Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27162 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo recontar a história de uma cidade a partir do encontro do indivíduo e um lugar escolhido por ele, fazendo uma leitura de um “lugar” bem guardado e escondido na memória. Tendo como premissa a existência desse ”lugar”, um diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido, utilizando a cidade de Itambé, no sudoeste baiano, como “laboratório” para a construção de um texto que possa invadir esta cidade com uma outra história, a história de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos foram diversificados e, para tanto, o trabalho foi centrado em metodologias participativas que visam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço, a partir de suas reflexões sobre os fenômenos existentes na relação entre o indivíduo e o lugar que ele habita. Autores como Beatriz Sarlo, Antônio Araújo, André Carreira, Peter Brook, Hannah Arendt e Jean-Pierre Ryngaert foram muito importantes como embasamento teórico no estudo da memória, da ação, do discurso e do cotidiano na dramaturgia contemporânea. Na segunda parte da pesquisa, os depoimentos foram reunidos e, juntamente com a comunidade, um texto dramático foi criado, recontando a história deste lugar e apresentando questionamentos atuais dos habitantes que lá vivem, dentro de uma ação cênica fragmentada por toda a cidade. |
id |
UFBA-2_aa235ffa8fa7d77202d4b889668f80d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27162 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
Brito, Marcelo SousaReis, Angela de CastroReis, Angela de CastroSilva, Daniel Marques daCastro, Jânio Roque Barros de2018-08-30T13:50:29Z2018-08-30T13:50:29Z2018-08-302011-03-15http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27162Esta dissertação tem como objetivo recontar a história de uma cidade a partir do encontro do indivíduo e um lugar escolhido por ele, fazendo uma leitura de um “lugar” bem guardado e escondido na memória. Tendo como premissa a existência desse ”lugar”, um diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido, utilizando a cidade de Itambé, no sudoeste baiano, como “laboratório” para a construção de um texto que possa invadir esta cidade com uma outra história, a história de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos foram diversificados e, para tanto, o trabalho foi centrado em metodologias participativas que visam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço, a partir de suas reflexões sobre os fenômenos existentes na relação entre o indivíduo e o lugar que ele habita. Autores como Beatriz Sarlo, Antônio Araújo, André Carreira, Peter Brook, Hannah Arendt e Jean-Pierre Ryngaert foram muito importantes como embasamento teórico no estudo da memória, da ação, do discurso e do cotidiano na dramaturgia contemporânea. Na segunda parte da pesquisa, os depoimentos foram reunidos e, juntamente com a comunidade, um texto dramático foi criado, recontando a história deste lugar e apresentando questionamentos atuais dos habitantes que lá vivem, dentro de uma ação cênica fragmentada por toda a cidade.Cette dissertation a comme objectif raconter l´histoire d´une ville à partir du rencontre entre un individu et un lieu cher à lui, en faisant une lecture de ce lieu bien gardé et caché dans la memoire. En ayant comme prémice l´éxistence de ce “lieu” un dialogue entre le théâtre et la ville a été établi, en utilisant la ville de Itambé, au sud-est baianais, comme “laboratoire” pour la construction d´un text qui puisse envahir cette ville avec une autre histoire, l´histoire de celui qui vit ce space urbain. Le chemins utilisés pour accomplir les objectifs ont été diversifiés et, pour autant, le travail a été centré en méthodologies participatives qui visent à la construction collective de connaissance, à partir de la convivialité avec les habitants. Pour cela, la Phénoménologie de la Perception de Maurice Merleau-Ponty a eu une fondamentale importance dans la construction de cette dramaturgie de l´espace, à partir des reflexions sur les phénoménes existentes dans la relaction entre l´individu et le lieu où il habite. Auteurs comme Beatriz SARLO, Antônio ARAÚJO, André CARREIRA, Peter BROOK, Hannah ARENDT et Jean-Pierre RYNGAERT ont été très importants pour approfondir la théorie dans l´étude de la memoire, de l´action, du discours et du cotidien dans la dramaturgie contemporaine. Dans la deuxième partie de la recheche, les dépositions ont été reunis et, avec la communauté, un text dramatique a été créé, en racontant l´histoire de ce lieu et en présentant les questions actuelles des habitants, dans une action scènique fragmentée pour toute la ville.