Produção do conhecimento dos professores do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA : realidade e possibilidade na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Ivson Conceição
Orientador(a): Peixoto, Elza Margarida de Mendonça
Banca de defesa: Taffarel, Celi Nelza Zulke, Sá, Kátia Oliver de, Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19036
Resumo: A presente dissertação trata de uma investigação que buscou conhecer a realidade em que se desenvolve a produção do conhecimento dos professores doutores efetivos do curso de Educação Física da Universidade Federal da Bahia considerando os supostos epistemológicos, ontológicos, gnosiológicos, axiológicos. Fundamentada na teoria marxista, apresenta a seguinte problemática: qual a realidade que explica no movimento da história do modo de produção capitalista da existência a produção do conhecimento Stricto Sensu (teses) dos professores efetivos que trabalham no curso de formação de professores de Educação Física da Universidade Federal da Bahia no período de 1993 a 2013? Cujo objetivo foi analisar a realidade que explica, no movimento da história do modo produção capitalista, os determinantes da produção do conhecimento Stricto Sensu dos professores doutores efetivos que trabalham no curso de formação de professores de Educação Física da Universidade Federal da Bahia. Para isso, o processo de investigação se desdobrou da seguinte forma: a) mapeamento dos nomes dos professores extraído do site Faculdade de Educação da UFBA; b) acesso a plataforma Lattes para realização da caracterização, considerando: área de graduação; titulação da pós; IES de formação da pós-graduação Stricto Sensu; área do curso de pós-graduação Stricto Sensu; linha de pesquisa; agência de fomento, caso tenha tido bolsa; título da pesquisa; ano de defesa; orientador; c) levantamento das teses nos bancos de dados on-line; d) leitura e análise das teses, e) registro da leitura analítica agrupada num processo de síntese progressiva buscando identificar os dados apontados na matriz epistemológica considerando: nome de pesquisadores; título da pesquisa; autor/data; palavras-chave; objeto de pesquisa; problema/questão central; objetivo geral; relevância social; tese/hipótese; fonte de coletas das informações; técnicas de pesquisa; técnica de análise dos dados; principais conclusões; principais recomendações; critério de cientificidade; supostos ontológicos, gnosiológicos, axiológicos e teleológicos; concepção de formação/educação; concepção de Educação Física. A pesquisa buscou também os nexos e as contradições com a formação social brasileira, a história da universidade no Brasil, as políticas neoliberais e as determinações dos organismos multilaterais nos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva no processo mercadorização do ensino superior e da produção científica, e as orientações dos Planos Nacionais de Pós-Graduação. Conclui apontando que as determinações externas que rebateram nas produções das ideias no âmbito da formação professores do curso de Educação Física UFBA foram: a) atraso e contenção proposital desenvolvimento das forças produtivas no Brasil pelas metrópoles e condescendência de uma classe dominante débil e inerte; b) A constituição tardia da universidade brasileira e um projeto de educação superior voltada para as elites com dependência científica europeia e norte-americana; c) as reformas universitárias buscaram prioritariamente atender os interesses das classes dominantes, médias e do setor produtivo sob o discurso do desenvolvimento nacional; d) a ditadura empresarial-militar e a contenção das ideias marxista para explicação da realidade e a preconização do ideário tecnocrata e subjetivista na produção científica e a privatização do ensino superior; e) as determinações dos projetos educacionais impostos pelos organismos multilaterais- FMI, BM, OMC encabeçado pelas políticas norte-americanas; f) a política neoliberal como indutora do processo de privatização da universidade pública e do ensino superior e da mercadorização e volatilidade do conhecimento científico; g) os Planos Nacionais de Pós-Graduação como orientadores do conhecimento que precisa ser produzido na Universidade. Em suma, a produção do conhecimento na Educação Física, enquanto uma força produtiva, não deve meramente se fundamentar pelas representações, pela subjetividade, pela imagem vazia do real, pela história de vida dos sujeitos, mas efetivamente explicar seus objetos de investigação situados na história real da luta de classes, para que seja possível compreender os nexos e as contradições que vem impedindo o ser humano de desenvolver as múltiplas capacidades e plenas condições de liberdade universal.
