Plínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Araújo, Gessé Almeida
Orientador(a): Costa Eliene Benício Amâncio
Banca de defesa: Reis, Angela de Castro, Leão, Raimundo Matos, Alcântara, Paulo Henrique Correia
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21773
Resumo: A presente tese investiga a censura sofrida pelo dramaturgo Plínio Marcos de Barros (1935-1999), tendo como recorte o intervalo entre 1958 e 1969, fase que representa o seu estabelecimento como autor de teatro responsável por, pioneiramente, abordar o universo dos marginalizados sociais do Brasil. Este ciclo de produção coincide com o período no qual se deram os princiais embates entre as suas obras de análise social de uma classe desassistida e a censura teatral, responsável pela proibição de diversas das peças do dramaturgo. Assim, a investigação entrecruza os temas examinados dramaturgicamente pelo autor, reiteradamente interessado pelos párias sociais, seus personagens de complexos arranjos psicológicos e de linguagem vulgar - retratos de uma sociedade injusta - e os elementos de sua personalidade artística e seu caráter insubmisso, mormente frente ao tolhimento da liberdade de expressão dos artistas. Estes rudimentos, em fricção com a censura e a repressão pós golpe de 1964, potencializaram um modo de operação na obra do dramaturgo, chamado aqui de poética da rebeldia, a qual este trabalho explicita. Para tal empreendimento, parte-se do levantamento historiográfico dos principais eventos em torno da censura teatral no Brasil, compreendida como ação inerente à prática do poder no território nacional, da colônia ao golpe militar de 1964. Em seguida, aborda-se a trajetória biográfica do dramaturgo, relevando seu papel junto a sua geração de artistas de teatro responsável por produções engajadas politicamente no campo progressista, fortemente interessada nas questões sociais, fruto de um espírito do tempo associado à resistência como ação emancipatória. Como arremate, aventa-se as bases conceituais da poética da rebeldia, evidenciando tanto os seus alicerces filosóficos quanto os estéticos. Articulando o pensamento de outros autores tais como Camus, Onfray, Deleuze e Guattari, Sousa Santos, Spivack, Gaspari, Boal, Marcuse, Mostaço e o próprio Plínio Marcos, o trabalho aventa as bases conceituais da poética da rebeldia, expondo seus fundamentos filosóficos, bem como estéticos.
id UFBA-2_a14a32058d653dd07a1aff6df44e3088
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/21773
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Araújo, Gessé AlmeidaCosta Eliene Benício AmâncioSantos, Graça dosReis, Angela de CastroLeão, Raimundo MatosAlcântara, Paulo Henrique Correia2017-03-29T12:16:18Z2017-03-29T12:16:18Z2017-03-292017-02-20http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21773A presente tese investiga a censura sofrida pelo dramaturgo Plínio Marcos de Barros (1935-1999), tendo como recorte o intervalo entre 1958 e 1969, fase que representa o seu estabelecimento como autor de teatro responsável por, pioneiramente, abordar o universo dos marginalizados sociais do Brasil. Este ciclo de produção coincide com o período no qual se deram os princiais embates entre as suas obras de análise social de uma classe desassistida e a censura teatral, responsável pela proibição de diversas das peças do dramaturgo. Assim, a investigação entrecruza os temas examinados dramaturgicamente pelo autor, reiteradamente interessado pelos párias sociais, seus personagens de complexos arranjos psicológicos e de linguagem vulgar - retratos de uma sociedade injusta - e os elementos de sua personalidade artística e seu caráter insubmisso, mormente frente ao tolhimento da liberdade de expressão dos artistas. Estes rudimentos, em fricção com a censura e a repressão pós golpe de 1964, potencializaram um modo de operação na obra do dramaturgo, chamado aqui de poética da rebeldia, a qual este trabalho explicita. Para tal empreendimento, parte-se do levantamento historiográfico dos principais eventos em torno da censura teatral no Brasil, compreendida como ação inerente à prática do poder no território nacional, da colônia ao golpe militar de 1964. Em seguida, aborda-se a trajetória biográfica do dramaturgo, relevando seu papel junto a sua geração de artistas de teatro responsável por produções engajadas politicamente no campo progressista, fortemente interessada nas questões sociais, fruto de um espírito do tempo associado à resistência como ação emancipatória. Como arremate, aventa-se as bases conceituais da poética da rebeldia, evidenciando tanto os seus alicerces filosóficos quanto os estéticos. Articulando o pensamento de outros autores tais como Camus, Onfray, Deleuze e Guattari, Sousa Santos, Spivack, Gaspari, Boal, Marcuse, Mostaço e o próprio Plínio Marcos, o trabalho aventa as bases conceituais da poética da rebeldia, expondo seus fundamentos filosóficos, bem como estéticos.Submitted by Gessé Aráujo (gessept@hotmail.com) on 2017-03-28T21:54:14Z No. of bitstreams: 1 Tese - Gessé Almeida Araújo.pdf: 8719181 bytes, checksum: 669f7c82b3966c4d5dc954bb9e9df6f5 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-03-29T12:16:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Gessé Almeida Araújo.pdf: 8719181 bytes, checksum: 669f7c82b3966c4d5dc954bb9e9df6f5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-29T12:16:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Gessé Almeida Araújo.pdf: 