Acessibilidade e utilização de serviços odontológicos: o caso do Centro de Especialidades Odontológicas.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Souza, Luciana Farias
Orientador(a): Chaves, Sônia Cristina Lima
Banca de defesa: Figueiredo, Andréia Cristina Leal, Silva, Ligia Maria Vieira da
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Saúde Coletiva
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduação em Saúde Coletiva
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26487
Resumo: Com a formulação da Política Nacional de Saúde Bucal surgem novos desafios para a consolidação de seus propósitos a fim de resgatar a dívida social histórica neste setor. Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) tem assumido um papel importante dessa política na integralidade das ações. O presente estudo visou analisar a implementação da Política Nacional de Saúde Bucal no componente da implantação do CEO em um município de médio porte, especialmente no que se refere à oferta e utilização do serviço, bem como ao acesso dos usuários, de forma a contribuir para um estudo mais amplo na Bahia. Trata-se de um estudo de caso em um município de médio porte com várias estratégias de coleta de dados articulando observação de campo, análise de dados secundários e um estudo de corte transversal descritivo do acesso ao serviço através da aplicação de um questionário estruturado junto aos usuários. O estudo revelou que a maioria dos usuários fez ou está fazendo tratamento odontológico na atenção básica (61,0%). Contudo, essa integralidade variou segundo a especialidade, sendo inversa no caso da prótese. O tempo de agendamento variou bastante entre as especialidades, mas 44,5% dos usuários conseguiram agendar para até 15 dias. A taxa de utilização do serviço foi muito baixa para a endodontia e a cirurgia oral menor (16,1% e 26,5 %, respectivamente). Recomenda-se a adoção de um sistema de gestão de metas por especialidade para aumentar a taxa de utilização do serviço e reduzir a principal barreira organizacional identificada que foi a dissociação entre a oferta e a utilização. Uma localização mais adequada do CEO no município poderia reduzir barreiras geográficas e econômicas, consideradas importantes pelos usuários do serviço.
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