O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Oliveira, Liliane Curi Soares de
Orientador(a): Soares, Luiz Cláudio Cajaíba
Banca de defesa: Soares, Luiz Cláudio Cajaíba, Marfuz, Luiz César Alves, Trigo, Isa Maria Faria
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Escola de Música
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27118
Resumo: Pesquisa de caráter teórico que propõe o reconhecimento do espectador “itinerante”, tipo de público forjado a partir do ponto de vista do espectador comum e do “espectador de profissão”, o encenador. A proposição deste sujeito itinerante parte de um percurso artístico que tem base na linguagem da performance, através dos trabalhos Na Cinza das Horas, Misericórdia e corre-dorde- frida, e nas encenações Yo soy o que a água me deu Frida e Quatro Luas Pelas Pedras; experiências estéticas que tiveram como princípio o trânsito entre territórios fronteiriços (cinema, fotografia, artes plásticas, teatro, instalação, entre outros). A complexidade desta configuração de pesquisa permitiu atravessar teorias e campos de estudo diversos que englobam desde a produção à recepção.
id UFBA-2_a1c59e7e99b783be3ef4958daf309f6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27118
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Oliveira, Liliane Curi Soares deSoares, Luiz Cláudio CajaíbaSoares, Luiz Cláudio CajaíbaMarfuz, Luiz César AlvesTrigo, Isa Maria Faria2018-08-28T01:32:29Z2018-08-28T01:32:29Z2018-08-272011-06-08http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27118Pesquisa de caráter teórico que propõe o reconhecimento do espectador “itinerante”, tipo de público forjado a partir do ponto de vista do espectador comum e do “espectador de profissão”, o encenador. A proposição deste sujeito itinerante parte de um percurso artístico que tem base na linguagem da performance, através dos trabalhos Na Cinza das Horas, Misericórdia e corre-dorde- frida, e nas encenações Yo soy o que a água me deu Frida e Quatro Luas Pelas Pedras; experiências estéticas que tiveram como princípio o trânsito entre territórios fronteiriços (cinema, fotografia, artes plásticas, teatro, instalação, entre outros). A complexidade desta configuração de pesquisa permitiu atravessar teorias e campos de estudo diversos que englobam desde a produção à recepção.Theoretical research that suggests the recognition of the “itinerant” viewer, kind of audience forged from the standpoint of the average viewer and the “professional spectator”, the director. The purpose of this “itinerant” public came from an artistic route that is based on performance art, through the works, Na Cinza das Horas, Misericórdia, corre-dor-de-frida and the mise en scènes Yo soy o que a água me deu Frida and Quatro Luas Pelas Pedras; aesthetic experiences that had as principles the transit between border areas (cinema, photography, visual arts, theater, installation etc). The complexity of this research configuration passes through theories and fields of study that range from the production to reception.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-27T21:00:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdf: 2391596 bytes, checksum: 38c093b6a56b14505d5fed8f0de96606 (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-08-28T01:32:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdf: 2391596 bytes, checksum: 38c093b6a56b14505d5fed8f0de96606 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-28T01:32:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdf: 2391596 bytes, checksum: 38c093b6a56b14505d5fed8f0de96606 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesRepresentação teatralTeatro contemporâneoPerformance (Arte)Arte e cinemaEncenaçãoCinemaMise-en-scènePerformance ArtContemporary TheaterO espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdfDissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdfapplication/pdf2391596https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20LILIANE%20CURI%20SOARES%20DE%20OLIVEIRA%20vers%c3%a3o%20para%20impress%c3%a3o%20e%20encardena%c3%a7%c3%a3o.pdf38c093b6a56b14505d5fed8f0de96606MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdf.txtDissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdf.txtExtracted texttext/plain208785https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20LILIANE%20CURI%20SOARES%20DE%20OLIVEIRA%20vers%c3%a3o%20para%20impress%c3%a3o%20e%20encardena%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt331fa8513f573713c36611249d8faed9MD53ri/271182022-03-10 15:21:46.195oai:repositorio.ufba.br:ri/27118VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T18:21:46Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção
title O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção
spellingShingle O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção
Oliveira, Liliane Curi Soares de
Lingüística, Letras e Artes
Representação teatral
Teatro contemporâneo
Performance (Arte)
Arte e cinema
Encenação
Cinema
Mise-en-scène
Performance Art
Contemporary Theater
title_short O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção
title_full O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção
title_fullStr O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção
title_full_unstemmed O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção
title_sort O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção
author Oliveira, Liliane Curi Soares de
author_facet Oliveira, Liliane Curi Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Liliane Curi Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Luiz Cláudio Cajaíba
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Soares, Luiz Cláudio Cajaíba
Marfuz, Luiz César Alves
Trigo, Isa Maria Faria
contributor_str_mv Soares, Luiz Cláudio Cajaíba
Soares, Luiz Cláudio Cajaíba
Marfuz, Luiz César Alves
Trigo, Isa Maria Faria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Representação teatral
Teatro contemporâneo
Performance (Arte)
Arte e cinema
Encenação
Cinema
Mise-en-scène
Performance Art
Contemporary Theater
dc.subject.por.fl_str_mv Representação teatral
Teatro contemporâneo
Performance (Arte)
Arte e cinema
Encenação
Cinema
Mise-en-scène
Performance Art
Contemporary Theater
description Pesquisa de caráter teórico que propõe o reconhecimento do espectador “itinerante”, tipo de público forjado a partir do ponto de vista do espectador comum e do “espectador de profissão”, o encenador. A proposição deste sujeito itinerante parte de um percurso artístico que tem base na linguagem da performance, através dos trabalhos Na Cinza das Horas, Misericórdia e corre-dorde- frida, e nas encenações Yo soy o que a água me deu Frida e Quatro Luas Pelas Pedras; experiências estéticas que tiveram como princípio o trânsito entre territórios fronteiriços (cinema, fotografia, artes plásticas, teatro, instalação, entre outros). A complexidade desta configuração de pesquisa permitiu atravessar teorias e campos de estudo diversos que englobam desde a produção à recepção.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-06-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-28T01:32:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-28T01:32:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27118
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
Escola de Música
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
Escola de Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20LILIANE%20CURI%20SOARES%20DE%20OLIVEIRA%20vers%c3%a3o%20para%20impress%c3%a3o%20e%20encardena%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20LILIANE%20CURI%20SOARES%20DE%20OLIVEIRA%20vers%c3%a3o%20para%20impress%c3%a3o%20e%20encardena%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 38c093b6a56b14505d5fed8f0de96606
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
331fa8513f573713c36611249d8faed9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970617816449024