Uma face da twitteratura: a produção de microcontos no Twitter

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Raphaelle Nascimento
Orientador(a): Couto, Edvaldo Souza
Banca de defesa: Ficoseco, Veronica Sofia, Santana, Camila Lima Santana e, Lima, Elizabeth Gonzaga de, Nonato, Emanuel do Rosário Santos, Couto, Edvaldo Souza
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32700
Resumo: Na cibercultura, a conexão em rede se tornou, em certa medida, um dos parâmetros estruturantes das relações humanas e dos modos de ser e de estar nas sociedades conectadas. Nessa mesma perspectiva, a cultura digital vem interferindo fortemente no modo como os sujeitos consomem, produzem, disseminam conteúdos e se relacionam com os bens de produção estético-cultural em seus mais variados aspectos e formatos. Nesse cenário, as redes sociais digitais alcançaram um espaço estruturante nas formas de narrar a vida cotidiana e se tornaram um ambiente fértil e acolhedor também para a produção de narrativas literárias como o microconto. Nesse contexto, a tese discute e analisa a produção de microcontos na rede social Twitter, a qual se configura como uma das vertentes do fenômeno intitulado twitteratura. O objetivo foi investigar as manifestações de aspectos distintivos da escrita interativa em rede na produção de microcontos no Twitter. A pesquisa adotou aportes teóricos que permitiram estabelecer uma intersecção entre os estudos acerca da forma narrativa microconto e os estudos sobre as redes sociais digitais enquanto espaço de produção de bens culturais e de manifestação de comportamentos e modos de ser e estar nas sociedades conectadas. A investigação teve como principais campos teóricos os Estudos Literários e os da Cibercultura, em especial, aqueles que se referem ao Twitter. Portanto, trata-se de uma pesquisa realizada a partir da observação encoberta de 12 perfis do Twitter selecionados para o estudo a partir de sua produção de twitteratura. O método utilizado foi o qualitativo, de cunho descritivo, analítico e interpretativo. O corpus final da pesquisa foi composto pelos elementos de constituição dos perfis no Twitter (nome de usuário, biografia, foto de perfil e/ou capa); pelos 33 tweets literários selecionados; pelas postagens relacionadas à prática de escrita de microcontos; e pelos dados referentes às interações e movimentação em rede dos tweets postados. Por meio da análise desses elementos, foi possível constatar que: a) a forma compartilhada e interativa como os microcontos podem circular no Twitter, legitima e modifica uma prática social de escrita literária distinta das formas anteriores, embora não seja inteiramente nova; b) o Twitter, enquanto espaço de produção da twitteratura, ainda não apresenta um fluxo de escrita com repercussão ampliada através dos recursos de engajamento e interação da rede, nem condizente com suas possibilidades de alcance global; e c) o Twitter é um espaço propício para abrigar as micronarrativas em rede, mas também no contexto da cibercultura, a produção de textos literários em rede apresenta dificuldades de alcançar seu público, semelhante ao que ocorre nas mídias impressas. Dentre outros aspectos, consideramos importante salientar como principal resultado desta pesquisa, a percepção da capacidade potencial que a escrita literária em rede possui para promover a educação das sensibilidades através do acionamento de estratégicas estéticas e de recursos do ambiente em rede. Concluímos que esse pode ser um elemento estruturante para pensar as aprendizagens em rede como um caminho para a vivência estética de um ensino de literatura mais movente e compartilhado.
