O servidor público civil da Universidade Estadual de Santa Cruz e sua autopercepção no contexto da reforma administrativa do Estado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Santana, Eurisa Maria de lattes
Orientador(a): Santos, Reginaldo Souza
Banca de defesa: Santos, Reginaldo Souza, Ribeiro, Elizabeth Matos, Zouain, Deborah Moraes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Departamento: Escola de Administração
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35490
Resumo: Esta pesquisa considera a necessidade do conhecimento da percepção de si mesmo do servidor público como fundamental à implantação de mudanças administrativas. Toma como referência a reforma administrativa do aparelho do Estado brasileiro, legitimada na Emenda Constitucional Nº 19/1998. A investigação parte da hipótese de que a percepção que as pessoas têm de si próprias difere das considerações do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), e das adjetivações difundidas na literatura e pelo senso comum. A estratégia de estudo de caso teve como campo empírico a UESC, universidade pública do Estado da Bahia, possibilitando o levantamento dos dados necessários à pesquisa. Os dados tiveram enfoque de natureza quali-quantitativa. A quantificação foi feita utilizando-se do Statistics Package for Social Sciences (SPSS). Utilizou-se de conceitos aludidos da Psicologia aplicada à administração e da matriz analítica apresentada pelos padrões motivacionais elaborada por Katz e Kahan. As características dos servidores analisadas quanto ao perfil, base motivacional, eficiência no desempenho das funções, capacitação e conhecimento possibilitaram a análise dos dados que foram correlacionados com as teorias em que se baseou esta pesquisa. Os resultados apontaram a confirmação do pressuposto. Concluíram que os servidores públicos, notadamente do sexo feminino, com curso superior, realizam cursos de aperfeiçoamento, inclusive por conta própria e percebem-se como muito eficientes. O padrão motivacional de desempenho é obtido através da recompensa ou satisfação instrumental, limitando-se a barganhas individuais ou coletivas. Têm conhecimento informal de suas atividades, com pouco ou nenhum conhecimento por insuficiência de oferta de informações adequadas, institucionais e legais, sobre as bases normativas da Administração Pública. Manifestaram o desejo de obter especialização em comportamento humano e gestão de recursos humanos no serviço público.
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Utilizou-se de conceitos aludidos da Psicologia aplicada à administração e da matriz analítica apresentada pelos padrões motivacionais elaborada por Katz e Kahan. As características dos servidores analisadas quanto ao perfil, base motivacional, eficiência no desempenho das funções, capacitação e conhecimento possibilitaram a análise dos dados que foram correlacionados com as teorias em que se baseou esta pesquisa. Os resultados apontaram a confirmação do pressuposto. Concluíram que os servidores públicos, notadamente do sexo feminino, com curso superior, realizam cursos de aperfeiçoamento, inclusive por conta própria e percebem-se como muito eficientes. O padrão motivacional de desempenho é obtido através da recompensa ou satisfação instrumental, limitando-se a barganhas individuais ou coletivas. Têm conhecimento informal de suas atividades, com pouco ou nenhum conhecimento por insuficiência de oferta de informações adequadas, institucionais e legais, sobre as bases normativas da Administração Pública. Manifestaram o desejo de obter especialização em comportamento humano e gestão de recursos humanos no serviço público.This research considers the need of the self-knowledge perception of the public servant as essential for the implantation of proceedings from the reform of the Brazilian state administration, legitimated in the Constitutional Amendment Nº 19/1998. Based in concepts valid for the administration applied psychology and in the analytic matrix of Katz & Kahn for motivation standards the investigation starts in the hypothesis that the perceptions the people have to themselves differs of the considerations of the Director Plan of Reform of Device of State (DPRDE), and qualifications spread in the literature and of the common sense. The strategy of case study has had as empiric field the UESC, public university of the State of Bahia. The data had quality-quantitative nature focus. The quantification was made using of the resources enabled by the software Statistics Package for Social Sciences (SPSS). The characteristics of the analyzed servants regarding profile, motivacional basis, functions execution efficiency, coaching and knowledge had enabled the analysis of the data that were correlated with the theories in which it was based this research. The study of results concluded that the public servants, in the present research are mainly of the feminine sex, with academic courses and that they accomplish improvement courses, inclusive with his own expenses and consider themselves as very efficients. The motivation standard of fulfillment is the reward or instrumental satisfaction. They have null or small knowledge of the regime of the Public Administration, in all levels, signalling offer inadequacy of institutional and adequate legal information, and the information on the activities are obtained independently, mostly through the contact with other colleagues.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-06-09T18:24:57Z No. of bitstreams: 1 SANTANA, Eurisa Maria (DISSERTAÇÃO).pdf: 3027904 bytes, checksum: 02cb4b319b42a576ebeec83643be7a28 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2022-06-10T16:58:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTANA, Eurisa Maria (DISSERTAÇÃO).pdf: 3027904 bytes, checksum: 02cb4b319b42a576ebeec83643be7a28 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-10T16:58:18Z (GMT). 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