Desenvolvimento de um modelo matemático para minimização do custo total da operação de transporte de petróleo via marítima.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: PUCU, Paulo Aliberto Barros. lattes
Orientador(a): BRITO, Romildo Pereira. lattes
Banca de defesa: FRANCOISFORSY, Michel., SILVA, José Nilton., VASCONCELOS, Luis Gonzaga Sales., BRITO, Karoline Dantas.
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/440
Resumo: O Brasil possui atualmente 115 plataformas de petróleo, sendo 79 fixas e 34 flutuantes, com capacidade de produção de 2,1 milhões de barris diários de petróleo. Diante desta produção torna-se necessária uma estratégia eficiente para a distribuição deste petróleo para as refinarias, onde será processado e refinado. O petróleo proveniente das plataformas é transportado para as refinarias através de navios ou dutos, sendo que grande parte do custo operacional de produção é devido ao seu transporte. Por este motivo a minimização do custo de transporte é extremamente importante. Este trabalho tem por objetivo, utilizando a técnica de programação matemática (Programação Linear Inteira Mista – PLIM), reduzir os custos decorrentes do sistema de transporte. O modelo consiste em uma frota heterogênea de navios, os quais apresentam compartimentos que só podem ser ocupados por um único tipo de produto em cada viagem. Inicialmente são geradas todas as possíveis rotas e, posteriormente, selecionados os navios, associados às respectivas rotas, de forma a atender as demandas das refinarias e a necessidade de retirada de petróleo dos tanques de armazenamento das plataformas. Para a implementação do modelo foi utilizado o software GAMS (General Algebraic Modeling System), juntamente com os solveres de otimização CPLEX e BONMIN.
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Este trabalho tem por objetivo, utilizando a técnica de programação matemática (Programação Linear Inteira Mista – PLIM), reduzir os custos decorrentes do sistema de transporte. O modelo consiste em uma frota heterogênea de navios, os quais apresentam compartimentos que só podem ser ocupados por um único tipo de produto em cada viagem. Inicialmente são geradas todas as possíveis rotas e, posteriormente, selecionados os navios, associados às respectivas rotas, de forma a atender as demandas das refinarias e a necessidade de retirada de petróleo dos tanques de armazenamento das plataformas. Para a implementação do modelo foi utilizado o software GAMS (General Algebraic Modeling System), juntamente com os solveres de otimização CPLEX e BONMIN.Currently, Brazil has 115 petroleum platforms, been 79 fixed and 34 floating, with daily production capacity of 2.1 million barrels of oil. Given this production is necessary a strategy for the efficient distribution of oil to refineries, where it will be processed and refined. Oil from the platforms is transported to refineries through pipelines or ships, with much of the operational cost of production is due to transport. For this reason the minimization of the cost of transport is extremely important. This work has for objective, using the technique of mathematical programming (linear mixed integer programming - LMIP), reduce costs arising from transport system. The model consists of a heterogeneous fleet of ships, which have compartments that can only be occupied by a single type of product on each trip. Initially are generated all possible routes and then selected the vessels, associated with their routes in order to attend the demand of refineries and the need for removal of oil in the storage tanks of the platforms. For the implementation of the model was used the software GAMS (General Algebraic Modeling System), together with the solveres of CPLEX and BONMIN optimization. The results were satisfactory.Submitted by Jesiel Ferreira Gomes (jesielgomes@ufcg.edu.br) on 2018-04-20T20:05:55Z No. of bitstreams: 1 Paulo Aliberto Barros PUCU – TESE (PPGEQ) 2015.pdf: 1544520 bytes, checksum: 9f0c94dbee5a50446ebe3c2ab8e538a5 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-20T20:05:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paulo Aliberto Barros PUCU – TESE (PPGEQ) 2015.pdf: 1544520 bytes, checksum: 9f0c94dbee5a50446ebe3c2ab8e538a5 (MD5) Previous issue date: 2015-02-24Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICAUFCGBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTCiênciasEngenharia QuímicaPesquisa OperacionalEngenharia de ProduçãoModelo matemáticoProgramação Linear Inteira MistaTransporte de petróleo - via marítimaEngenharia de ProduçãoPetróleo - transporte - custoMixed integer linear programmingCombinatorial optimizationSea transport and production engineeringOffshoreDesenvolvimento de um modelo matemático para minimização do custo total da operação de transporte de petróleo via marítima.2015-02-242018-04-20T20:05:55Z2018-04-202018-04-20T20:05:55Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/440PUCU, P. A. B. Desenvolvimento de um modelo matemático para minimização do custo total da operação de transporte de petróleo via marítima. 2015. 79f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. 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