmente ou não, buscando documentar o embate “entre aquele que filma e aquele que é filmado”; ação e expressão na tomada, este seria, para Fernão Pessoa Ramos (2008), o âmago da encenação documentária, denominado aqui, neste trabalho, de “mise en scène do encontro”. As imagens filmadas representam vestígios. Ao produzir os registros e depois organizá-los na montagem, o documentário acabou incidindo na construção de uma memória do ritual artístico e espiritual daquele espaço-território já perdido, pois, com a morte da ialorixá da Casa, em 2020, o festejo deixou de existir. Memória filmada, A vida de São Jorge apresenta ao espectador uma cultura de resistência e seus símbolos através das imagens dos excluídos e seus discursos – “comportamentos insubstituíveis e que não poderão ser reproduzidos” (RAMOS, 2016, p. 8), a não ser pela reprodutibilidade técnica inerente à imagem filmada – com a intenção de contribuir no combate ao desaparecimento das existências periféricas dos espaços de poder, imposto pelo discurso hegemônico, colocando-as como protagonistas de suas próprias histórias.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-08T19:28:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-08T19:28:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39202
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39202/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39202/2/TESE%20DE%20MAX%20BITTENCOURT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
a17879401dee1fee50c67b61c504d088
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970694056312832