A educação estética como possibilidade de emancipação dos sujeitos no ensino da arte: desdobramentos e implicações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Soares, Rosana
Orientador(a): Arapiraca, Mary de Andrade
Banca de defesa: Sánchez Gamboa, Silvio Ancisar, Lamar, Adolfo Ramos, Oliveira, Eduardo David de, Macedo, Roberto Sidnei Alves
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18211
Resumo: A presente pesquisa tem por objeto a produção científica e os fundamentos de Educação Estética no ensino da Arte. O estudo toma coma base a análise de 36 artigos da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP – Comitê Educação em Artes Visuais) e de 15 artigos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd – Grupo de Trabalho 24) totalizando 51 artigos. O mapeamento da produção dos artigos visou o questionamento das concepções de arte, estética e educação revelando os limites e as possibilidades da Educação Estética para a emancipação. O conflito epistemológico entre as concepções estéticas suscitou a ausência de elementos que contribuam com as mudanças em prol de uma sociedade emancipada. Defendemos que a Educação Estética para a Emancipação está integrada ao pensamento educacional que almeja a transformação social; considerando assim os fundamentos do materialismo histórico no que se refere a arte e a estética; e o ensino da Arte no seu campo de luta que é a escola e a universidade, necessita manter um diálogo constante com os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica.
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O conflito epistemológico entre as concepções estéticas suscitou a ausência de elementos que contribuam com as mudanças em prol de uma sociedade emancipada. Defendemos que a Educação Estética para a Emancipação está integrada ao pensamento educacional que almeja a transformação social; considerando assim os fundamentos do materialismo histórico no que se refere a arte e a estética; e o ensino da Arte no seu campo de luta que é a escola e a universidade, necessita manter um diálogo constante com os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica.ABSTRACT This research aims at the scientific production and the fundamentals of Aesthetic Education in Art Education. The study takes part based on the analysis of 36 articles of the National Association of Researchers in Fine Arts (ANPAP - Education Committee in Visual Arts) and 15 articles of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd - Working Group 24) totaling 51 texts. The mapping of the production of articles aimed at the questioning of the conceptions of art, aesthetics and education revealing the limits and possibilities of Aesthetic Education for emancipation. The epistemological conflict between the aesthetic conceptions raised the absence of elements that contribute to the changes for the sake of an emancipated society. We argue that the Aesthetic Education for the Emancipation is integrated into the educational thinking that aims at social transformation; so considering the fundamentals of historical materialism regarding art and aesthetics; and art education in his battlefield that is the school and the university, need to keep a constant dialogue with the assumptions of the Historical-Critical Pedagogy.Submitted by Rosana Soares (rosana_artes09@yahoo.com.br) on 2015-11-12T13:04:15Z No. of bitstreams: 2 TESE versao final.pdf: 2657056 bytes, checksum: 02db58eb945e0e39702badfa8ebff38a (MD5) ANEXOS tese Cd rom.pdf: 1337834 bytes, checksum: 9702e8c79e833653decd8315bdf0130b (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-11-12T16:04:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE versao final.pdf: 2657056 bytes, checksum: 02db58eb945e0e39702badfa8ebff38a (MD5) ANEXOS tese Cd rom.pdf: 1337834 bytes, checksum: 9702e8c79e833653decd8315bdf0130b (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-12T16:04:16Z (GMT). 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