Altenesch: técnica, estética e modernidade na arquitetura de Aracaju nos anos 1930

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Maciel Filho, Carlos Cesar Menezes
Orientador(a): Bierrenbach, Ana Carolina de Souza
Banca de defesa: Farias, Ana Maria de Souza Martins, Silva, Aline de Figueirôa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Arquitetura
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28167
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a trajetória e a atuação do construtor alemão Hermann Otto Wilhelm Arendt von Altenesch no que concerne a sua ação e interferência no âmbito da arquitetura residencial e institucional na cidade de Aracaju na década de 1930, compreendendo a questão como fomentadora de uma discussão acerca da modernidade e diversidade no fazer arquitetônico no Brasil da primeira metade do século XX. Esta pesquisa se alicerça sobre os discursos jornalísticos e oficiais da época, bem como a partir da bibliografia subjacente a este trabalho, que posicionam a figura do alemão enquanto um renovador da cidade, introdutor de novidades como a tipologia do bungalow, o uso do cimento/concreto armado, bem como de vetores estéticos vinculáveis a supostos neocoloniais, Art Déco e expressões de caráter racionalista. Partindo da compreensão de Walter Benjamin, do objeto histórico visto como uma “mônada”, a obra de Altenesch em Aracaju é analisada a partir de suas especificidades, de suas características intrínsecas. Parte-se da hipótese de que as modernidades arquitetônicas por ele propostas para a cidade, não só estariam alicerçadas em vetores modernos advindos de padrões importados, mas primeiramente estariam atreladas aos processos de tensionamento entre o seu conhecimento técnico, expressividade estética e as demandas de seus clientes, em que teriam pesado os aspectos da subjetividade e da busca pela novidade, fios essenciais na construção das tramas da modernidade, da busca pela experiência do moderno. Este trabalho se propõe a uma compreensão mais aproximada da dimensão da obra do alemão na cidade, pela busca de dados mais precisos sobre a autoria dos projetos que são atribuídos a ele, a partir de fontes iconográficas, textuais, por meio das memórias de usuário dos objetos arquitetônicos analisados e também por intermédio da pesquisa de campo para reconhecimento in loco destas arquiteturas. A análise destes objetos é lastreada pelas categorias de análise propostas por Kenneth Frampton em seu livro Genealogy of Modern Architecture. A partir dos achados da pesquisa são elaboradas novas hipóteses sobre a trajetória e formação de Altenesch, bem como se revelam informações inéditas sobre a sua atuação e obras em Aracaju. Estrutura-se também, a partir do estudo da arquitetura identificada do alemão, um entendimento aproximado do seu fazer arquitetônico, de seus partidos estéticos, técnicos e espaciais. Esta análise dos projetos e obras do construtor europeu possibilita não só a demonstração de sua adesão às multiplicidades de referências disponíveis no período, como também é eficaz em delinear um repertório de elementos e soluções que agrupam estes objetos arquitetônicos em uma produção pessoal e coesa. Assim, assinalam-se as características das intervenções de Altenesch, compreendidas como vetores centrais na renovação e formatação da modernidade arquitetônica da Aracaju na primeira metade do século XX.
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Esta pesquisa se alicerça sobre os discursos jornalísticos e oficiais da época, bem como a partir da bibliografia subjacente a este trabalho, que posicionam a figura do alemão enquanto um renovador da cidade, introdutor de novidades como a tipologia do bungalow, o uso do cimento/concreto armado, bem como de vetores estéticos vinculáveis a supostos neocoloniais, Art Déco e expressões de caráter racionalista. Partindo da compreensão de Walter Benjamin, do objeto histórico visto como uma “mônada”, a obra de Altenesch em Aracaju é analisada a partir de suas especificidades, de suas características intrínsecas. Parte-se da hipótese de que as modernidades arquitetônicas por ele propostas para a cidade, não só estariam alicerçadas em vetores modernos advindos de padrões importados, mas primeiramente estariam atreladas aos processos de tensionamento entre o seu conhecimento técnico, expressividade estética e as demandas de seus clientes, em que teriam pesado os aspectos da subjetividade e da busca pela novidade, fios essenciais na construção das tramas da modernidade, da busca pela experiência do moderno. Este trabalho se propõe a uma compreensão mais aproximada da dimensão da obra do alemão na cidade, pela busca de dados mais precisos sobre a autoria dos projetos que são atribuídos a ele, a partir de fontes iconográficas, textuais, por meio das memórias de usuário dos objetos arquitetônicos analisados e também por intermédio da pesquisa de campo para reconhecimento in loco destas arquiteturas. 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Assim, assinalam-se as características das intervenções de Altenesch, compreendidas como vetores centrais na renovação e formatação da modernidade arquitetônica da Aracaju na primeira metade do século XX.This research has the aim to investigate the path and performance of the German builder Hermann Otto Wilhelm Arendt von Altenesch regarding his action and interference in the scope of residential and commercial buildings in the city of Aracaju in the 1930s as a way to promote a discussion on modernity and diversity in architectural making in Brazil in the first half of the twentieth century. This paper is based on journalistic and official discourses of that time as well as on the bibliography underlying this work, which place the German as a restorer of the city who introduced novelties such as the typology of bungalow, the use of reinforced concrete, aesthetic vectors supposedly linked to neocolonialism, Art Deco and rationalist expressions. Grounded on Walter Benjamin's understanding of the historical object as a "monad", Altenesch's work in Aracaju is analyzed from its specificities, its intrinsic characteristics. It is grounded on the hypothesis that the architectural modernities that he proposed for the city would not only be based on modern vectors derived from imported standards but would also first be linked to the processes of tension between his technical knowledge, aesthetic expressiveness and the demands of his clients, in which they would have weighed the aspects of subjectivity and the search for novelty, essential threads in the construction of the plots of modernity, the search for the experience of the modern . This research proposes a closer understanding of the dimension of the German’s work in the city, by searching for more precise data about the authorship of the projects that have been attributed to him based on iconography, textual sources, the user memories of analyzed architectural objects and also on the fieldwork to recognize such architecture in loco. The analysis of these objects is backed by Kenneth Frampton’s categories of analysis proposed in his book Genealogy of Modern Architecture. From these findings, nine hypotheses are elaborated on Altenesch’s path and formation as well as unpublished information about his performance and works in Aracaju are revealed. From the study of the identified German’s architecture, a close understanding of his architectural making including his aesthetic, technical and spatial parties is structured. This analysis of the projects and works of the European constructor not only shows his adherence to the multiplicities of references available in the period but also shows the efficacy in delineating a repertoire of elements and solutions that group these architectural objects into a personal and cohesive production. The characteristics of Altenesch’s interventions, understood as central vectors in the renovation and formatting of the architectural modernity of Aracaju in the first half of the twentieth century, are indicated thus.Submitted by Carlos Maciel Filho (academia.cesar.maciel@gmail.com) on 2018-12-12T04:06:42Z No. of bitstreams: 1 ALTENESCHdissertaçaoCesarMenezesUFBA2018.pdf: 20741466 bytes, checksum: ff0733320306e16080ce2bd5a02e7e02 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Arquitetura (bibarq@ufba.br) on 2018-12-12T18:18:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALTENESCHdissertaçaoCesarMenezesUFBA2018.pdf: 20741466 bytes, checksum: ff0733320306e16080ce2bd5a02e7e02 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-12T18:18:57Z (GMT). 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