Os gêneros discursivos orais como objeto de ensino: uma proposta para a ação docente na perspectiva do letramento.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: SÁ, Erislândia Rejane de. lattes
Orientador(a): OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. lattes
Banca de defesa: MOURA, Adriana Sidralle Rolim de., ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
Departamento: Centro de Formação de Professores - CFP
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23754
Resumo: Esta pesquisa tem como foco primordial uma discussão a respeito do ensino/aprendizagem da modalidade oral, nas aulas de Língua Portuguesa, no nível fundamental de escolarização. Como eixo norteador, apontamos a necessidade de o sujeito desenvolver competências linguístico- discursivas, através de divergentes gêneros, nos mais diversos contextos interativos de sua cotidianidade, tanto nos que se configuram como mais espontâneos, quanto nos mais ritualizados. Nessa perspectiva, orientamo-nos pelos questionamentos: Qual é o espaço ocupado pelo gênero oral? Há um trabalho sistematizado que promova uma reflexão do uso da oralidade, de forma a oportunizar o desenvolvimento das práticas comunicativas dos alunos? Quais os gêneros priorizados para essa prática? Definimos, portanto, como objetivo geral, analisar e discutir se e como são abordados os gêneros discursivos orais nas práticas docentes de Língua Portuguesa, com vistas a apresentar uma proposta de intervenção, fundamentada no trabalho com o gênero discursivo oral debate, como meio para ampliar o letramento escolar e social dos alunos. Os sujeitos considerados, no âmbito desta pesquisa, são três professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal da cidade de Pombal-PB. Para o levantamento dos dados que constituem os corpora deste estudo, realizamos a aplicação de questionário, que nos possibilitou interrogar o docente a respeito da sua formação profissional e práticas de sala de aula, cujas enunciações nos permitiram reconhecer as concepções teóricas adotadas, quanto aos gêneros discursivos orais, língua e linguagem, perspectivas de ensino e procedimentos didáticos metodológicos desenvolvidos por professores de língua materna, para o tratamento dos conteúdos curriculares, com foco no eixo da modalidade oral da língua. Como base teórica, acerca do ensino de língua e oralidade, essa investigação está subsidiada pela linguística aplicada contemporânea, a partir de teorias que possuem como ponto de interseção a perspectiva enunciativa de estudos da linguagem, especialmente, a partir dos postulados de Antunes (2003, 2007), Bakhtin (1995, 2000), Bortoni- Ricardo (2008), Elias (2014), Marcuschi (2001, 2005), Rojo (2005, 2009), Schneuwly & Dolz (2004), dentre outros teóricos que enfatizam a relevância do trabalho com a língua oral na aprendizagem escolar. Nesse sentido, a pesquisa aqui empreendida se assenta no rol dos estudos qualitativos, concretizados em Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores, de esfera nacional, se alicerça nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, PCN, 1998), os quais contemplam diretrizes voltadas para a prática da oralidade no Ensino Fundamental, e assinala para a perspectiva de que é exequível construir ações didáticas que considerem a sistematização/didatização dos gêneros orais nas aulas de língua materna. Os resultados validaram a nossa hipótese inicial, embasada em nossa vivência docente, de que o espaço destinado ao estudo da modalidade oral da língua como instância ensinável, nas práticas de ensino/aprendizagem empreendidas pelos professores de Língua Portuguesa, é insuficiente para a construção e/ou aprimoramento da competência comunicativa oral do aluno, posto que ainda prevalece a cultura da supremacia da escrita.
