Mãos que cosem a memória: as Rendeiras de Saubara-BA e o protagonismo de mulheres negras no patrimônio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Anna Luisa Santos de
Orientador(a): Soares, Cecilia Conceição Moreira
Banca de defesa: Freitas, Joseania Miranda, Teixeira, Maria das Graças de Souza, Barros, Zelinda dos Santos
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Museologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31663
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade analisar a Casa das Rendeiras do município baiano de Saubara, enquanto espaço de salvaguarda do patrimônio e a protagonização feminina negra por meio do saber fazer da renda de bilro. A investigação é proposta a partir da utilização do arcabouço teórico metodológico em museologia social, tendo como propósito refletir acerca da importância da memória individual e coletiva de mulheres negras para o patrimônio cultural local. Para tanto foram utilizados os conceitos de museologia social, memória, patrimônio cultural, gênero, raça e trabalho. As narrativas das vivências dessas mulheres rendeiras constituem fontes principais de pesquisa para esta dissertação. A compreensão do patrimônio cultural, a partir do ofício das rendeiras enquanto detentoras do saber fazer da renda de bilro, fazem delas objeto da museologia, possibilitando a discussão sobre a representação da identidade cultural por meio da memória imaterial, do trabalho que abarca a renda de bilro para além da sua técnica, suas interseccionalidades entre gênero e raça em confluência com a sociomuseologia e as relações entre artesanato, economia e mundo do trabalho.
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A compreensão do patrimônio cultural, a partir do ofício das rendeiras enquanto detentoras do saber fazer da renda de bilro, fazem delas objeto da museologia, possibilitando a discussão sobre a representação da identidade cultural por meio da memória imaterial, do trabalho que abarca a renda de bilro para além da sua técnica, suas interseccionalidades entre gênero e raça em confluência com a sociomuseologia e as relações entre artesanato, economia e mundo do trabalho.This research aims to analyze the House of Rendeiras from Bahia’s county of Saubara, as a space for safeguarding of patrimony and black female protagonism by knowledge of how to make laces of the bilro. The study is proposed from the use of the theoretical framework in museology, having as locus the reflections on the importance of the individual and collective memory of black women for the local cultural patrimony. For that, the concepts of social museology, memory, cultural heritage, gender, race and work were used. The narratives of the experiences of these lacemakers women constitute main sources of research for this dissertation. The understanding of the cultural patrimony, starting from the office of the lacemakers while holding the know how to make the lace of the bilros, make them an object of museology, making possible the discussion about the representation of cultural identity through immaterial memory, of the work that covers bobbin laces of the bilros in addition to his technique, their intersectionalities between gender and race in confluence with sociomuseology and the relations between crafts, economy and the world of work.Submitted by Programa de Pós-Graduação em Museologia (ppgmuseu@ufba.br) on 2020-03-12T18:37:08Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Anna Luisa Santos de Oliveira PPGMUSEU UFBA.pdf: 3316008 bytes, checksum: 5e75810171d490721403ccc0e0471423 (MD5)Approved for entry into archive by Dilzaná Oliveira Santos (dilznana@yahoo.com.br) on 2020-03-13T14:32:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Anna Luisa Santos de Oliveira PPGMUSEU UFBA.pdf: 3316008 bytes, checksum: 5e75810171d490721403ccc0e0471423 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-13T14:32:09Z (GMT). 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