8719181 bytes, checksum: 669f7c82b3966c4d5dc954bb9e9df6f5 (MD5)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCensura Teatral; Teatro Brasileiro; Dramaturgia; Artes do EspetáculoPlínio MarcosCensuraPoéticaRebeldiaTeatro BrasileiroPlínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasPPGACBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese - Gessé Almeida Araújo.pdfTese - Gessé Almeida Araújo.pdfapplication/pdf8719181https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21773/1/Tese%20-%20Gess%c3%a9%20Almeida%20Ara%c3%bajo.pdf669f7c82b3966c4d5dc954bb9e9df6f5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21773/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTese - Gessé Almeida Araújo.pdf.txtTese - Gessé Almeida Araújo.pdf.txtExtracted texttext/plain791194https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21773/3/Tese%20-%20Gess%c3%a9%20Almeida%20Ara%c3%bajo.pdf.txtd122000c5b0959ffa72c2b86e7eed70dMD53ri/217732022-03-10 14:54:54.761oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:54:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiro
title Plínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiro
spellingShingle Plínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiro
Araújo, Gessé Almeida
Censura Teatral; Teatro Brasileiro; Dramaturgia; Artes do Espetáculo
Plínio Marcos
Censura
Poética
Rebeldia
Teatro Brasileiro
title_short Plínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiro
title_full Plínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiro
title_fullStr Plínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiro
title_full_unstemmed Plínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiro
title_sort Plínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiro
author Araújo, Gessé Almeida
author_facet Araújo, Gessé Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Gessé Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa Eliene Benício Amâncio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Graça dos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Reis, Angela de Castro
Leão, Raimundo Matos
Alcântara, Paulo Henrique Correia
contributor_str_mv Costa Eliene Benício Amâncio
Santos, Graça dos
Reis, Angela de Castro
Leão, Raimundo Matos
Alcântara, Paulo Henrique Correia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Censura Teatral; Teatro Brasileiro; Dramaturgia; Artes do Espetáculo
topic Censura Teatral; Teatro Brasileiro; Dramaturgia; Artes do Espetáculo
Plínio Marcos
Censura
Poética
Rebeldia
Teatro Brasileiro
dc.subject.por.fl_str_mv Plínio Marcos
Censura
Poética
Rebeldia
Teatro Brasileiro
description A presente tese investiga a censura sofrida pelo dramaturgo Plínio Marcos de Barros (1935-1999), tendo como recorte o intervalo entre 1958 e 1969, fase que representa o seu estabelecimento como autor de teatro responsável por, pioneiramente, abordar o universo dos marginalizados sociais do Brasil. Este ciclo de produção coincide com o período no qual se deram os princiais embates entre as suas obras de análise social de uma classe desassistida e a censura teatral, responsável pela proibição de diversas das peças do dramaturgo. Assim, a investigação entrecruza os temas examinados dramaturgicamente pelo autor, reiteradamente interessado pelos párias sociais, seus personagens de complexos arranjos psicológicos e de linguagem vulgar - retratos de uma sociedade injusta - e os elementos de sua personalidade artística e seu caráter insubmisso, mormente frente ao tolhimento da liberdade de expressão dos artistas. Estes rudimentos, em fricção com a censura e a repressão pós golpe de 1964, potencializaram um modo de operação na obra do dramaturgo, chamado aqui de poética da rebeldia, a qual este trabalho explicita. Para tal empreendimento, parte-se do levantamento historiográfico dos principais eventos em torno da censura teatral no Brasil, compreendida como ação inerente à prática do poder no território nacional, da colônia ao golpe militar de 1964. Em seguida, aborda-se a trajetória biográfica do dramaturgo, relevando seu papel junto a sua geração de artistas de teatro responsável por produções engajadas politicamente no campo progressista, fortemente interessada nas questões sociais, fruto de um espírito do tempo associado à resistência como ação emancipatória. Como arremate, aventa-se as bases conceituais da poética da rebeldia, evidenciando tanto os seus alicerces filosóficos quanto os estéticos. Articulando o pensamento de outros autores tais como Camus, Onfray, Deleuze e Guattari, Sousa Santos, Spivack, Gaspari, Boal, Marcuse, Mostaço e o próprio Plínio Marcos, o trabalho aventa as bases conceituais da poética da rebeldia, expondo seus fundamentos filosóficos, bem como estéticos.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-29T12:16:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-29T12:16:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21773
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21773/1/Tese%20-%20Gess%c3%a9%20Almeida%20Ara%c3%bajo.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21773/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21773/3/Tese%20-%20Gess%c3%a9%20Almeida%20Ara%c3%bajo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 669f7c82b3966c4d5dc954bb9e9df6f5
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
d122000c5b0959ffa72c2b86e7eed70d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798059261021913088