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spelling Silva, Ivson ConceiçãoPeixoto, Elza Margarida de MendonçaTaffarel, Celi Nelza ZulkeSá, Kátia Oliver dePereira, Maria de Fátima Rodrigues2016-05-02T15:56:50Z2016-05-02T15:56:50Z2016-05-022015-10-01Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19036A presente dissertação trata de uma investigação que buscou conhecer a realidade em que se desenvolve a produção do conhecimento dos professores doutores efetivos do curso de Educação Física da Universidade Federal da Bahia considerando os supostos epistemológicos, ontológicos, gnosiológicos, axiológicos. Fundamentada na teoria marxista, apresenta a seguinte problemática: qual a realidade que explica no movimento da história do modo de produção capitalista da existência a produção do conhecimento Stricto Sensu (teses) dos professores efetivos que trabalham no curso de formação de professores de Educação Física da Universidade Federal da Bahia no período de 1993 a 2013? Cujo objetivo foi analisar a realidade que explica, no movimento da história do modo produção capitalista, os determinantes da produção do conhecimento Stricto Sensu dos professores doutores efetivos que trabalham no curso de formação de professores de Educação Física da Universidade Federal da Bahia. Para isso, o processo de investigação se desdobrou da seguinte forma: a) mapeamento dos nomes dos professores extraído do site Faculdade de Educação da UFBA; b) acesso a plataforma Lattes para realização da caracterização, considerando: área de graduação; titulação da pós; IES de formação da pós-graduação Stricto Sensu; área do curso de pós-graduação Stricto Sensu; linha de pesquisa; agência de fomento, caso tenha tido bolsa; título da pesquisa; ano de defesa; orientador; c) levantamento das teses nos bancos de dados on-line; d) leitura e análise das teses, e) registro da leitura analítica agrupada num processo de síntese progressiva buscando identificar os dados apontados na matriz epistemológica considerando: nome de pesquisadores; título da pesquisa; autor/data; palavras-chave; objeto de pesquisa; problema/questão central; objetivo geral; relevância social; tese/hipótese; fonte de coletas das informações; técnicas de pesquisa; técnica de análise dos dados; principais conclusões; principais recomendações; critério de cientificidade; supostos ontológicos, gnosiológicos, axiológicos e teleológicos; concepção de formação/educação; concepção de Educação Física. A pesquisa buscou também os nexos e as contradições com a formação social brasileira, a história da universidade no Brasil, as políticas neoliberais e as determinações dos organismos multilaterais nos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva no processo mercadorização do ensino superior e da produção científica, e as orientações dos Planos Nacionais de Pós-Graduação. Conclui apontando que as determinações externas que rebateram nas produções das ideias no âmbito da formação professores do curso de Educação Física UFBA foram: a) atraso e contenção proposital desenvolvimento das forças produtivas no Brasil pelas metrópoles e condescendência de uma classe dominante débil e inerte; b) A constituição tardia da universidade brasileira e um projeto de educação superior voltada para as elites com dependência científica europeia e norte-americana; c) as reformas universitárias buscaram prioritariamente atender os interesses das classes dominantes, médias e do setor produtivo sob o discurso do desenvolvimento nacional; d) a ditadura empresarial-militar e a contenção das ideias marxista para explicação da realidade e a preconização do ideário tecnocrata e subjetivista na produção científica e a privatização do ensino superior; e) as determinações dos projetos educacionais impostos pelos organismos multilaterais- FMI, BM, OMC encabeçado pelas políticas norte-americanas; f) a política neoliberal como indutora do processo de privatização da universidade pública e do ensino superior e da mercadorização e volatilidade do conhecimento científico; g) os Planos Nacionais de Pós-Graduação como orientadores do conhecimento que precisa ser produzido na Universidade. Em suma, a produção do conhecimento na Educação Física, enquanto uma força produtiva, não deve meramente se fundamentar pelas representações, pela subjetividade, pela imagem vazia do real, pela história de vida dos sujeitos, mas efetivamente explicar seus objetos de investigação situados na história real da luta de classes, para que seja possível compreender os nexos e as contradições que vem impedindo o ser humano de desenvolver as múltiplas capacidades e plenas condições de liberdade universal.RESUMEN Esta disertación es una investigación que tuvo como objetivo conocer la realidad en que se desarrolla la producción de conocimiento de los profesores de doctorado del curso de Educación Física de la Universidad Federal de