O letramento literário no livro didático de espanhol: tem pedra no caminho?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Coimbra, Ludmila Scarano Barros
Orientador(a): Paraquett, Marcia
Banca de defesa: Andrade Júnior, Antonio Francisco de, Costa, Julia Morena Silva da, Baptista, Livia Marcia Tiba Rádis, Souza, Carla Dameane Pereira de
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Letras
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28144
Resumo: Esta tese situa-se na área da Linguística Aplicada e tem por objetivo principal defender o estudo de textos literários representativos da literatura de língua espanhola, na Educação Básica, como um direito do jovem do Ensino Médio. Advogo pela presença, em sala de aula de espanhol como língua estrangeira, de uma coletânea literária diversificada quanto à autoria, temática e gênero literário, e de atividades de compreensão e produção de textos literários que colaborem para o letramento literário do estudante, na perspectiva intercultural. Esta investigação interpretativista e crítica, de natureza qualitativa, configura-se como uma pesquisa documental, já que possui como corpus uma coleção didática de espanhol aprovada no Programa Nacional do Livro Didático, edição de 2018: Confluencia. Como fundamentação teórica, destaco os estudos sobre letramento literário e interculturalidade, os quais foram essenciais para responder meu problema de pesquisa: O trabalho com o texto literário, na coleção de Ensino Médio Confluencia, colabora para o letramento literário do estudante, na perspectiva intercultural? Os seguintes objetivos guiaram e organizaram esta tese: promover uma discussão sobre a importância do letramento literário para a formação humana e cidadã do estudante da Educação Básica, na perspectiva intercultural; debater a literatura como um direito indispensável ao ser humano; compreender a trajetória dos livros didáticos de espanhol, a partir de leis e documentos oficiais que dizem respeito à educação brasileira; evidenciar as concepções teórico-metodológicas de literatura e de seu ensino, suas funções, discutindo conceitos do campo literário; avaliar se a coletânea de textos literários da coleção Confluencia apresenta diversidade de autoria, temática e gênero literário; e compreender como as atividades do Confluencia trabalham o texto literário. Os resultados da análise apontam para um avanço no tratamento dado ao texto literário, sobretudo pelo fato de não ser usado, na maioria das atividades, como pretexto para o ensino de estruturas gramaticais. Pode-se afirmar que, no geral, o letramento literário e a perspectiva intercultural são desenvolvidos. Quanto à coletânea literária, verificase um rompimento com uma tradição de maioria de textos espanhóis; a presença das literaturas argentina e uruguaia é significativa, embora ainda se mantenha a hegemonia do cânone, marcado pela escrita masculina e branca.
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Esta investigação interpretativista e crítica, de natureza qualitativa, configura-se como uma pesquisa documental, já que possui como corpus uma coleção didática de espanhol aprovada no Programa Nacional do Livro Didático, edição de 2018: Confluencia. Como fundamentação teórica, destaco os estudos sobre letramento literário e interculturalidade, os quais foram essenciais para responder meu problema de pesquisa: O trabalho com o texto literário, na coleção de Ensino Médio Confluencia, colabora para o letramento literário do estudante, na perspectiva intercultural? Os seguintes objetivos guiaram e organizaram esta tese: promover uma discussão sobre a importância do letramento literário para a formação humana e cidadã do estudante da Educação Básica, na perspectiva intercultural; debater a literatura como um direito indispensável ao ser humano; compreender a trajetória dos livros didáticos de espanhol, a partir de leis e documentos oficiais que dizem respeito à educação brasileira; evidenciar as concepções teórico-metodológicas de literatura e de seu ensino, suas funções, discutindo conceitos do campo literário; avaliar se a coletânea de textos literários da coleção Confluencia apresenta diversidade de autoria, temática e gênero literário; e compreender como as atividades do Confluencia trabalham o texto literário. Os resultados da análise apontam para um avanço no tratamento dado ao texto literário, sobretudo pelo fato de não ser usado, na maioria das atividades, como pretexto para o ensino de estruturas gramaticais. Pode-se afirmar que, no geral, o letramento literário e a perspectiva intercultural são desenvolvidos. Quanto à coletânea literária, verificase um rompimento com uma tradição de maioria de textos espanhóis; a presença das literaturas argentina e uruguaia é significativa, embora ainda se mantenha a hegemonia do cânone, marcado pela escrita masculina e branca.Esta tesis se sitúa en el área de Lingüística Aplicada y tiene por objetivo principal defender el estudio de textos literarios representativos de las literaturas de lengua española, en la Educación Básica, como un derecho del joven de la Enseñanza Media. Abogo por la presencia, en el aula de español como lengua extranjera, de una antología literaria diversificada en cuanto a la autoría, temática y género literario, y de actividades de comprensión y producción de textos literarios que colaboren para el desarrollo de la literacidad literaria del estudiante, en la perspectiva intercultural. Esta investigación interpretativa y crítica, de naturaleza cualitativa, se configura como una investigación documental, ya que posee como corpus una colección didáctica de español aprobada en el Programa Nacional do Livro Didático, edición de 2018: Confluencia. Como fundamentación teórica, destaco los estudios sobre literacidad literaria e interculturalidad, los cuales fueron esenciales para responder mi problema de investigación: ¿El trabajo con el texto literario colabora para la literacidad literaria del estudiante, en la perspectiva intercultural? Los siguientes objetivos guiaron y organizaron esta tesis: promover una discusión sobre la importancia de la literacidad literaria para la formación humana y ciudadana del estudiante, en una perspectiva intercultural; debatir la literatura como un derecho indispensable al ser humano; comprender la trayectoria de los libros didácticos de español, a partir de leyes y documentos oficiales que se refieren a la educación brasileña; evidenciar las concepciones teórico-metodológicas de literatura y de su enseñanza, sus funciones, discutiendo conceptos del campo literario; evaluar si la antología de textos literarios presenta diversidad de autoría, temática y género literario; y comprender cómo las actividades de Confluencia trabajan el texto literario. Los resultados del análisis apuntan a un avance en el tratamiento dado al texto literario, sobre todo por el hecho de no ser usado, en la mayoría de las actividades, como pretexto para la enseñanza de estructuras gramaticales. Se puede afirmar que, en general, la literacidad literaria y la perspectiva intercultural se desarrollan. En cuanto a la antología literaria, se verifica una ruptura con una tradición de mayoría de textos de España; la presencia de las literaturas argentina y uruguaya es significativa, aunque todavía se mantiene la hegemonía del canon, marcado por la escritura masculina y blanca.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-12-05T18:19:11Z No. of bitstreams: 1 TESE pós defesa com ficha catalográfica.pdf: 132289309 bytes, checksum: 53c51f2d660c2ac705794a9c172b7e16 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-12-07T20:50:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE pós defesa com ficha catalográfica.pdf: 132289309 bytes, checksum: 53c51f2d660c2ac705794a9c172b7e16 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-07T20:50:50Z (GMT). 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