id UFBA-2_e85bd7ae0a8fbac8902052c9e1240e06
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/32700
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Silva, Raphaelle NascimentoSilva, Raphaelle NascimentoCouto, Edvaldo SouzaFicoseco, Veronica SofiaSantana, Camila Lima Santana eLima, Elizabeth Gonzaga deNonato, Emanuel do Rosário SantosCouto, Edvaldo Souza2021-01-26T17:55:21Z2021-01-26T17:55:21Z2021-01-262020-03-02Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32700Na cibercultura, a conexão em rede se tornou, em certa medida, um dos parâmetros estruturantes das relações humanas e dos modos de ser e de estar nas sociedades conectadas. Nessa mesma perspectiva, a cultura digital vem interferindo fortemente no modo como os sujeitos consomem, produzem, disseminam conteúdos e se relacionam com os bens de produção estético-cultural em seus mais variados aspectos e formatos. Nesse cenário, as redes sociais digitais alcançaram um espaço estruturante nas formas de narrar a vida cotidiana e se tornaram um ambiente fértil e acolhedor também para a produção de narrativas literárias como o microconto. Nesse contexto, a tese discute e analisa a produção de microcontos na rede social Twitter, a qual se configura como uma das vertentes do fenômeno intitulado twitteratura. O objetivo foi investigar as manifestações de aspectos distintivos da escrita interativa em rede na produção de microcontos no Twitter. A pesquisa adotou aportes teóricos que permitiram estabelecer uma intersecção entre os estudos acerca da forma narrativa microconto e os estudos sobre as redes sociais digitais enquanto espaço de produção de bens culturais e de manifestação de comportamentos e modos de ser e estar nas sociedades conectadas. A investigação teve como principais campos teóricos os Estudos Literários e os da Cibercultura, em especial, aqueles que se referem ao Twitter. Portanto, trata-se de uma pesquisa realizada a partir da observação encoberta de 12 perfis do Twitter selecionados para o estudo a partir de sua produção de twitteratura. O método utilizado foi o qualitativo, de cunho descritivo, analítico e interpretativo. O corpus final da pesquisa foi composto pelos elementos de constituição dos perfis no Twitter (nome de usuário, biografia, foto de perfil e/ou capa); pelos 33 tweets literários selecionados; pelas postagens relacionadas à prática de escrita de microcontos; e pelos dados referentes às interações e movimentação em rede dos tweets postados. Por meio da análise desses elementos, foi possível constatar que: a) a forma compartilhada e interativa como os microcontos podem circular no Twitter, legitima e modifica uma prática social de escrita literária distinta das formas anteriores, embora não seja inteiramente nova; b) o Twitter, enquanto espaço de produção da twitteratura, ainda não apresenta um fluxo de escrita com repercussão ampliada através dos recursos de engajamento e interação da rede, nem condizente com suas possibilidades de alcance global; e c) o Twitter é um espaço propício para abrigar as micronarrativas em rede, mas também no contexto da cibercultura, a produção de textos literários em rede apresenta dificuldades de alcançar seu público, semelhante ao que ocorre nas mídias impressas. Dentre outros aspectos, consideramos importante salientar como principal resultado desta pesquisa, a percepção da capacidade potencial que a escrita literária em rede possui para promover a educação das sensibilidades através do acionamento de estratégicas estéticas e de recursos do ambiente em rede. Concluímos que esse pode ser um elemento estruturante para pensar as aprendizagens em rede como um caminho para a vivência estética de um ensino de literatura mais movente e compartilhado.ABSTRACT In cyberculture, network connection has to some extent become one of the structuring parameters of human relations and the ways of being in connected societies. In this same perspective, digital culture has been strongly interfering in the way subjects consume, produce, disseminate content and relate to the aesthetic-cultural production goods in their most varied aspects and formats. In this scenario, digital social networks have reached a structuring space in the ways of narrating everyday life and have become a fertile and welcoming environment for the production of literary narratives such as the micro-fiction. In this context, the thesis discusses and analyzes the production of micro-fictions in the social network Twitter, which is configured as one of the aspects of the phenomenon entitled twitterature. The objective was to investigate the manifestations of distinctive aspects of network interactive writing in the production of micro-fictions on Twitter. The research adopted theoretical contributions that allowed establishing an intersection between studies on the narrative form micro-fiction and studies on digital social networks as a space for the production of cultural goods and manifestation of behaviors and ways of being in connected societies. The research had as main theoretical fields the