Entre enredos de Axé e Redes de Saúde Mental: uma cartoetnografia de adeptos do candomblé em processo de desinstitucionalização.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Portugal, Clarice Moreira
Orientador(a): Torrenté, Monica de Oliveira Nunes de
Banca de defesa: Trad, Leny Alves Bomfim, Kinoshita, Roberto Tykanori, Iriart, Jorge Alberto Bernstein, Marques, Tiago Pires
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Saúde Coletiva
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduação em Saúde Coletiva
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29013
Resumo: Esta tese teve como objetivo geral elaborar uma cartoetnografia dos territórios existenciais e das práticas cotidianas de cuidado de adeptos do candomblé em processo de desinstitucionalização em saúde mental e vinculados a serviços de saúde mental de Salvador (BA) e adjacências. Para esses fins, nos valemos de uma nova abordagem teóricometodológica que aqui denominamos cartoetnográfica. A pesquisa envolveu entrevistas não estruturadas com os interlocutores-chave (participantes-usuários) e os interlocutores-satélite (profissionais de saúde mental, sacerdotes, familiares, amigos etc.), conjugada à observação participante nos moldes etnográficos nos espaços da vida cotidiana dos participantes (residência, terreiro, serviços de saúde, locais de lazer, espaços de trabalho, etc.). A análise de dados compreendeu dois movimentos contíguos: uma análise inicial do material empírico a partir de categorias éticas elaboradas no âmbito da pesquisa maior na qual o presente projeto se insere e a elaboração das categorias analíticas a partir das recorrências e idiossincrasias do campo, amparada no que propusemos como “matriz cartoetnográfica de linhas de pensamento”. Os resultados foram apresentados em três grandes blocos: o primeiro relacionado à experiência de crise, o segundo está ligado aos processos de acolhimento e cuidado, e o terceiro é dedicado às questões ligadas às relações familiares e gênero visando a apresentar em cada um deles os aspectos de constrangimento e empoderamento envolvidos. Foi possível concluir que a imersão religiosa nos terreiros de candomblé propicia vínculos de pertencimento e reconhecimento, assim como colabora para a elaboração de novas compreensões sobre si e o mundo, como também de uma ética do cuidado de si. Os sacerdotes se interessam e influenciam a condução do tratamento oferecido nos serviços de saúde mental, mas a articulação entre as duas instâncias de cuidado parece ser mais fruto de um esforço de síntese por parte das lideranças religiosas e de seus filhos do que fruto de um diálogo com os serviços. Por fim, destacamos como a imersão religiosa no candomblé contribui para a formulação de táticas e possibilidades de agência e resistência. Ampliam-se os circuitos de apoio mútuo que contribuem para a afirmação desses modos não-hegemônicos de estar no mundo e, dessa forma, da própria vida como valor.
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Os resultados foram apresentados em três grandes blocos: o primeiro relacionado à experiência de crise, o segundo está ligado aos processos de acolhimento e cuidado, e o terceiro é dedicado às questões ligadas às relações familiares e gênero visando a apresentar em cada um deles os aspectos de constrangimento e empoderamento envolvidos. Foi possível concluir que a imersão religiosa nos terreiros de candomblé propicia vínculos de pertencimento e reconhecimento, assim como colabora para a elaboração de novas compreensões sobre si e o mundo, como também de uma ética do cuidado de si. Os sacerdotes se interessam e influenciam a condução do tratamento oferecido nos serviços de saúde mental, mas a articulação entre as duas instâncias de cuidado parece ser mais fruto de um esforço de síntese por parte das lideranças religiosas e de seus filhos do que fruto de um diálogo com os serviços. 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