Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Amaro, Vinicius
Orientador(a): Costa Lima, Paulo
Banca de defesa: Nogueira, Marcos, Lühning, Angela, Gomes, Wellington, Amorim Filho, Pedro
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Música da UFBA
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós Graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32051
Resumo: Esta tese apresenta discussões acerca de uma pesquisa cujo objetivo central se estende a um estudo da música de Candomblé numa perspectiva composicional, visando, principalmente, um entendimento das estratégias compositivas relacionadas com as expressões rítmicas associadas à função do atabaque Rum no quarteto instrumental em que se insere, devido a sua posição hierárquica. No sentido do reconhecimento da existência de alternativas múltiplas e igualmente valorosas às concepções científicas, tecnológicas e artísticas legitimadas pela Europa (SANTOS, 2009), e considerando o contexto particular do Candomblé — onde música se atrela indissociavelmente a um ecossistema sociocultural complexo que envolve religião, dança, culinária, funções hierárquicas de mulheres e homens, dentre outros aspectos (CARNEIRO, 2008) —, músicas ligadas a esta tradição foram transcritas e analisadas objetivando a observação de situações rítmicas que pudessem ser tomadas como catalisadores de procedimentos compositivos a serem explorados de modo dialógico com a música de concerto contemporânea. Neste percurso, após um investimento em discussões teóricas afeitas a uma interface, naturalmente demandada pelo problema de pesquisa, entre composição e etnomusicologia, uma pesquisa de campo realizada no contexto do Candomblé, e buscando um suporte em teorias do ritmo (COPPER e MEYER, 1960; BERRY, 1976; KRAMER, 1988; e HESTY, 1997) e na literatura sobre música de Candomblé e música africana (LÜHNING, 1990; KUBIK, 2010; BRANDA LACERDA, 2014; e AGAWU, 2013 e 2016), cinco processos rítmicos foram identificados, conceitualizados e exemplificados: 1) ressignificação rítmica; 2) dissociação rítmica, 3) sintonização rítmica; 4) suspensão rítmica; e 5) sublimação rítmica. Sem perder de vista as consequentes implicações artísticas de tal estudo, cinco obras foram compostas a partir da utilização e adaptação dos processos rítmicos mencionados, em suas dimensões temporais, texturais, gestuais e formais. Com isso, espera-se contribuir com a área da composição em sua dimensão objetiva de indissociabilidade entre teoria e prática, e com o campo da etnomusicologia, nos tópicos relacionadas à manifestação musical do Candomblé.
id UFBA-2_e2a209cf2c94c3f735546b2d5e1d3ff2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/32051
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Amaro, ViniciusAmaro, ViniciusCosta Lima, PauloNogueira, MarcosLühning, AngelaGomes, WellingtonAmorim Filho, Pedro2020-07-21T18:58:23Z2020-07-21T18:58:23Z2020-07-212019-10-28http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32051Esta tese apresenta discussões acerca de uma pesquisa cujo objetivo central se estende a um estudo da música de Candomblé numa perspectiva composicional, visando, principalmente, um entendimento das estratégias compositivas relacionadas com as expressões rítmicas associadas à função do atabaque Rum no quarteto instrumental em que se insere, devido a sua posição hierárquica. No sentido do reconhecimento da existência de alternativas múltiplas e igualmente valorosas às concepções científicas, tecnológicas e artísticas legitimadas pela Europa (SANTOS, 2009), e considerando o contexto particular do Candomblé — onde música se atrela indissociavelmente a um ecossistema sociocultural complexo que envolve religião, dança, culinária, funções hierárquicas de mulheres e homens, dentre outros aspectos (CARNEIRO, 2008) —, músicas ligadas a esta tradição foram transcritas e analisadas objetivando a observação de situações rítmicas que pudessem ser tomadas como catalisadores de procedimentos compositivos a serem explorados de modo dialógico com a música de concerto contemporânea. Neste percurso, após um investimento em discussões teóricas afeitas a uma interface, naturalmente demandada pelo problema de pesquisa, entre composição e etnomusicologia, uma pesquisa de campo realizada no contexto do Candomblé, e buscando um suporte em teorias do ritmo (COPPER e MEYER, 1960; BERRY, 1976; KRAMER, 1988; e HESTY, 1997) e na literatura sobre música de Candomblé e música africana (LÜHNING, 1990; KUBIK, 2010; BRANDA LACERDA, 2014; e AGAWU, 2013 e 2016), cinco processos rítmicos foram identificados, conceitualizados e exemplificados: 1) ressignificação rítmica; 2) dissociação rítmica, 3) sintonização rítmica; 4) suspensão rítmica; e 5) sublimação rítmica. Sem perder de vista as consequentes implicações artísticas de tal estudo, cinco obras foram compostas a partir da utilização e adaptação dos processos rítmicos mencionados, em suas dimensões temporais, texturais, gestuais e formais. Com isso, espera-se contribuir com a área da composição em sua dimensão objetiva de indissociabilidade entre teoria e prática, e com o campo da etnomusicologia, nos tópicos relacionadas à manifestação musical do Candomblé.Submitted by Vinícius Amaro (vinicius-amaro@hotmail.com) on 2020-07-20T21:05:59Z No. of bitstreams: 1 Vinicius Amaro. Candomblé, ritmo e criação - um olhar para o compor pautado em um estudo cultural.pdf: 31499064 bytes, checksum: 3b5dcb8d998a2d8ac8c5372e1433ab29 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2020-07-21T18:58:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Vinicius Amaro. Candomblé, ritmo e criação - um olhar para o compor pautado em um estudo cultural.pdf: 31499064 bytes, checksum: 3b5dcb8d998a2d8ac8c5372e1433ab29 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-21T18:58:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vinicius Amaro. Candomblé, ritmo e criação - um olhar para o compor pautado em um estudo cultural.pdf: 31499064 bytes, checksum: 3b5dcb8d998a2d8ac8c5372e1433ab29 (MD5)CAPESComposição MusicalMúsicaComposiçãoEtnomusicologiaProcessos rítmicosCandombléCandomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Música da UFBAPrograma de Pós Graduação em MúsicaPPGMUSBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALVinicius Amaro. Candomblé, ritmo e criação - um olhar para o compor pautado em um estudo cultural.pdfVinicius Amaro. Candomblé, ritmo e criação - um olhar para o compor pautado em um estudo cultural.pdfapplication/pdf31499064https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32051/1/Vinicius%20Amaro.