Gestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Souza, Gleide Lima de
Orientador(a): Cardoso, Claudio Guimarães
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7636
Resumo: 144 p.
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spelling Souza, Gleide Lima deSouza, Gleide Lima deCardoso, Claudio Guimarães2012-12-17T20:02:37Z2012-12-17T20:02:37Z2011http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7636144 p.Este trabalho se propõe a analisar como uma pequena empresa inovadora gerencia o processo de difusão das suas inovações, especialmente no que tange à difusão das novas idéias para o mercado, bem como entender quais variáveis interferem neste processo. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com uma organização baiana vencedora nacional do Prêmio FINEP de Inovação 2010, a Softwell Solutions. Foram adotados como referenciais teóricos da pesquisa o conceito de inovação apresentada pela Teoria do Desenvolvimento Econômico, de Schumpeter, e a Teoria da Difusão de Inovações proposta por Everett Rogers, autor considerado principal autoridade nesta temática. Para Rogers, a difusão de uma inovação consiste no processo de adoção, incorporação e utilização do novo método ou artefato por agentes de determinado sistema produtivo ou social. Este processo é composto por quatro elementos-chaves: a inovação em si, os canais de comunicação empregados para troca de informações entre os agentes envolvidos no processo, o tempo necessário para absorção da inovação e o sistema social onde ocorre a difusão. Outros dois conceitos, baseados em diversos autores, foram vinculados à teoria proposta por Rogers: o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) como importantes canais de comunicação para a troca de informações e interação entre agentes sociais; e a importância de as organizações construírem redes produtivas, alianças estratégicas e parcerias com fornecedores, órgãos públicos de fomento, concorrentes, universidades, centros de pesquisa, dentre outros agentes, tanto para gerar quanto para difundir inovações. A partir desta fundamentação teórica, a pesquisa a ser apresentada neste trabalho dissertativo se propôs então a responder à seguinte questão: Como uma pequena empresa reconhecidamente inovadora gerencia o processo de difusão da sua inovação tecnológica no mercado? Considera-se como principal justifica para realização da pesquisa o entendimento, fundamentado em diversos autores da literatura consultada, de que o conhecimento do processo de difusão da inovação favorece a sua gestão, ainda que este envolva também fatores que estão fora da esfera de controle da empresa. Conclui-se que a empresa estudada gerencia de forma sistemática e planejada o processo de inovação, e isto se reflete no planejamento do processo de difusão da inovação no mercado. Embora esta etapa não seja gerenciada com base em critérios tão claramente definidos como na etapa de criação e desenvolvimento de novas idéias, observa-se o planejamento das ações de comunicação, a adequada identificação dos membros mais propensos à adoção da inovação e dos agentes influenciadores da decisão de adoção da inovação, bem como a compreensão dos canais de comunicação mais adequados ao perfil dos públicos de interesse da empresa e dos mecanismos eficazes para legitimar o produto socialmente, fornecer informações sobre ele ao mercado e reduzir inseguranças.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2012-12-17T20:02:37Z No. of bitstreams: 1 777777.pdf: 1404043 bytes, checksum: 455c1842a991a43ffa2c67ea28e28e0f (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-17T20:02:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 777777.pdf: 1404043 bytes, checksum: 455c1842a991a43ffa2c67ea28e28e0f (MD5) Previous issue date: 2011SalvadorUniversidade Federal da Bahiahttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/gleide_l._de_souza.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBADifusão de InovaçõesInovação em Micro e Pequenas EmpresasGestão de InovaçõesInovação TecnológicaDiffusion of InnovationsInnovation in Small Business ManagementInnovationsTechnological InnovationGestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL777777.pdf777777.pdfapplication/pdf1404043https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7636/1/777777.pdf455c1842a991a43ffa2c67ea28e28e0fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7636/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXT777777.pdf.txt777777.pdf.txtExtracted texttext/plain326211https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7636/3/777777.pdf.txt0f904cbbd2251051f3f10831cd574748MD53ri/76362022-07-05 14:03:03.852oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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