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-28T16:54:44Z No. of bitstreams: 1 Dissertaçao_Final_CD.pdf: 2409300 bytes, checksum: 9baccd54755e439b1a0d47f7baa1ab68 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-08-30T13:50:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertaçao_Final_CD.pdf: 2409300 bytes, checksum: 9baccd54755e439b1a0d47f7baa1ab68 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-30T13:50:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertaçao_Final_CD.pdf: 2409300 bytes, checksum: 9baccd54755e439b1a0d47f7baa1ab68 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesFenomenologiaDramaturgiaTeatroCidadeAção cênicaPhénoménologiesDramaturgiesVilleActions scéniquesPedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertaçao_Final_CD.pdfDissertaçao_Final_CD.pdfapplication/pdf2409300https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/1/Disserta%c3%a7ao_Final_CD.pdf9baccd54755e439b1a0d47f7baa1ab68MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertaçao_Final_CD.pdf.txtDissertaçao_Final_CD.pdf.txtExtracted texttext/plain268390https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/3/Disserta%c3%a7ao_Final_CD.pdf.txtd038b78409e6dc1932f7c27897e469a1MD53ri/271622022-03-10 15:21:46.013oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T18:21:46Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade |
title |
Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade |
spellingShingle |
Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade Brito, Marcelo Sousa Lingüística, Letras e Artes Fenomenologia Dramaturgia Teatro Cidade Ação cênica Phénoménologies Dramaturgies Ville Actions scéniques |
title_short |
Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade |
title_full |
Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade |
title_fullStr |
Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade |
title_full_unstemmed |
Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade |
title_sort |
Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade |
author |
Brito, Marcelo Sousa |
author_facet |
Brito, Marcelo Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Marcelo Sousa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis, Angela de Castro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Reis, Angela de Castro Silva, Daniel Marques da Castro, Jânio Roque Barros de |
contributor_str_mv |
Reis, Angela de Castro Reis, Angela de Castro Silva, Daniel Marques da Castro, Jânio Roque Barros de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Fenomenologia Dramaturgia Teatro Cidade Ação cênica Phénoménologies Dramaturgies Ville Actions scéniques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fenomenologia Dramaturgia Teatro Cidade Ação cênica Phénoménologies Dramaturgies Ville Actions scéniques |
description |
Esta dissertação tem como objetivo recontar a história de uma cidade a partir do encontro do indivíduo e um lugar escolhido por ele, fazendo uma leitura de um “lugar” bem guardado e escondido na memória. Tendo como premissa a existência desse ”lugar”, um diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido, utilizando a cidade de Itambé, no sudoeste baiano, como “laboratório” para a construção de um texto que possa invadir esta cidade com uma outra história, a história de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos foram diversificados e, para tanto, o trabalho foi centrado em metodologias participativas que visam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço, a partir de suas reflexões sobre os fenômenos existentes na relação entre o indivíduo e o lugar que ele habita. Autores como Beatriz Sarlo, Antônio Araújo, André Carreira, Peter Brook, Hannah Arendt e Jean-Pierre Ryngaert foram muito importantes como embasamento teórico no estudo da memória, da ação, do discurso e do cotidiano na dramaturgia contemporânea. Na segunda parte da pesquisa, os depoimentos foram reunidos e, juntamente com a comunidade, um texto dramático foi criado, recontando a história deste lugar e apresentando questionamentos atuais dos habitantes que lá vivem, dentro de uma ação cênica fragmentada por toda a cidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-03-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-30T13:50:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-30T13:50:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27162 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/1/Disserta%c3%a7ao_Final_CD.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27162/3/Disserta%c3%a7ao_Final_CD.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9baccd54755e439b1a0d47f7baa1ab68 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 d038b78409e6dc1932f7c27897e469a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801503018486595584 |