Caminhos e possibilidades para a avaliação das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS): a experiência de um curso de especialização.
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)
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Departamento: |
Instituto de Saúde Coletiva - ISC
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37979 |
Resumo: | As dificuldades existentes no processo de trabalho em Saúde exigem ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) constantes e que respondam às necessidades de desenvolvimento de competências para a melhoria dos processos de trabalho. Todavia, o grande investimento em ações educativas traz consigo a necessidade de analisar os efeitos produzidos e a contribuição da EPS para mudanças no perfil profissional, nas práticas profissionais ou se foi capaz, ainda que indiretamente, de impactar nos indicadores institucionais e de saúde. É importante que como parte da ação educativa sejam desenvolvidos processos avaliativos. Este estudo tem como objetivo: Avaliar uma ação de EPS, na modalidade de Curso de Especialização, através da estratégia metodológica baseada em níveis e do impacto (em amplitude e profundidade). Caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza quali-quantitativa. Tendo como participantes os 31 egressos do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) – 1ª turma, desenvolvido pela Escola de Saúde Pública da Bahia. Na construção dos questionários, considerou-se os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHAs) relacionadas aos objetivos do curso apresentados no Projeto pedagógico. Os resultados mostraram a contribuição do curso para o exercício das funções na gestão, no planejamento de ações, na coordenação de processos e serviços e na implementação de projetos, assim como desempenho qualitativo de aspectos atitudinais; quanto ao suporte organizacional, psicossocial e material indicou a percepção de pouco apoio, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de estratégias de suporte organizacional, visando fomentar maiores níveis de efeitos do curso, pois os projetos de intervenção não foram implementados. Conclui-se que o curso contribuiu para mudança de comportamento no cargo e também se identificou efeitos pontuais relacionados à elaboração de produtos técnicos como protocolos, procedimentos operacionais e manuais, fluxos assistenciais nos serviços, além da produção do conhecimento, como relatos de experiência e socialização do aprendizado em reuniões técnicas de equipe. |
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2023-10-05T18:40:18Z2023-10-05T18:40:18Z2022-07-27https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37979As dificuldades existentes no processo de trabalho em Saúde exigem ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) constantes e que respondam às necessidades de desenvolvimento de competências para a melhoria dos processos de trabalho. Todavia, o grande investimento em ações educativas traz consigo a necessidade de analisar os efeitos produzidos e a contribuição da EPS para mudanças no perfil profissional, nas práticas profissionais ou se foi capaz, ainda que indiretamente, de impactar nos indicadores institucionais e de saúde. É importante que como parte da ação educativa sejam desenvolvidos processos avaliativos. Este estudo tem como objetivo: Avaliar uma ação de EPS, na modalidade de Curso de Especialização, através da estratégia metodológica baseada em níveis e do impacto (em amplitude e profundidade). Caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza quali-quantitativa. Tendo como participantes os 31 egressos do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) – 1ª turma, desenvolvido pela Escola de Saúde Pública da Bahia. Na construção dos questionários, considerou-se os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHAs) relacionadas aos objetivos do curso apresentados no Projeto pedagógico. Os resultados mostraram a contribuição do curso para o exercício das funções na gestão, no planejamento de ações, na coordenação de processos e serviços e na implementação de projetos, assim como desempenho qualitativo de aspectos atitudinais; quanto ao suporte organizacional, psicossocial e material indicou a percepção de pouco apoio, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de estratégias de suporte organizacional, visando fomentar maiores níveis de efeitos do curso, pois os projetos de intervenção não foram implementados. Conclui-se que o curso contribuiu para mudança de comportamento no cargo e também se identificou efeitos pontuais relacionados à elaboração de produtos técnicos como protocolos, procedimentos operacionais e manuais, fluxos assistenciais nos serviços, além da produção do conhecimento, como relatos de experiência e socialização do aprendizado em reuniões técnicas de equipe.The existing difficulties in the work process in Health require Education actions Permanent Health Services (EPS) that respond to development needs skills to improve work processes. However, the major investment in educational actions brings with it the need to analyze the effects produced and the contribution of the EPS to changes in the professional profile, in professional practices or if it was capable, albeit indirectly, of impacting institutional and health indicators. It is important that evaluation processes are developed as part of the educational action. This one the study aims to: Evaluate an EPS action, in the form of a Training Course Specialization, through the methodological strategy based on levels and impact (in breadth and depth). It is characterized as a case study, of a qualitative and quantitative nature. Having as participants the 31 graduates of the Specialization Course in Health Public (CESP) – 1st group, developed by the Public Health School of Bahia. At construction of the questionnaires, considering the Knowledge, Skills and Attitudes (CHAs) related to the course objectives presented in the Pedagogical Project. You results showed the contribution of the course to the exercise of functions in management, in the planning of actions, in the coordination of processes and services and in the implementation of projects, as well as qualitative performance of attitudinal aspects; about the support organizational, psychosocial and material aspects indicated the perception of little support, evidencing the need for the development of organizational support strategies, with a view to fostering higher levels of course effects as intervention projects were not implemented. It is concluded that the course contributed to a change in behavior in the position and also identified specific effects related to the elaboration of technical products such as protocols, operational and manual procedures, assistance flows in the services, in addition to the production of the knowledge, such as experience reports and socialization of learning in meetings team techniques.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-05T17:01:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Dissertação-MILLENE-MOURA-ALVES-PEREIRA-2022.pdf: 2192210 bytes, checksum: 24bed8127be280356a66368da5dee670 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-05T18:40:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Dissertação-MILLENE-MOURA-ALVES-PEREIRA-2022.pdf: 2192210 bytes, checksum: 24bed8127be280356a66368da5dee670 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-05T18:40:18Z (GMT). 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