Ensino de ciências por investigação na educação infantil : a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Rocha, Adriana Bigido
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126257
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Solange Wagner Locatelli
id UFBC_d4c345a468a30289c4e5eae3b058918b
oai_identifier_str oai:BDTD:126257
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Ensino de ciências por investigação na educação infantil : a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professoresMETACOGNIÇÃOAULA INVESTIGATIVAFORMAÇÃO DE PROFESSORESENSINO DE CIÊNCIASEDUCAÇÃO INFANTILSABERES DOCENTESMETACOGNITIONINVESTIGATIVE CLASSTEACHER TRAININGSCIENCE TEACHINGEARLY CHILDHOOD EDUCATIONTEACHING KNOWLEDGEPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Solange Wagner LocatelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino E História Das Ciências E Da Matemática. São Bernardo do Campo, 2023A presente pesquisa se efetivou com o objetivo de responder à questão: Como se dá a evolução na compreensão de professores da Educação Infantil acerca do Ensino de Ciências por investigação, considerando a relação entre o conhecimento sobre o Ensino Investigativo, a metacognição e os saberes mobilizados? Para isso, foram utilizados referenciais teóricos que abordam os saberes dos professores (TARDIF, 2014), o Ensino por Investigação (ZOMPERO; LABURÚ, 2011) e a Metacognição (BROJATO; PORTILHO, 2023; FLAVELL, 1976; LOCATELLI, 2014; SCHRAW, 1998). Como referencial metodológico, a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A presente pesquisa possui a orientação metodológica qualitativa e apresenta, como perspectiva teórica, um caráter interpretativo e foi realizada por meio do estudo de caso, em um curso de extensão oferecido na Universidade Federal do ABC, por meio remoto, para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais). Os dados foram produzidos tendo como base os seguintes objetivos: (1) revisão da literatura, no que tange à Educação infantil, a metacognição, a formação e saberes docentes; (2) como os professores unidocentes elaboram suas aulas de Ciências; (3) a mobilização de saberes e da metacognição por professores da Educação Infantil no ensino de Ciências. Durante o curso de extensão, os momentos foram gravados em áudio e vídeo para posterior transcrição e análise. Como principais resultados, na revisão bibliográfica, constatou-se que existem poucos trabalhos sobre Educação Infantil e Metacognição, e que os professores ensinam Ciências considerando como as crianças aprendem, sempre optando por conteúdos da área da Biologia (evolução, plantas e animais), pois utilizam mais os saberes experienciais por não dominarem o conteúdo. Os professores unidocentes elaboram suas aulas de Ciências por meio da sua ação e prática pedagógica, considerando o planejamento, a necessidade do grupo e o que os alunos já sabem, tendo o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Esse professor reflete acerca da adaptação de atividades para atender à necessidade da sua turma, utilizando diversos recursos e demonstrando muita dificuldade por não dominarem a disciplina. Com relação à Metacognição, os saberes docentes e o Ensino Investigativo, os resultados evidenciaram que os professores consideraram mais a ação reflexiva, trazendo indícios de autorregulação e monitoramento na elaboração e execução do planejamento. Mobilizam muito o saber experiencial e demonstram muita dificuldade no saber do conteúdo. Demonstram entendimento na evolução das etapas do Ensino Investigativo, bem como desmistificam o uso do laboratório como único e exclusivo para realizar as etapas do Ensino Investigativo. As professoras demonstraram indícios metacognitivos relacionados à tomada de consciência, ao autocontrole e à autopoiese. A pesquisa investigou a evolução da compreensão de professores da Educação Infantil sobre o ensino de Ciências, considerando a relação entre o conhecimento sobre o Ensino Investigativo, a Metacognição e os saberes mobilizados. Poucos trabalhos abordam esses conceitos para essa etapa de ensino. Os professores mobilizam saberes da experiência para ensinar Ciências, mas há uma lacuna significativa na reflexão crítica sobre sua própria prática. O curso de extensão contribuiu para que os professores refletissem mais sobre sua prática e demonstrassem indícios metacognitivos, como autorregulação e monitoramento no planejamento de suas aulas. Há necessidade de mais pesquisas sobre saberes docentes e metacognição em Ciências, em diferentes contextos.This research was carried out with the objective of answering the question: How does the evolution in the understanding of Early Childhood teachers about Science Teaching by investigation take place, considering the relationship between Investigative Teaching, metacognition and the mobilized knowledge? For this, theoretical references were used that address the knowledge of teachers (TARDIF, 2014), Teaching by Investigation (ZOMPERO; LABURÚ, 2011) and Metacognition (BROJATO; PORTILHO, 2023; FLAVELL, 1976; LOCATELLI, 2014; SCHRAW, 1998), and as a methodological framework, content analysis (BARDIN, 2011). The present research has a qualitative methodological orientation and presents, as a theoretical perspective, an interpretative character and was carried out through the case study, in an extension course offered at the Federal University of ABC, by remote means, for teachers of Kindergarten and Elementary School (early years). Data were produced based on the following objectives: (1) literature review, with regard to Early Childhood Education, metacognition, training, and teaching knowledge; (2) how single-teacher teachers