Bahía, considerando la supuesta epistemológica, ontológica, gnoseológica, axiológico. Sobre la base de la teoría marxista, tiene el siguiente problema: ¿cuál es la realidad la que explica el movimiento de la historia del modo de producción capitalista de la existencia de la producción de sentido estricto conocimiento (tesis) los maestros efectivos que trabajan en el curso de formación para profesores de educación física de Universidad Federal de Bahía, en el período 1993-2013? Cuyo objetivo fue analizar la realidad que explica el movimiento de la historia del modo de producción capitalista, los determinantes de la producción en sentido estricto conocimiento de los médicos docentes reales que trabajan en el curso de formación para profesores de educación física de la Universidad Federal de Bahía. Para ello, el proceso de investigación se desarrolló de la siguiente manera: a) la cartografía de los nombres de los maestros extraídos Facultad Sitio de Educación de UFBA; b) el acceso a la plataforma Lattes para llevar a cabo la caracterización, considerando: área de la graduación; después de la titulación; Formación IES stricto sensu de posgrado; Zona de Viaje stricto sensu de postgrado; línea de investigación; organismo de financiación, si cualquier bolsa de valores; Título de la encuesta; año de defensa; asesor; c) examen de tesis en las bases de datos en línea; d) la lectura y el análisis de las tesis, e) el registro de la lectura analítica agrupados en un proceso de síntesis progresiva buscando identificar los datos apuntan en la epistemología considerando: nombre de los investigadores; Título de la encuesta; autor / fecha; palabras clave; objeto de la investigación; problema / tema clave; propósito general; relevancia social; Tesis / hipótesis; fuente de información sobre las colecciones; técnicas de investigación; Técnica de análisis de datos; conclusiones principales; recomendaciones principales; criterios científicos; ontológica supuesto, gnoseológica, axiológica y teleológica; formación de diseño / educación; el diseño de la Educación Física. La encuesta también buscó las conexiones y contradicciones con la formación social de Brasil, la historia de la universidad en Brasil, las políticas neoliberales y las decisiones de las organizaciones multilaterales en el Fernando Henrique Cardoso y Luiz Inácio Lula da Silva en el proceso de mercantilización de enseñanza superior y científica, y los lineamientos del Plan Nacional de Estudios de Posgrado. Concluye señalando que las determinaciones externas que se opuso a la producción de ideas en la formación de los profesores de la asignatura de Educación Física UFBA fueron: a) la demora y el desarrollo de retención intencionada de las fuerzas productivas en Brasil por las ciudades y la condescendencia de una clase dirigente débil e inerte; b) El establecimiento tardío de la universidad brasileña y un proyecto de educación superior dedicada a las élites con dependencia científica de Europa y América del Norte; c) reformas universitarias buscaron principalmente servir a los intereses de las clases dominantes, mediano y el sector productivo en el marco del discurso del desarrollo nacional; d) la dictadura militar-corporativo y la contención de las ideas marxistas a la realidad explicación y preconización la ideología tecnocrática y subjetivista de la producción científica y la privatización de la educación superior; e) la determinación de los proyectos educativos impuestos por organizaciones multilaterais- FMI, BM, OMC encabezados por políticas de Estados Unidos; f) la política neoliberal para inducir la privatización de las universidades públicas y la educación superior y la mercantilización y la volatilidad de los conocimientos científicos; g) Planes Nacionales de Estudios de Posgrado como guía el conocimiento que necesita ser producido en la Universidad. En resumen, la producción de conocimiento en la educación física como una fuerza productiva, se debe no sólo ser basan por las representaciones, la subjetividad, la imagen real vacía, la historia de vida de los sujetos, pero explican efectivamente sus objetos de investigación situados en la historia lucha de clases real, de modo que usted pueda comprender las conexiones y contradicciones que ha estado bloqueando el ser humano para desarrollar múltiples habilidades y plenamente capaz de libertad universalSubmitted by Ivson Silva (silva.ivson@gmail.com) on 2016-04-28T12:56:44Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_IVSONSILVA.pdf: 2532656 bytes, checksum: 52743b9225661a3b069f50d1c8f0dd93 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-05-02T15:56:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_IVSONSILVA.pdf: 2532656 bytes, checksum: 52743b9225661a3b069f50d1c8f0dd93 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-02T15:56:50Z (GMT). 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