Eficácia de uma tecnologia educativa na redução de sintomas musculoesqueléticos em cuidadores domiciliares de pessoas idosas: estudo piloto de ensaio clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Gomes, Nildete Pereira lattes
Orientador(a): Pedreira, Larissa Chaves
Banca de defesa: Ferraz, Daniel Dominguez, Coelho, Ana Carla Carvalho, Lopes, Arianna Oliveira Santana, Pedreira, Larissa Chaves, Gomes Neto, Mansueto, Reis, Luciana Araújo, Pires, Claudia Geovana da Silva, Guedes, Alex
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Departamento: Escola de Enfermagem
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36416
Resumo: Testar a eficácia de uma tecnologia educativa na redução de sintomas musculoesqueléticos apresentados por cuidadores domiciliares de pessoas idosas. Metodologia: Piloto de ensaio clínico randomizado, uni-cego. Os participantes foram cuidadores de idosos cadastrados em um centro de referência ao atendimento à população idosa em Salvador, Bahia. A randomização ocorreu com 45 participantes, alocando 23 no grupo controle e 22 no grupo intervenção. A coleta foi realizada entre setembro e dezembro de 2021, remotamente. Inicialmente, aplicou-se o questionário sociodemográfico e de saúde, questionário nórdico de sintoma osteomuscular e escala visual analógica. A intervenção ocorreu em três etapas: envio e treinamento do manual educativo para orientação acerca do autocuidado; envio e treinamento do vídeo com orientações posturais durante a realização do cuidado ao idoso; acompanhamento duas vezes por semana durante dois meses, por mensagens de texto ou ligação conforme preferência do cuidador, a fim de fortalecer o aprendizado, sanar dúvidas e lembrá-los para a realização diária dos cuidados contidos no manual. Para o grupo controle não foi oferecida intervenção. Após 15 dias da finalização da intervenção foram reaplicados o questionário nórdico de sintoma osteomuscular, considerando apenas a pergunta referente aos sete dias, e escala visual analógica. O desfecho primário é a redução de sintomas musculoesqueléticos apresentados pelos cuidadores. As análises foram realizadas por protocolo do ensaio clínico, utilizando o software livre JAMOVI. Foram utilizadas estatísticas descritivas, os testes t de Student, Qui-quadrado ou exato de Fisher e intervalos de confiança a 95%. Foi considerado como valor significativo p<0,05. Resultados: Dos 45 cuidadores entrevistados a maioria era do sexo feminino (86,7%), filhas (68,9%), na faixa etária entre 26 e 72 anos, negras (88,8%), com ensino médio (46,7%), residentes em bairros periféricos (55,9%), com renda familiar entre um e três salários mínimos (82,2%). Destes, 51,1% cuidam do idoso por tempo superior a 19 horas/dia, 97,8% não fez curso de cuidador, 86,7% cuidam do idoso há mais de um ano, 68,9% têm apoio no cuidado e 64,4% têm orientação de profissional para desempenhar o cuidado. No que tange ao piloto do ensaio clínico randomizado, completaram todas as etapas do estudo 32/45 cuidadores (GI=12 e GC=20). Dos cuidadores participantes do grupo intervenção, nos últimos sete dias, 91,66% apresentaram redução da dor em coluna cervical e joelho, havendo diferença estatisticamente significante (p=0.030). Em relação a intensidade da dor no quadril, 75,0% do grupo intervenção não apresentaram dor ou apresentaram dor leve, diferença estatisticamente significante (p= 0.025). Conclusão: A tecnologia educativa em saúde utilizada no domicílio permitiu a redução de sintomas musculoesqueléticos apresentados nos segmentos corporais cervical, joelho e quadril do grupo intervenção. O estudo fortalece a necessidade de ações voltadas para promoção da saúde de cuidadores de idosos, destacanso que profissionais de saúde devem estar aptos a atender de maneira integral o idoso e seu cuidador por meio dessas ações, visando não somente garantir que o cuidado ao idoso seja realizado com segurança, mas também incentivando o autocuidado do cuidador. Sugere-se a realização de outros estudos para a translação do conhecimento por meio de intervenções educativas para garantir qualidade à saúde física de quem cuida.
