Modificação estrutural do cimento asfáltico do petróleo (CAP) com resíduos poliméricos da indústria calçadista, para utilização em pavimentos flexíveis.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: RIOS, Fábio Remy de Assunção. lattes
Orientador(a): MORAIS, Crislene Rodrigues da Silva. lattes, BARBOSA SOBRINHO, Ariosvaldo Alves. lattes
Banca de defesa: RODRIGUES, André Wesley Barbosa., BARACHO, Marcos Antônio Ribeiro., NASCIMENTO, José Jefferson da Silva.
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7177
Resumo: A engenharia de pavimento brasileira vivência atualmente uma realidade bastante desafiadora, o aumento expressivo do tráfego, combinado com uma grande necessidade de inovação para atender as deficiências e gargalos do setor rodoviário. Em contrapartida, a indústria calçadista gera altos índices de resíduos sólidos poliméricos, passivos estes que podem ser incorporados aos cimentos asfálticos para a melhoria de suas propriedades. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral caracterizar o cimento asfáltico do petróleo (CAP), modificado com resíduos poliméricos industriais do segmento calçadista (RCA), avaliar os efeitos resultantes da modificação deste ligante asfáltico, com base no asfalto puro, devido à incorporação dos resíduos para aproveitamento em pavimentação asfáltica flexível. Foi realizado o estudo da caracterização térmica e reológica dos cimentos asfálticos modificados CAPM1, CAPM2 e CAPM3. Para efeito de comparação, foi utilizado o asfalto CAP 50/70, oriundo da LUBNOR/ CE. O ligante asfáltico foi modificado pela incorporação dos resíduos de calçados, composto do elastômero Estireno Butadieno Rubber (SBR) e elastômero termoplástico Estireno Acetato de Vinila (EVA), denominado RCA, além do resíduo de rochas silicatadas (RRS). Os efeitos resultantes da modificação foram avaliados e os parâmetros investigados visaram à avaliação de problemas usuais tais como: deformação permanente, trincas térmicas e oxidação. Os ligantes modificados foram caracterizados através da Termogravimetria, Calorimetria Exploratória Diferencial, DTA, MEV, FTIR, viscosidade no equipamento BROOKFIELD, além de ensaios empíricos como Ponto de Amolecimento, Penetração, Ponto de Fulgor, Reologia avaliada através do ensaio DSR, além do envelhecimento simulado em RTFOT e estabilidade através da análise MARSHALL. O envelhecimento oxidativo do CAP PURO e modificado foi mensurado a partir da análise dos espectros no infravermelho, além da variação do módulo complexo de cisalhamento dinâmico após RTFOT. Os resultados mostraram que os asfaltos modificados diferem em relação ao CAP PURO, quando comparados a sua estabilidade térmica, degradação, resistência ao envelhecimento, penetração e reologia. A presença do RCA aumentou a resistência do asfalto ao processo oxidativo, provocou um aumento da viscosidade de forma não linear indicando que os polímeros não são aditivos inertes. O comportamento Não-Newtoniano foi verificado para os ligantes modificados. Os dados obtidos permitem inferir que o CAP Modificado é altamente afetado por fatores como temperatura e oxigênio. As técnicas utilizadas tais como FTIR, TGA e DSC foram concordantes em mostrar. Foi também verificada que a modificação dos CAPs com RCA, contribui para pavimentos mais resistentes a deformação permanente.
