Documentação pedagógica no cotidiano da Educação Infantil.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Cunha, Gilmária Ribeiro da
Orientador(a): Arapiraca, Mary de Andrade
Banca de defesa: Muniz, Dinéa Maria Sobral, Beltrão, Lícia Maria Freire, Conceição, Ana Paula Silva da, Arapiraca, Mary de Andrade
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30022
Resumo: São inegáveis os avanços que a Educação Infantil tem alcançado nas últimas décadas, especialmente visível nas concepções e orientações presentes nos documentos norteadores das políticas para essa etapa da Educação Básica. Dentre esses avanços, destaca-se o reconhecimento da criança como um sujeito social de direitos, que deve ser protagonista de seu desenvolvimento, em interlocução com seus pares, com os adultos e com o ambiente. A instituição educativa é, nesse contexto, palco central para que a criança possa protagonizar seus processos de aprendizagem. Nessa direção, a pesquisa ora textualizada nesta dissertação investigou a relação entre documentação pedagógica, escuta das crianças e práxis pedagógica na Educação Infantil, a partir da questão: quais as relações entre registros docentes, vozes das crianças e práxis pedagógica? Ela se encaminhou guiada pelo objetivo geral de contribuir para disseminar, reflexivamente, práticas de Educação Infantil influenciadas pelas vozes das crianças, e pelos intentos específicos de relacionar os processos formativos e a escuta como elemento estruturador de práticas docentes e de identificar procedimentos educacionais que promovem uma interlocução entre a documentação pedagógica, a escuta das crianças e a prática docente. Constituíram-se como participantes ativas da investigação uma gestora, uma coordenadora pedagógica e uma professora de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em Salvador (BA). O fazimento metodológico foi de natureza predominantemente qualitativa, referendado na etnopesquisa crítica, com a perspectiva de, mediante uma relação dialógica, compreender e atribuir sentidos à realidade pesquisada. Com base em análise documental, entrevistas semiestruturadas, observações e registros em diário de campo, foram produzidas informações que constituíram duas categorias de análise: formação e prática pedagógica. Os aportes teóricos subsidiários do texto dissertativo foram: os conceitos bakhtinianos de linguagem, dialogismo, exotopia e alteridade, inspirados em Bakhtin (2003; 2006; 2010) e intérpretes Fiorin (2008), Brait (2005), Faraco (2003); os conceitos de infância, criança, participação, documentação pedagógica e profissionalidade docente, respaldados especialmente em Malaguzzi (1999), Rinaldi (1999, 2012), Oliveira-Formosinho (2007, 2008), Sarmento (2004, 2007, 2016), Barbosa (2006), Hoffman (1993, 2003), Imbernón (2011) e Nóvoa (2009). Os achados da pesquisa reforçaram dois pressupostos: o primeiro é o de que os registros pedagógicos produzidos reflexivamente constituem condições fundamentais para efetivar a dialogia entre práxis pedagógica e escuta da criança; e o segundo é o de que, como na máxima aristotélica, já consumada como popular, “uma andorinha só não faz verão”, as participantes revelaram a importância de sua formação colaborativa para a efetivação prática de registros em dialogia com as vozes das crianças.