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Definimos, portanto, como objetivo geral, analisar e discutir se e como são abordados os gêneros discursivos orais nas práticas docentes de Língua Portuguesa, com vistas a apresentar uma proposta de intervenção, fundamentada no trabalho com o gênero discursivo oral debate, como meio para ampliar o letramento escolar e social dos alunos. Os sujeitos considerados, no âmbito desta pesquisa, são três professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal da cidade de Pombal-PB. Para o levantamento dos dados que constituem os corpora deste estudo, realizamos a aplicação de questionário, que nos possibilitou interrogar o docente a respeito da sua formação profissional e práticas de sala de aula, cujas enunciações nos permitiram reconhecer as concepções teóricas adotadas, quanto aos gêneros discursivos orais, língua e linguagem, perspectivas de ensino e procedimentos didáticos metodológicos desenvolvidos por professores de língua materna, para o tratamento dos conteúdos curriculares, com foco no eixo da modalidade oral da língua. Como base teórica, acerca do ensino de língua e oralidade, essa investigação está subsidiada pela linguística aplicada contemporânea, a partir de teorias que possuem como ponto de interseção a perspectiva enunciativa de estudos da linguagem, especialmente, a partir dos postulados de Antunes (2003, 2007), Bakhtin (1995, 2000), Bortoni- Ricardo (2008), Elias (2014), Marcuschi (2001, 2005), Rojo (2005, 2009), Schneuwly & Dolz (2004), dentre outros teóricos que enfatizam a relevância do trabalho com a língua oral na aprendizagem escolar. Nesse sentido, a pesquisa aqui empreendida se assenta no rol dos estudos qualitativos, concretizados em Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores, de esfera nacional, se alicerça nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, PCN, 1998), os quais contemplam diretrizes voltadas para a prática da oralidade no Ensino Fundamental, e assinala para a perspectiva de que é exequível construir ações didáticas que considerem a sistematização/didatização dos gêneros orais nas aulas de língua materna. Os resultados validaram a nossa hipótese inicial, embasada em nossa vivência docente, de que o espaço destinado ao estudo da modalidade oral da língua como instância ensinável, nas práticas de ensino/aprendizagem empreendidas pelos professores de Língua Portuguesa, é insuficiente para a construção e/ou aprimoramento da competência comunicativa oral do aluno, posto que ainda prevalece a cultura da supremacia da escrita.This research has as main focus a discussion about the teaching / learning of the oral modality, in Portuguese Language classes, at the fundamental level of schooling. As a guiding axis, we point out the need for the subject to develop linguistic-discursive skills, through divergent genres, in the most diverse interactive contexts of his daily life, both in those that are configured as more spontaneous, as in the most ritualized. From this perspective, we are guided by the questions: What is the space occupied by the oral genre? Is there a systematized work that promotes a reflection on the use of orality, in order to allow the development of the students' communicative practices? Which genres are prioritized for this practice? We define, therefore, as a general objective, to analyze and discuss if and how the oral discursive genres are approached in the teaching practices of Portuguese Language, with a view to presenting a proposal of intervention, based on the work with the discursive oral discourse genre, as a means to expand the school and social literacy of the students. The subjects considered, within the scope of this research, are three Portuguese Language teachers from the final years of Elementary School, from a Municipal School in the city of Pombal-PB. In order to collect the data that constitute the corpora of this study, we carried out the application of a questionnaire, which enabled us to question the teacher about his professional training and classroom practices, whose enunciations allowed us to recognize the theoretical conceptions adopted, regarding the genres oral discursives, language and language, teaching perspectives and methodological didactic procedures developed by teachers of mother tongue, for the treatment of curricular contents, focusing on the axis of oral language. As a theoretical basis, on the teaching of language and orality, this research is subsidized by contemporary applied linguistics, starting from theories that have as intersection point the enunciative perspective of language studies, especially, from the postulates of Antunes (2003, 2007), Bakhtin (1995,2000), Bortoni-Ricardo (2008), Elias (2014), Marcuschi (2001, 2005), Rojo (2005, 2009),Schneuwly and Dolz (2004) among other theorists who emphasize relevance of work with oral language in school learning. In this sense, the research undertaken here is based on the list of qualitative studies, carried out in Post-Graduate Programs in Teacher Training, at the national level, based on National Curricular Parameters (BRAZIL, PCN, 1998), which include guidelines for the practice of orality in Elementary School, and points to the perspective that it is feasible to construct didactic actions that consider the systematization / didatization of oral genres in the mother tongue classes. The results validated our initial hypothesis, based on our teaching experience, that the space destined to the study of the oral modality of language as a teachable instance in the teaching / learning practices undertaken by teachers of Portuguese Language is insufficient for the construction and / or improvement of the pupil's oral communicative competence, since the culture of the supremacy of writing still prevails.Submitted by Victor Costa Albuquerque (victorcostadealbuquerque2@gmail.com) on 2022-03-03T14:03:27Z No. of bitstreams: 1 ERISLANDIA REJANE DE SA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2018.pdf: 12007210 bytes, checksum: 2233c8647efd6a1614b2496910076842 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-03T14:03:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ERISLANDIA REJANE DE SA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2018.pdf: 12007210 bytes, checksum: 2233c8647efd6a1614b2496910076842 (MD5) Previous issue date: 2018-08-31Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPLetras.Gênero discursivo oralPrática docenteLíngua portuguesa - ensinoLetramentoOral discursive genreTeaching practicePortuguese language - teachingLiteracyOs gêneros discursivos orais como objeto de ensino: uma proposta para a ação docente na perspectiva do letramento.Oral discursive genres as a teaching object: a proposal for teaching action from the perspective of literacy.2018-08-312022-03-03T14:03:27Z2022-03-032022-03-03T14:03:27Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23754SÁ, Eeislândia Rejane de. O gênero discursivo oral como objeto de ensino: uma proposta para a ação docente na perspectiva do letramento. 2018. 225f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2018.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALERISLÂNDIA REJANE DE SÁ. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2018 .pdfERISLÂNDIA REJANE DE SÁ. 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