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Portanto, este trabalho teve como objetivo geral caracterizar o cimento asfáltico do petróleo (CAP), modificado com resíduos poliméricos industriais do segmento calçadista (RCA), avaliar os efeitos resultantes da modificação deste ligante asfáltico, com base no asfalto puro, devido à incorporação dos resíduos para aproveitamento em pavimentação asfáltica flexível. Foi realizado o estudo da caracterização térmica e reológica dos cimentos asfálticos modificados CAPM1, CAPM2 e CAPM3. Para efeito de comparação, foi utilizado o asfalto CAP 50/70, oriundo da LUBNOR/ CE. O ligante asfáltico foi modificado pela incorporação dos resíduos de calçados, composto do elastômero Estireno Butadieno Rubber (SBR) e elastômero termoplástico Estireno Acetato de Vinila (EVA), denominado RCA, além do resíduo de rochas silicatadas (RRS). Os efeitos resultantes da modificação foram avaliados e os parâmetros investigados visaram à avaliação de problemas usuais tais como: deformação permanente, trincas térmicas e oxidação. Os ligantes modificados foram caracterizados através da Termogravimetria, Calorimetria Exploratória Diferencial, DTA, MEV, FTIR, viscosidade no equipamento BROOKFIELD, além de ensaios empíricos como Ponto de Amolecimento, Penetração, Ponto de Fulgor, Reologia avaliada através do ensaio DSR, além do envelhecimento simulado em RTFOT e estabilidade através da análise MARSHALL. O envelhecimento oxidativo do CAP PURO e modificado foi mensurado a partir da análise dos espectros no infravermelho, além da variação do módulo complexo de cisalhamento dinâmico após RTFOT. Os resultados mostraram que os asfaltos modificados diferem em relação ao CAP PURO, quando comparados a sua estabilidade térmica, degradação, resistência ao envelhecimento, penetração e reologia. A presença do RCA aumentou a resistência do asfalto ao processo oxidativo, provocou um aumento da viscosidade de forma não linear indicando que os polímeros não são aditivos inertes. O comportamento Não-Newtoniano foi verificado para os ligantes modificados. Os dados obtidos permitem inferir que o CAP Modificado é altamente afetado por fatores como temperatura e oxigênio. As técnicas utilizadas tais como FTIR, TGA e DSC foram concordantes em mostrar. Foi também verificada que a modificação dos CAPs com RCA, contribui para pavimentos mais resistentes a deformação permanente.The Brazilian pavement engineering, currently experiencing a very challenging reality, the significant increase in traffic, combined with a strong need for innovation to meet the deficiencies and bottlenecks in the road sector. In contrast, the footwear industry generates high levels of polymeric solid waste, liabilities these can be incorporated into asphalt to improve its properties cements. Therefore, this study had the overall goal caracterize the asphalt cement of oil (CAP), modified with polymeric wastes from industrial footwear segment (RCA), to assess the effects of this modified asphalt binder , based on pure asphalt, due to the incorporation of waste for use in flexible asphalt paving. were performed the study of the characterization thermal and rheological of asphalt cements modified CAPM1, CAPM2 and CAPM3. For comparison, was used the asphalt CAP 50/70, arising from LUBNOR/CE. The asphalt binder was modified by the incorporation of waste from footwear, consisting of elastomer Styrene Butadiene Rubber (SBR) and styrene thermoplastic elastomer Vinyl Acetate (EVA) , called RCA , besides the residual silicate rocks (RRS). The effects resulting from the modification were evaluated and the parameters investigated aimed to evaluate the usual problems such as: permanent deformation, thermal cracks and oxidation. The modified binders was characterized through by Thermogravimetry, Differential Scanning Calorimetry, DTA, MEV, FTIR, viscosity in equipment BROOKFIELD, as well with empirical tests such as: Softening Point, Penetration, point of burn, Rheology evaluated through tests DSR, aging RTFOT simulated and stability by analyzing at MARSHALL. The aging oxidative of the CAP PURE was measured from the analysis of infrared spectra, in addition to the variation of the complex dynamic modulus of shear after RTFOT. The results showed that the modified asphalts differ in CAP pure, when compared to their thermal stability, degradation, resistance to aging resistance, penetration and rheology.The presence of RCA increased asphalt resistance the oxidative process caused an increase in viscosity so as not linear indicating that the polymers are not inert additives. The Non-Newtonian behavior was observed for modified binders. The results allow us to infer that the CAP Modified highly affected by factors such as temperature and oxygen. The techniques such as FTIR, TGA and DSC were consistent in showing. It was also found that modification of CAP with RCA, contributes to more resistant to permanent deformation.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-09-20T12:08:30Z No. of bitstreams: 1 FÁBIO REMMY DE ASSUNÇÃO RIOS - TESE PPG-CEMat 2014.pdf: 4966097 bytes, checksum: 9052351537aa5c1efee7a1ec090033b0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-20T12:08:30Z (GMT). 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Modificação estrutural do cimento asfáltico do petróleo (CAP) com resíduos poliméricos da indústria calçadista, para utilização em pavimentos flexíveis. 2014. 179f. (Tese de Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais), Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. 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