Literary Studies and those of Cyberculture, especially those that refer to Twitter. Therefore, it is a research conducted from the covert observation of 12 Twitter profiles selected for the study from their twitterature production. The method used was qualitative of descriptive nature, analytical and interpretative. The final corpus of the research was composed by the elements of the constitution of the profiles in Twitter (username, biography, profile photo and/or cover); by the 33 selected literary tweets; for posts related to the practice of writing micro-fictions; and data regarding interactions and network movement of posted tweets. Through the analysis of these elements, it was found that: a) the shared and interactive way that micro-fictions can circulate on Twitter, legitimizes and modifies a social practice of literary writing distinct from previous forms, although not entirely new; b) Twitter, as a twitterature production space, does not yet have a writing flow with extended repercussions through the network's engagement and interaction resources, nor befitting its possibilities of global reach; and c) Twitter is a suitable space to host networked micro-narratives, but also in the context of cyberculture, the production of networked literary texts presents difficulties to reach its audience, similar to what occurs in print media. Among other aspects, we consider it important to highlight as the main result of this research, the perception of the potential capacity of network literary writing has to promote the education of sensibilities through the activation of aesthetic strategies and resources of the network environment. We conclude that this can be a structuring element for thinking about network learning as a way for the aesthetic experience of a more moving and shared literature teaching.Submitted by Raphaelle Nascimento Silva (raphaelle.ns@hotmail.com) on 2021-01-25T17:34:42Z No. of bitstreams: 1 TESE_UMA FACE DA TWITTERATURA - A PRODUÇÃO DE MICROCONTOS NO TWITTER_REPOSITÓRIO_UFBA.pdf: 3939963 bytes, checksum: dbfa281b2932ae528268bdac81f67973 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2021-01-26T17:55:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_UMA FACE DA TWITTERATURA - A PRODUÇÃO DE MICROCONTOS NO TWITTER_REPOSITÓRIO_UFBA.pdf: 3939963 bytes, checksum: dbfa281b2932ae528268bdac81f67973 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-26T17:55:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_UMA FACE DA TWITTERATURA - A PRODUÇÃO DE MICROCONTOS NO TWITTER_REPOSITÓRIO_UFBA.pdf: 3939963 bytes, checksum: dbfa281b2932ae528268bdac81f67973 (MD5)EducaçãoLetrasTecnologia educacionalCiberculturaTwitteraturaTwitterMicrocontoLiteratura e internetContosEducational technologyCybercultureTwitteratureMicro-fictionUma face da twitteratura: a produção de microcontos no Twitterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFBA/FACEDBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE_UMA FACE DA TWITTERATURA - A PRODUÇÃO DE MICROCONTOS NO TWITTER_REPOSITÓRIO_UFBA.pdfTESE_UMA FACE DA TWITTERATURA - A PRODUÇÃO DE MICROCONTOS NO TWITTER_REPOSITÓRIO_UFBA.pdfapplication/pdf3939963https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32700/1/TESE_UMA%20FACE%20DA%20TWITTERATURA%20-%20A%20PRODU%c3%87%c3%83O%20DE%20MICROCONTOS%20NO%20TWITTER_REPOSIT%c3%93RIO_UFBA.pdfdbfa281b2932ae528268bdac81f67973MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32700/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTESE_UMA FACE DA TWITTERATURA - A PRODUÇÃO DE MICROCONTOS NO TWITTER_REPOSITÓRIO_UFBA.pdf.txtTESE_UMA FACE DA TWITTERATURA - A PRODUÇÃO DE MICROCONTOS NO TWITTER_REPOSITÓRIO_UFBA.pdf.txtExtracted texttext/plain445159https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32700/3/TESE_UMA%20FACE%20DA%20TWITTERATURA%20-%20A%20PRODU%c3%87%c3%83O%20DE%20MICROCONTOS%20NO%20TWITTER_REPOSIT%c3%93RIO_UFBA.pdf.txt2c6a8af6f6e12b80a0b16e69c2cd21f9MD53ri/327002022-07-05 14:04:05.957oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:05Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma face da twitteratura: a produção de microcontos no Twitter
title Uma face da twitteratura: a produção de microcontos no Twitter
spellingShingle Uma face da twitteratura: a produção de microcontos no Twitter
Silva, Raphaelle Nascimento
Educação
Letras
Tecnologia educacional
Cibercultura
Twitteratura
Twitter
Microconto
Literatura e internet
Contos
Educational technology
Cyberculture
Twitterature
Micro-fiction
title_short Uma face da twitteratura: a produção de microcontos no Twitter
title_full Uma face da twitteratura: a produção de microcontos no Twitter
title_fullStr Uma face da twitteratura: a produção de microcontos no Twitter
title_full_unstemmed Uma face da twitteratura: a produção de microcontos no Twitter
title_sort Uma face da twitteratura: a produção de microcontos no Twitter
author Silva, Raphaelle Nascimento
author_facet Silva, Raphaelle Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raphaelle Nascimento
