Latencias: hibridaciones cinéticas, sonoras y visuales a partir de la interacción, improvisación y el performance multimedia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Franco Lizarazo, Fernando Enrique
Orientador(a): Brunet, Karla Schuch
Banca de defesa: Arango, Julian Jaramillo, Figueiro, Cristiano Severo, Valverde, Isabel Maria De Cavadas, Bandeira, Messias Guimarães
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: spa
Instituição de defesa: Instituto De Humanidades, Artes E Ciências - IHAC
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar De Pós-Graduação Em Cultura E Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27742
Resumo: A presente pesquisa enfoca a performance multimídia, instalações interativas e/ou práticas audiovisuais ao vivo produzidas por meio de plataformas digitais, tendo como ponto de partida o interesse no trabalho com vários tipos de mídia simultaneamente, em um contexto de performance e improvisação, com o propósito de descobrir novas relações, conexões, hibridizações entre eles. Na tese, os meios e/ou elementos utilizados são o som, a imagem visual e o movimento, criados e transformados em tempo real. As relações entre movimento, imagem visual e som foram tratadas sob diferentes perspectivas: interatividade, código digital, experiência estética, dança, design de objetos/ interfaces, sempre no âmbito da improvisação e da performance multimídia. A linha de pesquisa performativa tem sido seguida, onde a prática é o eixo central e a reflexão surge da experimentação em laboratório/estudo e criação de obras, em diálogo contínuo com as referências teóricas e artísticas. Durante o período de pesquisa foram criadas várias obras interativas, em colaboração com outros artistas e programadores, que serão apresentadas e discutidas ao longo da tese. O conteúdo dos capítulos 1, 2 e 3 traz uma série de referências e remix de obras artísticas, autores e teorias. Entre os assuntos discutidos estão o conceito de hibridização, como uma característica própria da mídia digital; os conceitos de remix e pós-produção, como elementos característicos da cultura contemporânea; obras e reflexões teóricas em torno do cinema expandido; conceitos relacionados à estética da interação, performance e improvisação multimídia; e conceitos de teoria geral de sistemas em relação à mídia interativa. No Capítulo 4, o componente prático da investigação é apresentado em detalhes.
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As relações entre movimento, imagem visual e som foram tratadas sob diferentes perspectivas: interatividade, código digital, experiência estética, dança, design de objetos/ interfaces, sempre no âmbito da improvisação e da performance multimídia. A linha de pesquisa performativa tem sido seguida, onde a prática é o eixo central e a reflexão surge da experimentação em laboratório/estudo e criação de obras, em diálogo contínuo com as referências teóricas e artísticas. Durante o período de pesquisa foram criadas várias obras interativas, em colaboração com outros artistas e programadores, que serão apresentadas e discutidas ao longo da tese. O conteúdo dos capítulos 1, 2 e 3 traz uma série de referências e remix de obras artísticas, autores e teorias. Entre os assuntos discutidos estão o conceito de hibridização, como uma característica própria da mídia digital; os conceitos de remix e pós-produção, como elementos característicos da cultura contemporânea; obras e reflexões teóricas em torno do cinema expandido; conceitos relacionados à estética da interação, performance e improvisação multimídia; e conceitos de teoria geral de sistemas em relação à mídia interativa. No Capítulo 4, o componente prático da investigação é apresentado em detalhes.This research focuses on multimedia performance, interactive installations and/or live audiovisual practices, produced through digital platforms, having as a starting point the work with several types of media simultaneously, in a context of performance and improvisation, with the purpose of discovering new relationships, connections, hybridizations between them. In the thesis, the media and/or elements studied and used are sound, image and movement, which are created and transformed in real-time. The relationship between movement, visual image and sound have been treated from different perspectives: interactivity, digital code, aesthetic experience, dance, design of objects/interfaces, always within the scope of improvisation and multimedia performance. The line of performative research has been followed, where practice is the central axis and reflection arises from experimentation in laboratory/studio and creation of artworks, in continuous dialogue with the theoretical and artistic references. During the research time several interactive works were created, in collaboration with other artists and programmers, which will be presented and discussed throughout the thesis. The content of chapters 1, 2 and 3 presents a series of references and remix of artistic works, authors and theories. The issues discussed include the concept of hybridization, as a characteristic of digital media; the concepts of remix and postproduction, as characteristic elements of contemporary culture; works and theoretical reflections around expanded cinema; concepts related to the aesthetics of interaction, improvisation and multimedia performance; and concepts of general systems theory in relation to interactive media. In chapter 4, the practical component of the investigation is presented and analyzed in detail. Keywords: hybridization, remix, interactive media, interfaces, audiovisual, movement, improvisation, expanded cinema, digital code, mapping.Submitted by FERNANDO ENRIQUE FRANCO LIZARAZO (rugitus@gmail.com) on 2018-10-17T18:27:38Z No. of bitstreams: 1 TeseEnriqueFranco2018.pdf: 33707721 bytes, checksum: 45c4db1b959de20676bd92842ebc121b (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-10-18T17:38:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseEnriqueFranco2018.pdf: 33707721 bytes, checksum: 45c4db1b959de20676bd92842ebc121b (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-18T17:38:47Z (GMT). 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