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A intervenção ocorreu em três etapas: envio e treinamento do manual educativo para orientação acerca do autocuidado; envio e treinamento do vídeo com orientações posturais durante a realização do cuidado ao idoso; acompanhamento duas vezes por semana durante dois meses, por mensagens de texto ou ligação conforme preferência do cuidador, a fim de fortalecer o aprendizado, sanar dúvidas e lembrá-los para a realização diária dos cuidados contidos no manual. Para o grupo controle não foi oferecida intervenção. Após 15 dias da finalização da intervenção foram reaplicados o questionário nórdico de sintoma osteomuscular, considerando apenas a pergunta referente aos sete dias, e escala visual analógica. O desfecho primário é a redução de sintomas musculoesqueléticos apresentados pelos cuidadores. As análises foram realizadas por protocolo do ensaio clínico, utilizando o software livre JAMOVI. Foram utilizadas estatísticas descritivas, os testes t de Student, Qui-quadrado ou exato de Fisher e intervalos de confiança a 95%. Foi considerado como valor significativo p<0,05. Resultados: Dos 45 cuidadores entrevistados a maioria era do sexo feminino (86,7%), filhas (68,9%), na faixa etária entre 26 e 72 anos, negras (88,8%), com ensino médio (46,7%), residentes em bairros periféricos (55,9%), com renda familiar entre um e três salários mínimos (82,2%). Destes, 51,1% cuidam do idoso por tempo superior a 19 horas/dia, 97,8% não fez curso de cuidador, 86,7% cuidam do idoso há mais de um ano, 68,9% têm apoio no cuidado e 64,4% têm orientação de profissional para desempenhar o cuidado. No que tange ao piloto do ensaio clínico randomizado, completaram todas as etapas do estudo 32/45 cuidadores (GI=12 e GC=20). Dos cuidadores participantes do grupo intervenção, nos últimos sete dias, 91,66% apresentaram redução da dor em coluna cervical e joelho, havendo diferença estatisticamente significante (p=0.030). Em relação a intensidade da dor no quadril, 75,0% do grupo intervenção não apresentaram dor ou apresentaram dor leve, diferença estatisticamente significante (p= 0.025). Conclusão: A tecnologia educativa em saúde utilizada no domicílio permitiu a redução de sintomas musculoesqueléticos apresentados nos segmentos corporais cervical, joelho e quadril do grupo intervenção. O estudo fortalece a necessidade de ações voltadas para promoção da saúde de cuidadores de idosos, destacanso que profissionais de saúde devem estar aptos a atender de maneira integral o idoso e seu cuidador por meio dessas ações, visando não somente garantir que o cuidado ao idoso seja realizado com segurança, mas também incentivando o autocuidado do cuidador. Sugere-se a realização de outros estudos para a translação do conhecimento por meio de intervenções educativas para garantir qualidade à saúde física de quem cuida.To test the effectiveness of an educational technology in reducing musculoskeletal symptoms perceived by home caregivers of elderly people. Methodology: Pilot randomized, single-blind clinical trial. The participants were caregivers of the elderly registered at a referral center for the care of the elderly population in Salvador, Bahia. Randomization took place with 45 participants, allocating 23 in the control group and 22 in the intervention group. The collection was carried out between September and December 2021, remotely. Initially, the sociodemographic and health questionnaire, the Nordic musculoskeletal symptom questionnaire and the visual analogue scale were applied. The intervention took place in three stages: sending and training the educational manual for guidance on self-care; sending and training the video with postural guidelines during care for the elderly; monitoring twice a week for two months, by text messages or call according to the caregiver's preference, in order to strengthen learning, solve doubts and remind them to perform the daily care contained in the manual. No intervention was offered to the control group. After 15 days of completion of the intervention, the Nordic questionnaire on musculoskeletal symptoms was reapplied, considering only the question referring to the seven days, and the visual analogue scale. The primary outcome is a reduction in musculoskeletal symptoms perceived by caregivers. Analyzes were performed according to the clinical trial protocol, using the free software JAMOVI. Descriptive statistics, Student's t, chi-square or Fisher's exact tests and 95% confidence intervals were used. P<0.05 was considered a significant value. Results: Of the 45 caregivers interviewed, the majority were female (86.7%), daughters (68.9%), aged between 26 and 72 years, black (88.8%), with high school (46, 7%), living in peripheral neighborhoods (55.9%), with family income between one and three minimum wages (82.2%). Of these, 51.1% take care of the elderly for more than 19 hours/day, 97.8% have not taken a caregiver course, 86.7% have taken care of the elderly for more than a year, 68.9% have care support and 64.4% have professional guidance to provide care. Regarding the pilot of the randomized clinical trial, 32/45 caregivers completed all stages of the study (IG=12 and CG=20). Of the caregivers participating in the intervention group, in the last seven days, 91.66% had a reduction in pain in the cervical spine and knee, with a statistically significant difference (p=0.030). Regarding the intensity of hip pain, 75.0% of the intervention group had no pain or had mild pain, a statistically significant difference (p=0.025). Conclusion: The educational health technology used at home allowed the reduction of musculoskeletal symptoms perceived in the cervical, knee and hip body segments of the intervention group. The study strengthens the need for actions aimed at promoting the health of caregivers of the elderly, emphasizing that health professionals must be able to provide comprehensive care to the elderly and their caregivers through these actions, aiming not only to ensure that care for the elderly is carried out safely, but also encouraging the caregiver's self-care. It is suggested to carry out other studies for the translation of knowledge through educational interventions to guarantee quality to the physical health of those who care.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-12-07T18:54:14Z No. of bitstreams: 1 Tese finalizada_Nildete_Gomes_2022.pdf: 5191036 bytes, checksum: 04b93983a69a42a3939c51f5a17ed23d (MD5)Approved for entry into archive by Edvaldo Souza (edvaldosouza@ufba.br) on 2022-12-16T18:53:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese finalizada_Nildete_Gomes_2022.pdf: 5191036 bytes, checksum: 04b93983a69a42a3939c51f5a17ed23d (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-16T18:53:15Z (GMT). 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