Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Brito, Marcelo Sousa
Orientador(a): Reis, Angela de Castro
Banca de defesa: Reis, Angela de Castro, Silva, Daniel Marques da, Castro, Jânio Roque Barros de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27162
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo recontar a história de uma cidade a partir do encontro do indivíduo e um lugar escolhido por ele, fazendo uma leitura de um “lugar” bem guardado e escondido na memória. Tendo como premissa a existência desse ”lugar”, um diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido, utilizando a cidade de Itambé, no sudoeste baiano, como “laboratório” para a construção de um texto que possa invadir esta cidade com uma outra história, a história de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos foram diversificados e, para tanto, o trabalho foi centrado em metodologias participativas que visam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço, a partir de suas reflexões sobre os fenômenos existentes na relação entre o indivíduo e o lugar que ele habita. Autores como Beatriz Sarlo, Antônio Araújo, André Carreira, Peter Brook, Hannah Arendt e Jean-Pierre Ryngaert foram muito importantes como embasamento teórico no estudo da memória, da ação, do discurso e do cotidiano na dramaturgia contemporânea. Na segunda parte da pesquisa, os depoimentos foram reunidos e, juntamente com a comunidade, um texto dramático foi criado, recontando a história deste lugar e apresentando questionamentos atuais dos habitantes que lá vivem, dentro de uma ação cênica fragmentada por toda a cidade.
id UFBA-2_aa235ffa8fa7d77202d4b889668f80d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27162
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Brito, Marcelo SousaReis, Angela de CastroReis, Angela de CastroSilva, Daniel Marques daCastro, Jânio Roque Barros de2018-08-30T13:50:29Z2018-08-30T13:50:29Z2018-08-302011-03-15http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27162Esta dissertação tem como objetivo recontar a história de uma cidade a partir do encontro do indivíduo e um lugar escolhido por ele, fazendo uma leitura de um “lugar” bem guardado e escondido na memória. Tendo como premissa a existência desse ”lugar”, um diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido, utilizando a cidade de Itambé, no sudoeste baiano, como “laboratório” para a construção de um texto que possa invadir esta cidade com uma outra história, a história de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos foram diversificados e, para tanto, o trabalho foi centrado em metodologias participativas que visam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço, a partir de suas reflexões sobre os fenômenos existentes na relação entre o indivíduo e o lugar que ele habita. Autores como Beatriz Sarlo, Antônio Araújo, André Carreira, Peter Brook, Hannah Arendt e Jean-Pierre Ryngaert foram muito importantes como embasamento teórico no estudo da memória, da ação, do discurso e do cotidiano na dramaturgia contemporânea. Na segunda parte da pesquisa, os depoimentos foram reunidos e, juntamente com a comunidade, um texto dramático foi criado, recontando a história deste lugar e apresentando questionamentos atuais dos habitantes que lá vivem, dentro de uma ação cênica fragmentada por toda a cidade.Cette dissertation a comme objectif raconter l´histoire d´une ville à partir du rencontre entre un individu et un lieu cher à lui, en faisant une lecture de ce lieu bien gardé et caché dans la memoire. En ayant comme prémice l´éxistence de ce “lieu” un dialogue entre le théâtre et la ville a été établi, en utilisant la ville de Itambé, au sud-est baianais, comme “laboratoire” pour la construction d´un text qui puisse envahir cette ville avec une autre histoire, l´histoire de celui qui vit ce space urbain. Le chemins utilisés pour accomplir les objectifs ont été diversifiés et, pour autant, le travail a été centré en méthodologies participatives qui visent à la construction collective de connaissance, à partir de la convivialité avec les habitants. Pour cela, la Phénoménologie de la Perception de Maurice Merleau-Ponty a eu une fondamentale importance dans la construction de cette dramaturgie de l´espace, à partir des reflexions sur les phénoménes existentes dans la relaction entre l´individu et le lieu où il habite. Auteurs comme Beatriz SARLO, Antônio ARAÚJO, André CARREIRA, Peter BROOK, Hannah ARENDT et Jean-Pierre RYNGAERT ont été très importants pour approfondir la théorie dans l´étude de la memoire, de l´action, du discours et du cotidien dans la dramaturgie contemporaine. Dans la deuxième partie de la recheche, les dépositions ont été reunis et, avec la communauté, un text dramatique a été créé, en racontant l´histoire de ce lieu et en présentant les questions actuelles des habitants, dans une action scènique fragmentée pour toute la ville.