Silva, Raphaelle Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Couto, Edvaldo Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ficoseco, Veronica Sofia
Santana, Camila Lima Santana e
Lima, Elizabeth Gonzaga de
Nonato, Emanuel do Rosário Santos
Couto, Edvaldo Souza
contributor_str_mv Couto, Edvaldo Souza
Ficoseco, Veronica Sofia
Santana, Camila Lima Santana e
Lima, Elizabeth Gonzaga de
Nonato, Emanuel do Rosário Santos
Couto, Edvaldo Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
Letras
topic Educação
Letras
Tecnologia educacional
Cibercultura
Twitteratura
Twitter
Microconto
Literatura e internet
Contos
Educational technology
Cyberculture
Twitterature
Micro-fiction
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Cibercultura
Twitteratura
Twitter
Microconto
Literatura e internet
Contos
Educational technology
Cyberculture
Twitterature
Micro-fiction
description Na cibercultura, a conexão em rede se tornou, em certa medida, um dos parâmetros estruturantes das relações humanas e dos modos de ser e de estar nas sociedades conectadas. Nessa mesma perspectiva, a cultura digital vem interferindo fortemente no modo como os sujeitos consomem, produzem, disseminam conteúdos e se relacionam com os bens de produção estético-cultural em seus mais variados aspectos e formatos. Nesse cenário, as redes sociais digitais alcançaram um espaço estruturante nas formas de narrar a vida cotidiana e se tornaram um ambiente fértil e acolhedor também para a produção de narrativas literárias como o microconto. Nesse contexto, a tese discute e analisa a produção de microcontos na rede social Twitter, a qual se configura como uma das vertentes do fenômeno intitulado twitteratura. O objetivo foi investigar as manifestações de aspectos distintivos da escrita interativa em rede na produção de microcontos no Twitter. A pesquisa adotou aportes teóricos que permitiram estabelecer uma intersecção entre os estudos acerca da forma narrativa microconto e os estudos sobre as redes sociais digitais enquanto espaço de produção de bens culturais e de manifestação de comportamentos e modos de ser e estar nas sociedades conectadas. A investigação teve como principais campos teóricos os Estudos Literários e os da Cibercultura, em especial, aqueles que se referem ao Twitter. Portanto, trata-se de uma pesquisa realizada a partir da observação encoberta de 12 perfis do Twitter selecionados para o estudo a partir de sua produção de twitteratura. O método utilizado foi o qualitativo, de cunho descritivo, analítico e interpretativo. O corpus final da pesquisa foi composto pelos elementos de constituição dos perfis no Twitter (nome de usuário, biografia, foto de perfil e/ou capa); pelos 33 tweets literários selecionados; pelas postagens relacionadas à prática de escrita de microcontos; e pelos dados referentes às interações e movimentação em rede dos tweets postados. Por meio da análise desses elementos, foi possível constatar que: a) a forma compartilhada e interativa como os microcontos podem circular no Twitter, legitima e modifica uma prática social de escrita literária distinta das formas anteriores, embora não seja inteiramente nova; b) o Twitter, enquanto espaço de produção da twitteratura, ainda não apresenta um fluxo de escrita com repercussão ampliada através dos recursos de engajamento e interação da rede, nem condizente com suas possibilidades de alcance global; e c) o Twitter é um espaço propício para abrigar as micronarrativas em rede, mas também no contexto da cibercultura, a produção de textos literários em rede apresenta dificuldades de alcançar seu público, semelhante ao que ocorre nas mídias impressas. Dentre outros aspectos, consideramos importante salientar como principal resultado desta pesquisa, a percepção da capacidade potencial que a escrita literária em rede possui para promover a educação das sensibilidades através do acionamento de estratégicas estéticas e de recursos do ambiente em rede. Concluímos que esse pode ser um elemento estruturante para pensar as aprendizagens em rede como um caminho para a vivência estética de um ensino de literatura mais movente e compartilhado.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-26T17:55:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-26T17:55:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32700
dc.identifier.other.none.fl_str_mv Tese
identifier_str_mv Tese
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA/FACED
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32700/1/TESE_UMA%20FACE%20DA%20TWITTERATURA%20-%20A%20PRODU%c3%87%c3%83O%20DE%20MICROCONTOS%20NO%20TWITTER_REPOSIT%c3%93RIO_UFBA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32700/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32700/3/TESE_UMA%20FACE%20DA%20TWITTERATURA%20-%20A%20PRODU%c3%87%c3%83O%20DE%20MICROCONTOS%20NO%20TWITTER_REPOSIT%c3%93RIO_UFBA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dbfa281b2932ae528268bdac81f67973
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
2c6a8af6f6e12b80a0b16e69c2cd21f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970648488345600