develop their Science classes; (3) the mobilization of knowledge and metacognition by kindergarten teachers in Science teaching. During the extension course, the moments were recorded in audio and video for later transcription and analysis. As main results, in the literature review, it was found that there are few works on Early Childhood Education and Metacognition, that teachers teach Science considering how children learn and always opt for contents in the area of Biology (evolution, plants and animals), as they use more experiential knowledge for not mastering the content. Single-teachers develop their Science classes through their pedagogical action and practice, considering the planning, the group's needs, and what the students already know. The student is considered the protagonist in the teaching-learning process. This teacher reflects on adapting activities to meet the needs of his students, using several resources. They demonstrate difficulty for not mastering the discipline. With regard to metacognition, teaching knowledge and Investigative Teaching, the results showed that teachers most considered the reflexive action, bringing evidence of self-regulation and monitoring in the preparation and execution of planning. They mobilize a lot of experiential knowledge and demonstrate a lot of difficulty in knowing what to do content. They demonstrate understanding in the evolution of the stages of Investigative Teaching, as well as demystify the use of the laboratory as the only and exclusive way to carry out the stages of Investigative Teaching. The teachers showed metacognitive evidence related to awareness, self-control and autopoiesis. The research investigated the evolution of preschool teachers' understanding of science teaching, considering the relationship between knowledge about investigative teaching, metacognition and mobilized knowledge. Few works address these concepts for this stage of teaching. Teachers mobilize knowledge from experience to teach Science, but there is a significant gap in critical reflection on their own practice. The extension course helped teachers to reflect more on their practice and demonstrate metacognitive evidence, such as self-regulation and monitoring in the planning of their classes. There is a need for more research on teaching knowledge and metacognition in Science, in different contexts.Locatelli, Solange WagnerTestoni, Leonardo AndréRosa, Cleci Teresinha Werner daUniversidade Federal do ABCRocha, Adriana Bigido2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf128 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126257http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126257&midiaext=81154Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126257porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T08:58:19Zoai:BDTD:126257Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-04T08:58:19Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências por investigação na educação infantil : a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professores
title Ensino de ciências por investigação na educação infantil : a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professores
spellingShingle Ensino de ciências por investigação na educação infantil : a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professores
Rocha, Adriana Bigido
METACOGNIÇÃO
AULA INVESTIGATIVA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO DE CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO INFANTIL
SABERES DOCENTES
METACOGNITION
INVESTIGATIVE CLASS
TEACHER TRAINING
SCIENCE TEACHING
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
TEACHING KNOWLEDGE
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short Ensino de ciências por investigação na educação infantil : a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professores
title_full Ensino de ciências por investigação na educação infantil : a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professores
title_fullStr Ensino de ciências por investigação na educação infantil : a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professores
title_full_unstemmed Ensino de ciências por investigação na educação infantil : a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professores
title_sort Ensino de ciências por investigação na educação infantil : a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professores
author Rocha, Adriana Bigido
author_facet Rocha, Adriana Bigido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Locatelli, Solange Wagner
Testoni, Leonardo André
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Adriana Bigido
dc.subject.por.fl_str_mv METACOGNIÇÃO
AULA INVESTIGATIVA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO DE CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO INFANTIL
SABERES DOCENTES
METACOGNITION
INVESTIGATIVE CLASS
TEACHER TRAINING
SCIENCE TEACHING
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
TEACHING KNOWLEDGE
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic METACOGNIÇÃO
AULA INVESTIGATIVA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO DE CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO INFANTIL
SABERES DOCENTES
METACOGNITION
INVESTIGATIVE CLASS
TEACHER TRAINING
SCIENCE TEACHING
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
TEACHING KNOWLEDGE
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Solange Wagner Locatelli
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126257
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126257&midiaext=81154
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
128 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994605725745152