Adaptação de bens culturais tombados para uso como museus: resultados para o patrimônio arquitetônico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Veronica Cook
Orientador(a): Andrade Júnior, Nivaldo Vieira de
Banca de defesa: Andrade Júnior, Nivaldo Vieira de, Viana, Lídia Quièto, Carsalade, Flávio de Lemos, Klüppel, Griselda Pinheiro
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Arquitetura
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32709
Resumo: A presente pesquisa investiga a relação entre a adaptação do patrimônio arquitetônico brasileiro a um novo uso museológico e a preservação dos valores culturais desses bens. São analisadas 23 intervenções de implantação de museus com acervo próprio, no território nacional, em sedes construídas originalmente para abrigar outros usos e adaptadas ao uso museológico a partir da década de 1990, e protegidas legalmente e individualmente como bem cultural. Os impactos identificados das adaptações na arquitetura preexistente são agrupados em impactos externos, destacando-se situações de alterações pontuais, ampliações externas e construção de anexos; impactos internos, tratando do tamponamento de vãos, alterações na compartimentação, alterações no tratamento de superfícies e inserção de novos elementos, assim como da sobreposição da expografia à arquitetura; e os impactos nos fluxos de circulação, consistindo ora em alterações pontuais, ora em modificações mais expressivas. A análise de cada impacto é feita à luz de quatro princípios da corrente teórica do restauro crítico-conservativo: a preservação da imagem da obra, a mínima intervenção, a distinguibilidade e a unidade monumento e ambiente. Como resultado, evidenciam-se sejam os impactos que mais frequentemente prejudicam a preservação dos valores culturais do nosso patrimônio arquitetônico na adaptação a novos usos, sejam estratégias positivas de conciliação das novas demandas com a preexistência. Coloca-se em discussão, por fim, a aplicação rígida e literal de princípios teóricos ao se conceber uma intervenção sobre o patrimônio arquitetônico, apontando-se a necessidade de interpretação de tais princípios, conforme os condicionantes apresentados em cada situação.
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Os impactos identificados das adaptações na arquitetura preexistente são agrupados em impactos externos, destacando-se situações de alterações pontuais, ampliações externas e construção de anexos; impactos internos, tratando do tamponamento de vãos, alterações na compartimentação, alterações no tratamento de superfícies e inserção de novos elementos, assim como da sobreposição da expografia à arquitetura; e os impactos nos fluxos de circulação, consistindo ora em alterações pontuais, ora em modificações mais expressivas. A análise de cada impacto é feita à luz de quatro princípios da corrente teórica do restauro crítico-conservativo: a preservação da imagem da obra, a mínima intervenção, a distinguibilidade e a unidade monumento e ambiente. Como resultado, evidenciam-se sejam os impactos que mais frequentemente prejudicam a preservação dos valores culturais do nosso patrimônio arquitetônico na adaptação a novos usos, sejam estratégias positivas de conciliação das novas demandas com a preexistência. Coloca-se em discussão, por fim, a aplicação rígida e literal de princípios teóricos ao se conceber uma intervenção sobre o patrimônio arquitetônico, apontando-se a necessidade de interpretação de tais princípios, conforme os condicionantes apresentados em cada situação.This research investigates the relationship between the adaptation of Brazilian architectural heritage to a new museological use and the preservation of the cultural values of these assets. Twenty three interventions for the implementation of museums that have their own collection are analyzed, in the national territory, in headquarters originally built to house other uses and adapted to museological use since the 1990s, and legally and individually protected as a cultural asset. The identified impacts of adaptations to the pre-existing architecture are grouped into external impacts, highlighting situations of occasional changes, external extensions and construction of annexes; internal impacts, dealing with the covering of openings, changes in compartmentalization, changes in surface treatment and insertion of new elements, as well as the overlapping of architecture with expography; and the impacts on circulation flows, consisting either of occasional changes, or of more significant changes. The analysis of each impact is made in the light of four principles of critical-conservative restoration: the preservation of the image of the work, the minimum intervention, the distinctiveness and the unity of monument and environment. As a result, the impacts that most often hinder the preservation of the cultural values of our architectural heritage in adapting to new uses are highlighted, as well as positive strategies to reconcile the new demands with the pre-existence. Finally, the rigid and literal application of theoretical principles is under discussion when conceiving an intervention on architectural heritage, pointing out the need to interpret such principles, according to the conditions presented in each situation.Submitted by Ana Veronica Cook Fernandes (avcfernandes@hotmail.com) on 2020-12-21T12:33:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Veronica Fernandes_Final.pdf: 30119782 bytes, checksum: 662670bd50735f9aa428b74992f9a2b5 (MD5)Approved for entry into archive by Eva Dayane Jesus dos Santos (evabibliotecaria@gmail.com) on 2021-01-27T14:07:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Veronica Fernandes_Final.pdf: 30119782 bytes, checksum: 662670bd50735f9aa428b74992f9a2b5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-27T14:07:54Z (GMT). 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