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-28T16:54:44Z No. of bitstreams: 1 Dissertaçao_Final_CD.pdf: 2409300 bytes, checksum: 9baccd54755e439b1a0d47f7baa1ab68 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-08-30T13:50:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertaçao_Final_CD.pdf: 2409300 bytes, checksum: 9baccd54755e439b1a0d47f7baa1ab68 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-30T13:50:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertaçao_Final_CD.pdf: 2409300 bytes, checksum: 9baccd54755e439b1a0d47f7baa1ab68 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesFenomenologiaDramaturgiaTeatroCidadeAção cênicaPhénoménologiesDramaturgiesVilleActions scéniquesPedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertaçao_Final_CD.pdfDissertaçao_Final_CD.pdfapplication/pdf2409300https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/1/Disserta%c3%a7ao_Final_CD.pdf9baccd54755e439b1a0d47f7baa1ab68MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertaçao_Final_CD.pdf.txtDissertaçao_Final_CD.pdf.txtExtracted texttext/plain268390https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/3/Disserta%c3%a7ao_Final_CD.pdf.txtd038b78409e6dc1932f7c27897e469a1MD53ri/271622022-03-10 15:21:46.013oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T18:21:46Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade
title Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade
spellingShingle Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade
Brito, Marcelo Sousa
Lingüística, Letras e Artes
Fenomenologia
Dramaturgia
Teatro
Cidade
Ação cênica
Phénoménologies
Dramaturgies
Ville
Actions scéniques
title_short Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade
title_full Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade
title_fullStr Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade
title_full_unstemmed Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade
title_sort Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade
author Brito, Marcelo Sousa
author_facet Brito, Marcelo Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Marcelo Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Angela de Castro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Reis, Angela de Castro
Silva, Daniel Marques da
Castro, Jânio Roque Barros de
contributor_str_mv Reis, Angela de Castro
Reis, Angela de Castro
Silva, Daniel Marques da
Castro, Jânio Roque Barros de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Fenomenologia
Dramaturgia
Teatro
Cidade
Ação cênica
Phénoménologies
Dramaturgies
Ville
Actions scéniques
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
Dramaturgia
Teatro
Cidade
Ação cênica
Phénoménologies
Dramaturgies
Ville
Actions scéniques
description Esta dissertação tem como objetivo recontar a história de uma cidade a partir do encontro do indivíduo e um lugar escolhido por ele, fazendo uma leitura de um “lugar” bem guardado e escondido na memória. Tendo como premissa a existência desse ”lugar”, um diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido, utilizando a cidade de Itambé, no sudoeste baiano, como “laboratório” para a construção de um texto que possa invadir esta cidade com uma outra história, a história de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos foram diversificados e, para tanto, o trabalho foi centrado em metodologias participativas que visam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço, a partir de suas reflexões sobre os fenômenos existentes na relação entre o indivíduo e o lugar que ele habita. Autores como Beatriz Sarlo, Antônio Araújo, André Carreira, Peter Brook, Hannah Arendt e Jean-Pierre Ryngaert foram muito importantes como embasamento teórico no estudo da memória, da ação, do discurso e do cotidiano na dramaturgia contemporânea. Na segunda parte da pesquisa, os depoimentos foram reunidos e, juntamente com a comunidade, um texto dramático foi criado, recontando a história deste lugar e apresentando questionamentos atuais dos habitantes que lá vivem, dentro de uma ação cênica fragmentada por toda a cidade.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-03-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-30T13:50:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-30T13:50:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27162
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/1/Disserta%c3%a7ao_Final_CD.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/3/Disserta%c3%a7ao_Final_CD.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9baccd54755e439b1a0d47f7baa1ab68
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
d038b78409e6dc1932f7c27897e469a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801503018486595584