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Nessa direção, a pesquisa ora textualizada nesta dissertação investigou a relação entre documentação pedagógica, escuta das crianças e práxis pedagógica na Educação Infantil, a partir da questão: quais as relações entre registros docentes, vozes das crianças e práxis pedagógica? Ela se encaminhou guiada pelo objetivo geral de contribuir para disseminar, reflexivamente, práticas de Educação Infantil influenciadas pelas vozes das crianças, e pelos intentos específicos de relacionar os processos formativos e a escuta como elemento estruturador de práticas docentes e de identificar procedimentos educacionais que promovem uma interlocução entre a documentação pedagógica, a escuta das crianças e a prática docente. Constituíram-se como participantes ativas da investigação uma gestora, uma coordenadora pedagógica e uma professora de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em Salvador (BA). O fazimento metodológico foi de natureza predominantemente qualitativa, referendado na etnopesquisa crítica, com a perspectiva de, mediante uma relação dialógica, compreender e atribuir sentidos à realidade pesquisada. Com base em análise documental, entrevistas semiestruturadas, observações e registros em diário de campo, foram produzidas informações que constituíram duas categorias de análise: formação e prática pedagógica. Os aportes teóricos subsidiários do texto dissertativo foram: os conceitos bakhtinianos de linguagem, dialogismo, exotopia e alteridade, inspirados em Bakhtin (2003; 2006; 2010) e intérpretes Fiorin (2008), Brait (2005), Faraco (2003); os conceitos de infância, criança, participação, documentação pedagógica e profissionalidade docente, respaldados especialmente em Malaguzzi (1999), Rinaldi (1999, 2012), Oliveira-Formosinho (2007, 2008), Sarmento (2004, 2007, 2016), Barbosa (2006), Hoffman (1993, 2003), Imbernón (2011) e Nóvoa (2009). Os achados da pesquisa reforçaram dois pressupostos: o primeiro é o de que os registros pedagógicos produzidos reflexivamente constituem condições fundamentais para efetivar a dialogia entre práxis pedagógica e escuta da criança; e o segundo é o de que, como na máxima aristotélica, já consumada como popular, “uma andorinha só não faz verão”, as participantes revelaram a importância de sua formação colaborativa para a efetivação prática de registros em dialogia com as vozes das crianças.ABSTRACT In the last few decades, Children’s Education reached undeniable advances, specially visible in conceptions and orientations present in guiding documents for this Elementary Education’s step policies. Among these advances, must be highlighted the recognition of children as social subject bearer of rights that must have the leading role of his development, in ongoing dialogue with his pairs, with adults and the environment. In this connection, the institution of education is central stage so the children may lead his learning processes. In this line of action, the research written in this thesis investigated the relation between pedagogical documentation, children’s listening and Children’s Education pedagogical praxis, from the question: what are the relations between teacher’s record, children’s voices and pedagogical praxis? It has been guided by the general purpose of contribute to spread, in a reflexive way, practices of Children’s Education influenced by children’s voices, and the specific purpose of relate the formative process and the listening as estructural element of teaching practices and to identify educational procedures that promote a mutual communication between pedagogical documentation, children’s listening and teaching practice. One teacher, one pedagogical coordinator and one manager from Municipal Center of Children’s Education, at Salvador (BA), were active participant of the investigation. The methodological procedure was mostly qualitative, supported by the critical ethnoresearch, with the perspective of, through a dialogical relation, understand and atribute meanings to the investigated reality. Based on documental analysis, semi-structured interviews, observations and records in field diary, in the research were produced informations that constitute two analysis cathegories: pedagogical formation and practice. The theoretical inputs subsidiary of this thesis was: Bakhtin’s concepts of language, dialogism, exotopy and otherness, inspired by Bakhtin (2003; 2006; 2010) and also Fiorin (2008), Brait (2005), Faraco (2003); the concepts of childhood, child, participation, pedagogical documentation and teacher’s professionalism, supported specially in Malaguzzi (1999), Rinaldi (1999; 2012), Oliveira-Formosinho (2007; 2008), Sarmento (2004; 2007; 2016), Barbosa (2006), Hoffman (1993; 2003), Imbernón (2011) e Nóvoa (2009). The research results reinforced two assumptions: the first is that the pedagogical records produced in a reflexive way constitute fundamental conditions to implement the dialogism between pedagogical praxis and children’s listening; and the second is the one that, as the Aristotelian maxim, already popular, “one swallow doen’t make a summer”, the participants revealed the importance of their colaborative formation for the practical implementation of records in dialogue with children’s voices.Submitted by Gilmária Cunha (gilmariacunha@gmail.com) on 2019-07-05T19:26:54Z No. of bitstreams: 1 Gilmaria Ribeiro da Cunha.pdf: 3685994 bytes, checksum: 4422e1cf61c85a65ca0cd1daf312ed88 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2019-07-08T14:44:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gilmaria Ribeiro da Cunha.pdf: 3685994 bytes, checksum: 4422e1cf61c85a65ca0cd1daf312ed88 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-08T14:44:45Z (GMT). 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