Por entre os muros: interações sociais de jovens rurais na escola.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Maria das Neves Rodrigues. lattes
Orientador(a): MENEZES, Marilda Aparecida de. lattes
Banca de defesa: CUNHA, Luís Henrique Hermínio., REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4224
Resumo: Este trabalho tem como objetivo observar e analisar as formas de interações sociais dos jovens rurais em escola urbana. O locus da pesquisa foi a Escola de Ensino Fundamental Francisco de Assis Maciel Lopes - O Assisão, Queimadas Estado da Paraíba, e os sujeitos da pesquisa foram os jovens rurais da 2ª Série do Ensino Médio, turno da manhã. O estudo foi elaborado através do método etnográfico, observando as interações entre os alunos nos momentos do recreio e nas aulas vagas, e nos horários de aula. Realizamos, também, entrevistas semi-estruturadas e questionários com os pais dos jovens e com os jovens rurais escolhidos de acordo com a proximidade da residencia a BR-104, devido a facilidade de acesso e transporte. A pesquisa documental na secretaria da escola possibilitou-nos o acesso as informações sobre a instituição e sobre os estudantes. Utilizamos os conceitos de habitus e capital cultural de Bourdieu (2001; 2002; 2004a; 2004b), de socialização primdria de Berger (1974) e de interacdo, regiao de fundo e região de fachada e fachada pessoal de Goffman (1985) para interpretar o material coletado. Chegamos à conclusão de que os jovens rurais, estudantes da 2ª série do ensino médio na escola em referenda, almejam concluir, no minimo, o ensino médio, ter acesso a trabalho e mercadorias do mundo globalizado. Observamos que a escola e valorizada não apenas como uma instituição para o aprendizado, mas também como espaço de sociabilidade. Entretanto, a imagem elaborada pelos professores e direção da escola de que o jovem rural na escola e interativo, solidário, interessado nos estudos e obediente, pode ser explicada pelos processos de socialização da família no meio rural, o que, em termos de Bourdieu, pode ser compreendido como o habitus dos jovens rurais.
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A pesquisa documental na secretaria da escola possibilitou-nos o acesso as informações sobre a instituição e sobre os estudantes. Utilizamos os conceitos de habitus e capital cultural de Bourdieu (2001; 2002; 2004a; 2004b), de socialização primdria de Berger (1974) e de interacdo, regiao de fundo e região de fachada e fachada pessoal de Goffman (1985) para interpretar o material coletado. Chegamos à conclusão de que os jovens rurais, estudantes da 2ª série do ensino médio na escola em referenda, almejam concluir, no minimo, o ensino médio, ter acesso a trabalho e mercadorias do mundo globalizado. Observamos que a escola e valorizada não apenas como uma instituição para o aprendizado, mas também como espaço de sociabilidade. Entretanto, a imagem elaborada pelos professores e direção da escola de que o jovem rural na escola e interativo, solidário, interessado nos estudos e obediente, pode ser explicada pelos processos de socialização da família no meio rural, o que, em termos de Bourdieu, pode ser compreendido como o habitus dos jovens rurais.This work aims to observe and analyze the forms of social interactions among rural youth in urban school. The research was done in the Francisco de Assis Maciel Lopes Primary School - O Assissao, in the municipality of Queimadas, State of Paraiba, the research subjects were the rural youth in the second year of Secondary School, morning session. The study is constructed through the ethnographical method, observing the interactions between the studerits in the school spaces during breaks, off-classes time and in the classrooms of the" second year. We have also done semi-structured interviews and questionaries with the young people and their fathers and mothers who live near to the BT104 road, because the access and transport. The documents were collected in the school secretary and allowed us to access informations on the institution and the students. We draw on the concepts of habitus, cultural capital of Bourdieu (2001; 2002; 2004a; 2004b), primary socialization of Berger (1974) and interaction, background region, front region, personal appearance of Goffmann (1985), to interpret the material collected by the methodological instruments. We concluded that the rural youth, who study in the second year of the High School in reference, desire to conclude, at least, the high school, to have access to work and goods of the globalized world. We observed that school is not considered a valuable place only as a learning institution, but as a sociability space, too. Meantime, the image constructed by the teachers and school direction about the rural students in the school that they are interactive, obedient and inclined on studying can be explained by the socialization process in the rural area. In Bourdieu' words, this can be interpreted as the habitus of the rural youth.Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2019-06-10T17:00:55Z No. of bitstreams: 1 MARIA DAS NEVES RODRIGUES ALBUQUERQUE - DISSERTAÇÃO PPGCS 2008..pdf: 21159076 bytes, checksum: 17d89746bee4632ca2da9ce9195fa8c4 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-10T17:00:55Z (GMT). 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(Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. 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