danças de par por imagem e imaginação: considerações sobre dança e sexualidade e sexo
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
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Departamento: |
Escola de Dança
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36322 |
Resumo: | A pesquisa traz um olhar investigativo sobre as relações entre dança, sexualidade e sexo a partir das danças de par por imagem e imaginação. As inquietações que deram início a pesquisa emergiram das vivências da autora como professora e praticante de danças de salão. Para a realização deste trabalho, foi adotada a pesquisa exploratória, a partir das referências em filmes e obras coreográficas nas quais foi possível identificar as aproximações entre dança, sexualidade e sexo, visando ampliar os conhecimentos acerca do tema. Durante o levantamento dos materiais foi necessário destacar as danças de par – imagem e as danças de par – imaginação, que consideram, respectivamente, a formação de um par em cena e demais possibilidades de pares a partir da imaginação do espectador com base na compreensão de que a dança comunica, expressa e estimula o imaginário (HANNA, 1999). A análise dos materiais possibilitou a identificação de padrões machistas e heteronormativos (MISKOLCI, 2012), que excluem a diversidade nas relações e modos de existência. Através de Foucault (1988) e Preciado (2014), discute-se a sexualidade como dispositivo de controle sobre os indivíduos. Em contraponto, Nunes Filho (2012) e Lorde (2009) vislumbra-se o corpo e o erotismo como potência de enfrentamento as lógicas predominantes. |
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2022-11-23T14:26:30Z2022-11-23T14:26:30Z2022-04-28https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36322A pesquisa traz um olhar investigativo sobre as relações entre dança, sexualidade e sexo a partir das danças de par por imagem e imaginação. As inquietações que deram início a pesquisa emergiram das vivências da autora como professora e praticante de danças de salão. Para a realização deste trabalho, foi adotada a pesquisa exploratória, a partir das referências em filmes e obras coreográficas nas quais foi possível identificar as aproximações entre dança, sexualidade e sexo, visando ampliar os conhecimentos acerca do tema. Durante o levantamento dos materiais foi necessário destacar as danças de par – imagem e as danças de par – imaginação, que consideram, respectivamente, a formação de um par em cena e demais possibilidades de pares a partir da imaginação do espectador com base na compreensão de que a dança comunica, expressa e estimula o imaginário (HANNA, 1999). A análise dos materiais possibilitou a identificação de padrões machistas e heteronormativos (MISKOLCI, 2012), que excluem a diversidade nas relações e modos de existência. Através de Foucault (1988) e Preciado (2014), discute-se a sexualidade como dispositivo de controle sobre os indivíduos. Em contraponto, Nunes Filho (2012) e Lorde (2009) vislumbra-se o corpo e o erotismo como potência de enfrentamento as lógicas predominantes.This research investigates the interplay between dance, sexuality, and sex in partner dances through image and imagination. The concerns which motivated this research arose from the author’s experience as a ballroom dance teacher and practitioner. This dissertation was based on exploratory research, from references in movies and choreographic works depicting the common ground between dance, sexuality and sex, in order to increase the knowledge on the subject. During the material survey, it became necessary to highlight image-partner-dances and imagination-partner-dances, which consider, respectively, the formation of a pair on stage, and further pair possibilities arising from the spectator’s imagination, based on the comprehension that dance communicates, expresses and stimulates the realm of imagination (HANNA, 1999). Research analysis has made possible the identification of male-sexist and heteronormative patterns (MISKOLCI, 2012), which exclude the diversity in relationships and ways of life. Sexuality as a control device over individuals is discussed through Foulcault (1988) and Preciado (2014). As a counterpoint, through Nunes Filho (2012) and Lorde (2009), body and eroticism are seen as potential means of confrontation against prevailing thought patterns.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2022-11-19T22:23:44Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Sofia Seraphim.pdf: 3572812 bytes, checksum: 8f39c15be05e383cc5557cbb03effa51 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-11-23T14:26:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Sofia Seraphim.pdf: 3572812 bytes, checksum: 8f39c15be05e383cc5557cbb03effa51 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-23T14:26:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Sofia Seraphim.pdf: 3572812 bytes, checksum: 8f39c15be05e383cc5557cbb03effa51 (MD5) Previous issue date: 2022-04-28porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaPartner dancesImageImaginationSexualityHeteronormativityDançaDanças de salãoSensualidade na dançaImaginaçãoSexualidadeHeteronormatividade.danças de par por imagem e imaginação: considerações sobre dança e sexualidade e sexoMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFerraz, Fernando Marques CamargoFerraz, Fernando Marques CamargoRengel, Lenira PeralSilveira, Paola de Vasconceloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8703666Y4&tokenCaptchar=03AEkXODDeF-K4X3ttvW3U9uzB_DQO-V9kYkw9onf1E1r2QCR5dcVL45SfSEboxeaQ_LL_7Tg8gY73xd7nIwdJG8GTy_BzosU8fSgwoWhFbBgWl7QgvlDPJD3ZIyhujxX9t1ezuBDVZ9wuDL7AOFhv_DBYji_0EKFrzLFLxzYo0J04LB1W0gbX-fgb2q1Ej6Vsygyj7CgcTpBtL3_IGuhwRYVVU9mWKTGehcv6r5MG0iMfv6BgPpqyzXT6hc5FT6qC7EsDDouXPd1IZWXH-1rBZ9koNY0V1sqomGn42itq0tilrnzklX8xMSxXQx17zebDwPyR-Lha99YRh-rl_K_OYw0fF3eFlmpTgvTEaTI_Uifd4GIi7ArZyW-0Rp5lsYo01xdrtVSQZjnynf52opRlZ7Rpp_qIM7L_w3U8RBJSYeqWjYXFkH1e0Uuf0ZxdmPj92A7yrHSqzfPYw1TSPnmWCsLfJIIFaVdD3F4vqpKIc7m9OL5dOTHY3j3FC__SNATksXW9SFubi-lAzdf5COav_sXz83OqCEHyBQSeraphim, Sofiareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Sofia Seraphim.pdfDissertação Sofia Seraphim.pdfapplication/pdf3572812https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36322/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sofia%20Seraphim.pdf8f39c15be05e383cc5557cbb03effa51MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36322/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação Sofia Seraphim.pdf.txtDissertação Sofia Seraphim.pdf.txtExtracted texttext/plain358893https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36322/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sofia%20Seraphim.pdf.txt1e38e888e3e7bf25dabf76104704d42dMD53ri/363222022-11-26 02:04:30.359oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-11-26T05:04:30Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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