Avaliação da qualidade em hospitais de Salvador gerenciados por organizações sociais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Souza, Gabriela do Nascimento lattes
Orientador(a): Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos lattes
Banca de defesa: Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos, Reis, Almerinda Luedy, Mello, Ricardo Coutnho
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Departamento: Escola de Administração
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35335
Resumo: Esta dissertação objetiva avaliar como os hospitais estaduais de Salvador, gerenciados por Organizações Sociais de Saúde, asseguraram a qualidade da assistência, conforme indicadores de qualidade estabelecidos no Contrato de Gestão, no período de 2017 a 2019. Para tanto, caracterizou-se a rede hospitalar da Bahia sob gestão de Organizações Sociais de Saúde, selecionando-se hospitais estaduais em Salvador, gerenciados por Organizações Sociais e identificando-se como os indicadores do Contrato de Gestão se aproximam ou se distanciam dos padrões da Organização Nacional de Acreditação. Realizou-se pesquisa exploratória, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados Gestores da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e dos Hospitais, realizada análise documental e de dados secundários, utilizando-se como indicador de resultado sobre a satisfação do usuário os dados de pesquisas aplicadas pelas Organizações Sociais de Saúde entre 2017 e 2019. Os resultados indicam que o modelo de gestão por Organizações Sociais é predominante na rede hospitalar do Estado, sendo sete Organizações Sociais integrantes desse programa na gestão de 18 hospitais, estando sediadas em Salvador (33%). O Contrato de Gestão adotado não estabelece indicadores capazes de avaliar a estrutura nem o processo do cuidar, o que fragiliza o poder regulador do Estado, na medida em que não tem um sistema de avaliação que permita avaliar os resultados desses serviços. Embora os gestores dos hospitais reconheçam avanços produzidos por essa modalidade de gestão nos hospitais da rede, referem limitações na estrutura física e na provisão de equipamentos médicos hospitalares nessas unidades, além de dificuldades para manter o dimensionamento de pessoal adequado ao seu funcionamento. Na perspectiva do gestor da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, há problemas na estrutura física predial, porém, considera que houve avanços no que se refere ao parque tecnológico dos hospitais da rede pública estadual; reconhece ainda que o planejamento das metas contratuais e o sistema de avaliação são fatores que dificultam a garantia da qualidade nesses hospitais. Na concepção da gestão estadual, tem-se como potencialidade do modelo a possibilidade de contratação de um serviço que atenda às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, propõe-se à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia adequar o Sistema de Avaliação da Qualidade constante nos contratos, adotando indicadores que avaliem os resultados, não só baseado na medida da eficiência e satisfação dos usuários, mas também considerando aspectos da segurança do paciente e os requisitos da Organização Nacional de Acreditação para acreditação de hospitais em nível 1.
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Foram entrevistados Gestores da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e dos Hospitais, realizada análise documental e de dados secundários, utilizando-se como indicador de resultado sobre a satisfação do usuário os dados de pesquisas aplicadas pelas Organizações Sociais de Saúde entre 2017 e 2019. Os resultados indicam que o modelo de gestão por Organizações Sociais é predominante na rede hospitalar do Estado, sendo sete Organizações Sociais integrantes desse programa na gestão de 18 hospitais, estando sediadas em Salvador (33%). O Contrato de Gestão adotado não estabelece indicadores capazes de avaliar a estrutura nem o processo do cuidar, o que fragiliza o poder regulador do Estado, na medida em que não tem um sistema de avaliação que permita avaliar os resultados desses serviços. Embora os gestores dos hospitais reconheçam avanços produzidos por essa modalidade de gestão nos hospitais da rede, referem limitações na estrutura física e na provisão de equipamentos médicos hospitalares nessas unidades, além de dificuldades para manter o dimensionamento de pessoal adequado ao seu funcionamento. Na perspectiva do gestor da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, há problemas na estrutura física predial, porém, considera que houve avanços no que se refere ao parque tecnológico dos hospitais da rede pública estadual; reconhece ainda que o planejamento das metas contratuais e o sistema de avaliação são fatores que dificultam a garantia da qualidade nesses hospitais. Na concepção da gestão estadual, tem-se como potencialidade do modelo a possibilidade de contratação de um serviço que atenda às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, propõe-se à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia adequar o Sistema de Avaliação da Qualidade constante nos contratos, adotando indicadores que avaliem os resultados, não só baseado na medida da eficiência e satisfação dos usuários, mas também considerando aspectos da segurança do paciente e os requisitos da Organização Nacional de Acreditação para acreditação de hospitais em nível 1.This dissertation aims to evaluate how the state hospitals of Salvador, managed by Social Health Organizations, ensured the quality of care, according to the quality indicators established in the Management Contract, in the period from 2017 to 2019. To this end, the hospital network in Bahia under the management of Social Health Organizations was characterized, selecting state hospitals in Salvador managed by Social Organizations and identifying how the management contract indicators approach or distance themselves from the National Accreditation Organization standards. Exploratory, descriptive research was carried out with a qualitative approach. Managers of the Secretary of Health of Bahia State and Hospitals were interviewed, documentary analysis and secondary data were performed, using the data from surveys applied by Social Health Organizations between 2017 and 2019 as a result indicator on user satisfaction. Results indicate that the management model by Social Organizations is predominant in the State hospital network, with seven Social Organizations participating in this program in the management of 18 hospitals, 33% of which are based in Salvador; the management contract adopted does not establish indicators capable of evaluating the structure or the care process, which weakens the state's regulatory power, as it does not have an evaluation system that allows the results of these services to be evaluated. Although hospital managers recognize advances produced by this type of management in the network's hospitals, they mention limitations in the physical structure and in the provision of hospital medical equipment in those units, in addition to difficulties in maintaining the dimensioning of personnel appropriate to their functioning. In the perspective of the manager of the State Health Secretariat of Bahia, there are problems in the physical structure of the building, however, he considers that there have been advances with regard to the technological park of state public hospitals; he also recognizes that the planning of contractual goals and the evaluation system are factors that hinder quality assurance in these hospitals. In the conception of state management, the model's potential is the possibility of contracting a service that meets the needs of users of the Unified Health System. In this sense, it is proposed that the Secretary of Health of Bahia State adapt the Health System Quality assessment constant in contracts, adopting indicators that evaluate the results, not only based on the measure of efficiency and user satisfaction, but also considering aspects of patient safety and the requirements of the National Accreditation Organization for accreditation of level 1 hospitals.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2022-04-06T14:32:54Z No. of bitstreams: 1 Gabriela do Nascimento Souza.pdf: 1305885 bytes, checksum: 5f0006491ee741977f8fbe1c844ec5a8 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2022-05-25T12:55:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gabriela do Nascimento Souza.pdf: 1305885 bytes, checksum: 5f0006491ee741977f8fbe1c844ec5a8 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-25T12:55:59Z (GMT). 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