Impactos econômicos e espaciais do metrô na área urbana de Salvador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Rodrigues, Thiago de Jesus
Orientador(a): Santos, Gervásio Ferreira dos
Banca de defesa: Silva, Diana Lúcia Gonzaga da, Pereira, Rogério
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Economia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Economia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30694
Resumo: O objetivo dessa dissertação é realizar uma avaliação de impacto sobre como a implantação do Metrô de Salvador afetou a criação de estabelecimentos nas regiões que circunscrevem as áreas do metrô. Salvador foi a primeira cidade planejada no Brasil e ocupou o título de capital do Brasil de 1549 até 1763. Desde o seu início destaca-se por iniciativas de projetos de transportes inovadores como é o caso dos ascensores que ligam a Cidade Baixa e a Cidade Alta com destaque para o Elevador Lacerda. Em relação ao Metrô de Salvador, desde a implantação da sua Linha 1 em 2014, é possível que este venha mudando substancialmente a atividade econômica e o equilíbrio espacial na área urbana que circunscreve o seu traçado. No entanto, não existem ainda pesquisas sobre os reais impactos do sistema na economia urbana da cidade. Para identificar se determinados projetos de infraestrutura possam criar novos centros ou fortalecer os já existentes foi necessário recorrer ao referencial teórico da Economia Urbana baseado nos conceitos de economias de aglomeração e externalidades urbanas. Este referencial serviu de base teórica para estabelecer a compreensão sobre a existência dos centros de emprego e como são formados os clusters de estabelecimentos em áreas urbanas. Do mesmo modo, foi necessário compreender o comportamento geral do consumidor em relação aos custos de transportes urbanos. A metodologia aplicada utiliza a base de dados da RAIS georeferenciada. Desta forma, a pesquisa utiliza microdados de estabelecimentos (empresas) georeferenciados para a área urbana de Salvador. A partir desses dados, foi possível estimar modelos lineares e não lineares de escolha discreta, como a Regressão Logística e a Regressão Poisson, e também aplicar a metodologia econométrica de identificação de diferenças em diferenças. Além disso, também foi possível realizar análises baseadas na distância física de determinados pontos em uma cartografia para construir faixas de distância dos estabelecimentos em relação à localização das estações de metrô. Os resultados mostram que houve o aumento no número de abertura dos estabelecimentos na 2ª faixa de distância do entorno das estações (entre 400m e 800m), assim como em relação à importância do centro histórico para a abertura de estabelecimentos formais.
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No entanto, não existem ainda pesquisas sobre os reais impactos do sistema na economia urbana da cidade. Para identificar se determinados projetos de infraestrutura possam criar novos centros ou fortalecer os já existentes foi necessário recorrer ao referencial teórico da Economia Urbana baseado nos conceitos de economias de aglomeração e externalidades urbanas. Este referencial serviu de base teórica para estabelecer a compreensão sobre a existência dos centros de emprego e como são formados os clusters de estabelecimentos em áreas urbanas. Do mesmo modo, foi necessário compreender o comportamento geral do consumidor em relação aos custos de transportes urbanos. A metodologia aplicada utiliza a base de dados da RAIS georeferenciada. Desta forma, a pesquisa utiliza microdados de estabelecimentos (empresas) georeferenciados para a área urbana de Salvador. A partir desses dados, foi possível estimar modelos lineares e não lineares de escolha discreta, como a Regressão Logística e a Regressão Poisson, e também aplicar a metodologia econométrica de identificação de diferenças em diferenças. Além disso, também foi possível realizar análises baseadas na distância física de determinados pontos em uma cartografia para construir faixas de distância dos estabelecimentos em relação à localização das estações de metrô. Os resultados mostram que houve o aumento no número de abertura dos estabelecimentos na 2ª faixa de distância do entorno das estações (entre 400m e 800m), assim como em relação à importância do centro histórico para a abertura de estabelecimentos formais.The aim of this research is to carry out an impact assessment on the implementation of the Salvador Metro in a creation of space in the circumscribing areas as areas of the subway. Salvador was the first planned city in Brazil and occupied the title of capital of Brazil from 1549 until 1763. From its beginning it is presented for the initiatives of innovative projects as the case of the elevators that connect the Low City and High City with highlight for the Lacerda Elevator. In relation to the Salvador Metro, since its implementation in the first series in 2014, it is possible that it will be an economic activity and the space space in the urban area that circumscribes its course. However, there is little data on the impacts of the system on the city's urban economy. To obtain information about the storage resources for new media centers, or for those that are already present, it is necessary to use the theoretical reference of the economy. This service served as a theoretical basis to establish the existence of centers of employment and training of clusters of establishments in urban areas. Similarly, it was necessary to understand the general behavior of the consumer in relation to urban transport costs. One measure used a georeferenced RAIS database. In this way, a research uses microdata of elements (companies) georeferenced to an urban area of Salvador. From these data, it was possible to estimate discrete linear and nonlinear models of choice, such as Logistic Regression and Poisson Regression, and also applied an econometric methodology to identify differences in differences. In addition, the autopsy series of physical points of view were also performed in a cartography for the distance bands of the sites in relation to the location of the subway stations. The ratings were increased in number of opening of the sets in the 2nd range of the stations (between 400m and 800m), as well as the importance of the historic center for the opening of formal groups.Submitted by Thiago Rodrigues (thiagorodrigues@ufba.br) on 2019-09-24T21:35:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Thiago de Jesus Rodrigues.pdf: 1954518 bytes, checksum: d5feea6b58edcdf4dcd1b916871630ff (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2019-09-25T11:56:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Thiago de Jesus Rodrigues.pdf: 1954518 bytes, checksum: d5feea6b58edcdf4dcd1b916871630ff (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-25T11:56:38Z (GMT). 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