%20Candombl%c3%a9%2c%20ritmo%20e%20cria%c3%a7%c3%a3o%20-%20um%20olhar%20para%20o%20compor%20pautado%20em%20um%20estudo%20cultural.pdf3b5dcb8d998a2d8ac8c5372e1433ab29MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32051/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTVinicius Amaro. Candomblé, ritmo e criação - um olhar para o compor pautado em um estudo cultural.pdf.txtVinicius Amaro. Candomblé, ritmo e criação - um olhar para o compor pautado em um estudo cultural.pdf.txtExtracted texttext/plain539355https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32051/3/Vinicius%20Amaro.%20Candombl%c3%a9%2c%20ritmo%20e%20cria%c3%a7%c3%a3o%20-%20um%20olhar%20para%20o%20compor%20pautado%20em%20um%20estudo%20cultural.pdf.txt4fa18a59a5605497b1d77e400deea0c7MD53ri/320512022-07-05 14:04:05.754oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:05Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural
title Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural
spellingShingle Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural
Amaro, Vinicius
Composição Musical
Música
Composição
Etnomusicologia
Processos rítmicos
Candomblé
title_short Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural
title_full Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural
title_fullStr Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural
title_full_unstemmed Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural
title_sort Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural
author Amaro, Vinicius
author_facet Amaro, Vinicius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Vinicius
Amaro, Vinicius
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa Lima, Paulo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nogueira, Marcos
Lühning, Angela
Gomes, Wellington
Amorim Filho, Pedro
contributor_str_mv Costa Lima, Paulo
Nogueira, Marcos
Lühning, Angela
Gomes, Wellington
Amorim Filho, Pedro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Composição Musical
topic Composição Musical
Música
Composição
Etnomusicologia
Processos rítmicos
Candomblé
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Composição
Etnomusicologia
Processos rítmicos
Candomblé
description Esta tese apresenta discussões acerca de uma pesquisa cujo objetivo central se estende a um estudo da música de Candomblé numa perspectiva composicional, visando, principalmente, um entendimento das estratégias compositivas relacionadas com as expressões rítmicas associadas à função do atabaque Rum no quarteto instrumental em que se insere, devido a sua posição hierárquica. No sentido do reconhecimento da existência de alternativas múltiplas e igualmente valorosas às concepções científicas, tecnológicas e artísticas legitimadas pela Europa (SANTOS, 2009), e considerando o contexto particular do Candomblé — onde música se atrela indissociavelmente a um ecossistema sociocultural complexo que envolve religião, dança, culinária, funções hierárquicas de mulheres e homens, dentre outros aspectos (CARNEIRO, 2008) —, músicas ligadas a esta tradição foram transcritas e analisadas objetivando a observação de situações rítmicas que pudessem ser tomadas como catalisadores de procedimentos compositivos a serem explorados de modo dialógico com a música de concerto contemporânea. Neste percurso, após um investimento em discussões teóricas afeitas a uma interface, naturalmente demandada pelo problema de pesquisa, entre composição e etnomusicologia, uma pesquisa de campo realizada no contexto do Candomblé, e buscando um suporte em teorias do ritmo (COPPER e MEYER, 1960; BERRY, 1976; KRAMER, 1988; e HESTY, 1997) e na literatura sobre música de Candomblé e música africana (LÜHNING, 1990; KUBIK, 2010; BRANDA LACERDA, 2014; e AGAWU, 2013 e 2016), cinco processos rítmicos foram identificados, conceitualizados e exemplificados: 1) ressignificação rítmica; 2) dissociação rítmica, 3) sintonização rítmica; 4) suspensão rítmica; e 5) sublimação rítmica. Sem perder de vista as consequentes implicações artísticas de tal estudo, cinco obras foram compostas a partir da utilização e adaptação dos processos rítmicos mencionados, em suas dimensões temporais, texturais, gestuais e formais. Com isso, espera-se contribuir com a área da composição em sua dimensão objetiva de indissociabilidade entre teoria e prática, e com o campo da etnomusicologia, nos tópicos relacionadas à manifestação musical do Candomblé.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-21T18:58:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-21T18:58:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32051
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFBA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGMUS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32051/1/Vinicius%20Amaro.%20Candombl%c3%a9%2c%20ritmo%20e%20cria%c3%a7%c3%a3o%20-%20um%20olhar%20para%20o%20compor%20pautado%20em%20um%20estudo%20cultural.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32051/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32051/3/Vinicius%20Amaro.%20Candombl%c3%a9%2c%20ritmo%20e%20cria%c3%a7%c3%a3o%20-%20um%20olhar%20para%20o%20compor%20pautado%20em%20um%20estudo%20cultural.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b5dcb8d998a2d8ac8c5372e1433ab29
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
4fa18a59a5605497b1d77e400deea0c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798059318846685184