Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Xavier, Raul de Jesus Nascimento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Carlos Eduardo Ribeiro
id UFBC_415f7fb3b575d8501f420c8fb4661ede
oai_identifier_str oai:BDTD:124401
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceitoAULAPROBLEMATIZAÇÃOVIOLÊNCIAPRECONCEITOESCOLACLASSPROBLEMATIZATIONVIOLENCEPREJUDICESCHOOLPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Carlos Eduardo RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Filosofia. São Bernardo do Campo, 2022A presente dissertação pretende uma reflexão filosófica, na área de ensino de Filosofia, de modo específico a aula de filosofia, enquanto acontecimento e sua possibilidade de ser um espaço de exercício de discussão e problematização com relação ao óbice da violência vivenciada no cotidiano escolar nas diversas formas de preconceitos. A pesquisa estrutura-se a partir dos registros de experiência de uma sequência didática proposta, ao longo de aproximadamente um bimestre, correspondendo aos meses de agosto e setembro, com o total de seis aulas, com o tema central abordado a violência na escola, especificamente, a unidade escolar na qual estamos inseridos. A problematização da temática da violência permite perceber a amplitude que a aula de filosofia assume quando os seus sujeitos passam a colocar a realidade como problema filosófico. Os âmbitos do tempo, do espaço e da atitude daqueles que de uma aula fazem parte - professor e estudante - aparecem como signos de representação de uma aula, que pode ter como temática um aspecto da realidade concreta do estudante e do professor. No que diz respeito à violência na escola, é fundamental a discussão acerca do poder disciplinar ao qual estão submetidos os sujeitos envolvidos na educação, poder este que é violento no modo que afeta o corpo dos indivíduos. Violentar, excluir e discriminar é violar o corpo do sujeito. Deste modo, a partir dos relatos de experiência da sequência didática aplicada e das reflexões dela surgidas, torna-se possível pensar em uma aula de filosofia que abranja os aspectos da vida concreta, ou que traga para a discussão filosófica questões que façam parte do cotidiano, mas que ainda estão à margem da problematização que poderiam ter, bem como perceber que, na aula de filosofia, cada estudante pode se colocar diante da reflexão de aspectos vivenciais, nos quais ele mesmo pode se ver e se reconhecer. A aula de filosofia, nesse sentido, se apresenta como uma experiência e um espaço de discussão e problematização de algo que o estudante conhece, entende e vivencia em seu próprio corpo, no caso a violência, nas várias formas de preconceito.The present dissertation intends a philosophical reflection in the area of Philosophy teaching, specifically the philosophy class as an event and its possibility of being a space for discussion and problematization in relation to the problem of violence experienced in the school routine in the different forms of prejudice. This research is structured from the experience records of a didactic sequence proposed over approximately one two-month period, corresponding to the months of August and September, with a total of six classes in which the central theme addressed was violence at school, specifically the school unit in which we are inserted. The problematization of the theme of violence allows us to perceive the amplitude that the philosophy class assumes when its subjects start to place reality as a philosophical problem. The scopes of time, space and the attitude of those who are part of a class - teacher and student - appear as signs of representation of a class that can have as its theme an aspect of the concrete reality of the student and the teacher. With regard to violence at school, it is essential to discuss the disciplinary power to which the subjects involved in education are subjected, a power that is violent in the way that it affects the body of individuals. To violate, exclude and discriminate is to violate the subject's body. In this way, from the experience reports of the applied didactic sequence and the reflections that emerged from it, it becomes possible to think of a philosophy class that covers aspects of concrete life, or that brings to the philosophical discussion questions that are part of everyday life. more that they are still on the sidelines of the problematization that they could have, as well as realizing that, in the philosophy class, each student can place himself before the reflection of experiential aspects in which he can see himself recognizing himself. The philosophy class, in this sense, is shown as an experience and a space for discussion and problematization of something that the student knows, understands and experiences in his own body, in this case, violence in the various forms of prejudice.Ribeiro, Carlos EduardoCarvalho, Alexandre Filordi deTorres, Fabiano RamosUniversidade Federal do ABCXavier, Raul de Jesus Nascimento2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf124 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401&midiaext=80867Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124401porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-08T08:57:11Zoai:BDTD:124401Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-08T08:57:11Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito
title Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito
spellingShingle Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito
Xavier, Raul de Jesus Nascimento
AULA
PROBLEMATIZAÇÃO
VIOLÊNCIA
PRECONCEITO
ESCOLA
CLASS
PROBLEMATIZATION
VIOLENCE
PREJUDICE
SCHOOL
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
title_short Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito
title_full Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito
title_fullStr Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito
title_full_unstemmed Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito
title_sort Aula-acontecimento : o ensino de filosofia no contexto escolar de violência e preconceito
author Xavier, Raul de Jesus Nascimento
author_facet Xavier, Raul de Jesus Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Eduardo
Carvalho, Alexandre Filordi de
Torres, Fabiano Ramos
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Raul de Jesus Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv AULA
PROBLEMATIZAÇÃO
VIOLÊNCIA
PRECONCEITO
ESCOLA
CLASS
PROBLEMATIZATION
VIOLENCE
PREJUDICE
SCHOOL
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
topic AULA
PROBLEMATIZAÇÃO
VIOLÊNCIA
PRECONCEITO
ESCOLA
CLASS
PROBLEMATIZATION
VIOLENCE
PREJUDICE
SCHOOL
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Carlos Eduardo Ribeiro
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124401&midiaext=80867
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124401
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
124 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994604279758848