O Seminário de Belém da Cachoeira: Educando os filhos dos principais em “santos e honestos costumes” (1686-1759)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Júnior, Alfredo Pinto da Silva
Orientador(a): Couto, Edilece Souza
Banca de defesa: Santos, Fabricio Lyrio, Manso, Maria de Deus Beites
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23345
Resumo: O presente trabalho se propõe a apresentar novos elementos para discussão acerca da missãoeducação jesuítica na América Portuguesa. Portanto, nos dedicamos a observar como se processou a educação formal dos jesuítas no Recôncavo da Bahia, mais especificamente, no Seminário de Belém da Cachoeira, fundado no ano de 1686 e fechado em 1759, devido à expulsão da Companhia de Jesus das possessões ultramarinas de Portugal. Baseando-se na documentação disponível, principalmente no Regulamento deste colégio, discutimos os objetivos desta relevante instituição. Partindo de pressupostos teóricos da História Cultural, abordamos a educação como um aspecto fundamental para analisarmos a sociedade do período colonial. Desta forma, a partir das orientações expressas no Regulamento do Seminário – nossa principal fonte –, observamos as peculiaridades da “pedagogia inaciana” adotada no colégio de Belém, a que público se direcionava e as possíveis justificativas para não permitirem o acesso de meninos índios, negros, mulatos e mestiços a educação ministrada no Seminário. Em síntese, o objetivo desta Dissertação é analisar as especificidades e a inserção do Seminário de Belém da Cachoeira no contexto mais amplo do Brasil Colônia. Em sua relevância e complexidade, este colégio, fundado e administrado pela Companhia de Jesus, não se tratava de uma instituição autônoma e isolada, ela seguia as orientações gerais da Ordem jesuítica, principalmente, as regras previstas na Ratio Studiorum.
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