DA INVISIBILIDADE AO PROTAGONISMO: REABILITAÇÃO DA ANTIGA ESPLANADA FERROVIÁRIA DE CAMPO GRANDE/MS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Santos, Joao Henrique dos
Orientador(a): Galvão, Anna Beatriz Ayroza
Banca de defesa: Galvão, Anna Beatriz Ayroza, Santana, Mariely Cabral de, Nery, Juliana Cardoso, kühl, Beatriz Mugayar
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos da Universidade Federal da Bahia (MP-CECRE UFBA)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28804
Resumo: Nenhum outro evento marcou e transformou a cidade de Campo Grande como a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) em 1914. O seu apito e as boas novas que chegavam marcaram de vez a história local. Logo não tardou para que Campo Grande recebesse um Complexo Ferroviário, uma ocupação de cunho ferroviário, onde suas edificações e a tipologia de sua implantação, um todo interdependente, se difere do restante da cidade e que somados compõem a paisagem ferroviária. Após o momento áureo da ferrovia se iniciam nos anos de 1990 seu processo de sucateamento e posterior privatização, sendo que em 1996, temendo o desaparecimento da herança material que a ferrovia deixou na cidade, bem como reconhecendo o valor cultural do conjunto formado pelo espólio da ferrovia em Campo Grande, a municipalidade, realiza no ano de 1996 o tombamento do Sítio da NOB, e no ano seguinte, em 1997, foi a vez do tombamento na esfera estadual e em 2009, o tombamento pelo Iphan. Os instrumentos jurídicos de proteção não foram e não estão sendo suficientes para a total preservação do conjunto, muito menos a preservação da paisagem ferroviária genuína da região. O Complexo Ferroviário, com o passar dos anos sofreu uma série de transformações físicas e sociais que perturbam e comprometem a leitura do conjunto, a exemplo do projeto arquitetônico adotado e implantado para abrigar a Feira Central em 2004, antiga feira de rua, ou a situação de abandono dos imóveis vinculados ao trabalho, as oficinas e o conjunto da rotunda, exemplos de rupturas na área patrimonializada que perturba a leitura da paisagem ferroviária. Portanto, o presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção que busca a reabilitação da antiga esplanada ferroviária de Campo Grande, buscando o seu protagonismo frente ao ambiente construído da região central, buscando uma intervenção contextualista e fundamentada no processo metodológico do restauro, conhecer, diagnosticar e intervir, no intuito de garantir a peculiaridade que lhe é própria, preservando suas características singulares e ao mesmo tempo incorporando-a com as novas dinâmicas da área a qual está inserida.
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Após o momento áureo da ferrovia se iniciam nos anos de 1990 seu processo de sucateamento e posterior privatização, sendo que em 1996, temendo o desaparecimento da herança material que a ferrovia deixou na cidade, bem como reconhecendo o valor cultural do conjunto formado pelo espólio da ferrovia em Campo Grande, a municipalidade, realiza no ano de 1996 o tombamento do Sítio da NOB, e no ano seguinte, em 1997, foi a vez do tombamento na esfera estadual e em 2009, o tombamento pelo Iphan. Os instrumentos jurídicos de proteção não foram e não estão sendo suficientes para a total preservação do conjunto, muito menos a preservação da paisagem ferroviária genuína da região. O Complexo Ferroviário, com o passar dos anos sofreu uma série de transformações físicas e sociais que perturbam e comprometem a leitura do conjunto, a exemplo do projeto arquitetônico adotado e implantado para abrigar a Feira Central em 2004, antiga feira de rua, ou a situação de abandono dos imóveis vinculados ao trabalho, as oficinas e o conjunto da rotunda, exemplos de rupturas na área patrimonializada que perturba a leitura da paisagem ferroviária. Portanto, o presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção que busca a reabilitação da antiga esplanada ferroviária de Campo Grande, buscando o seu protagonismo frente ao ambiente construído da região central, buscando uma intervenção contextualista e fundamentada no processo metodológico do restauro, conhecer, diagnosticar e intervir, no intuito de garantir a peculiaridade que lhe é própria, preservando suas características singulares e ao mesmo tempo incorporando-a com as novas dinâmicas da área a qual está inserida.No other event marked and transformed the city of Campo Grande as the arrival of the Northwest Railroad of Brazil (NOB) in 1914. Its whistle and the good news that arrived marked the local history. It was not long before Campo Grande received a Railway Complex, an occupation of railway line, where its buildings and the type of its implantation, an interdependent whole, differs from the rest of the city and which together make up the railway landscape. After the golden age of the railroad, the process of scrapping and subsequent privatization began in the 1990s, and in 1996, fearing the disappearance of the material heritage left by the railway in the city, as well as recognizing the cultural value of the railroad in Campo Grande, the municipality, carried out in 1996 the tipping of the NOB Site, and the following year, in 1997, it was the turn of the tipping in the state sphere and in 2009, the registration by Iphan. The legal instruments of protection were not and are not sufficient for the total preservation of the whole, much less the preservation of the genuine railway landscape of the region. Over the years, the Railway Complex has undergone a series of physical and social changes that disturb and compromise the reading of the whole, such as the architectural project adopted and implemented to house the Central Fair in 2004, the old street fair, or the situation abandonment of real estate linked to work, workshops and the roundabout as a whole, examples of disruptions in the patrimonial area that disturbs the reading of the railway landscape. Therefore, the present work presents a proposal for intervention that seeks the rehabilitation of the old Campo Grande railway station, seeking its protagonism against the built environment of the central region, seeking a contextualist intervention and based on the methodological process of restoration, to know, to diagnose and to intervene, in order to guarantee the peculiarity that is its own, preserving its unique characteristics and at the same time incorporating it with the new dynamics of the area to which it is inserted.Submitted by Leilane Alves (leilane.argolo@ufba.br) on 2019-03-13T14:27:32Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO FINAL - JOÃO SANTOS - MP CECRE.pdf: 178638290 bytes, checksum: 7a6b210f742a4596ab14f465e12e7311 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-13T14:27:32Z (GMT). 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