Honra, migração e memória em Matão-PB.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: SOUZA, Vanessa Emanuelle de. lattes
Orientador(a): BATISTA, Mércia Rejane Rangel. lattes
Banca de defesa: MENEZES, Marilda Aparecida.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8457
Resumo: Objetivo deste trabalho é analisar a construção e reprodução da vida de um grupo quilombola em seu território, tendo como foco a maneira pela qual se interpenetram cotidianamente relações tradicionalmente construídas e elementos trazidos ao local pela agenda quilombola. A pesquisa foi realizada no quilombo do Matão, situado na cidade de Gurinhém, região Agreste do estado da Paraíba que tem sua história marcada pela busca de sobreviver e garantir a ocupação de seu território. Inicialmente é a descendência de um ancestral comum que marca a legitimidade da ocupação e permanência neste território. Um elemento essencial acessado para contar a história de vida dessas famílias é a migração que foi, e ainda representa, importante fonte de renda para o grupo, também permitiu o acesso e o trabalho na terra dos que permanecem e que abre espaço para pensar relações de trabalho e parentesco e representações sobre o passado e o presente. Diante dos desafios encontrados para a reprodução do grupo e manutenção de seu território, como o processo de pecuarização que diminuiu o acesso das famílias de Matão às terras de trabalho, o preconceito, a falta de escolaridade e emprego, nos debruçamos sobre a vida cotidiana, os padrões de sociabilidade, as relações de parentesco, para compreender como constroem e reproduzem sua vida neste lugar. O olhar sobre o cotidiano desvenda a maneira através da qual o grupo se configura e reproduz sua vida e assegurou, ao longo dos anos, a sua permanência. Elaboramos a análise a partir de dois eixos principais: a honra, através da qual é possível perceber a construção de lugares, posições e discursos dentro da vida e definições de papéis na família e a relação de Matão com a agenda quilombola através do movimento social e os discursos e representações construídos da vida em comunidade. Os padrões tradicionais de honra, moral, sexualidade, parentesco, são atravessados por elementos novos, como reuniões, trabalhos, viagens, necessários à condução das reivindicações quilombolas. A questão quilombola atravessa esse grupo, questionando algumas relações e estabelecendo novas. O discurso da “Comunidade Quilombola”, englobando uma família única, funciona perfeitamente em alguns momentos, mostrando a igualdade de todos diante das reivindicações e das políticas públicas, por outro lado, em tantos outros momentos, a ideia de “famílias”, deixando claras as diferenças, é trazida à tona para agregar ou separar no cotidiano.
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Um elemento essencial acessado para contar a história de vida dessas famílias é a migração que foi, e ainda representa, importante fonte de renda para o grupo, também permitiu o acesso e o trabalho na terra dos que permanecem e que abre espaço para pensar relações de trabalho e parentesco e representações sobre o passado e o presente. Diante dos desafios encontrados para a reprodução do grupo e manutenção de seu território, como o processo de pecuarização que diminuiu o acesso das famílias de Matão às terras de trabalho, o preconceito, a falta de escolaridade e emprego, nos debruçamos sobre a vida cotidiana, os padrões de sociabilidade, as relações de parentesco, para compreender como constroem e reproduzem sua vida neste lugar. O olhar sobre o cotidiano desvenda a maneira através da qual o grupo se configura e reproduz sua vida e assegurou, ao longo dos anos, a sua permanência. Elaboramos a análise a partir de dois eixos principais: a honra, através da qual é possível perceber a construção de lugares, posições e discursos dentro da vida e definições de papéis na família e a relação de Matão com a agenda quilombola através do movimento social e os discursos e representações construídos da vida em comunidade. Os padrões tradicionais de honra, moral, sexualidade, parentesco, são atravessados por elementos novos, como reuniões, trabalhos, viagens, necessários à condução das reivindicações quilombolas. A questão quilombola atravessa esse grupo, questionando algumas relações e estabelecendo novas. O discurso da “Comunidade Quilombola”, englobando uma família única, funciona perfeitamente em alguns momentos, mostrando a igualdade de todos diante das reivindicações e das políticas públicas, por outro lado, em tantos outros momentos, a ideia de “famílias”, deixando claras as diferenças, é trazida à tona para agregar ou separar no cotidiano.This study aims to analyze the construction and reproduction of life of a quilombola group in their territory, focusing on the way everyday relationships intertwine elements traditionally built and brought to the site by quilombola agenda. The research was conducted at Quilombo do Matão, located in Gurinhém, Agreste region of Paraíba state that has a history marked by the quest to survive and ensure the occupation of their territory. Initially, it is the descendants of a common ancestor that marks the legitimacy of occupation and residence in this territory. An essential element accessed to tell the life story of these families is that the migration was, and still is, an important source of income for the group. Also, it allowed the access and the job on the remaining land and open space to think that labor relations and kinship and representations of the past and present. Faced with the challenges found for reproduction of the group and maintenance of its territory, as the process of cattle breeding which decreased household access from Matão to lands job, prejudice, lack of education and employment, we examine the everyday life, the patterns of sociability and kinship relations to understand how they construct and reproduce their lives in this place. A look on daily life unfolds the way in which the group sets up and plays its life and assured, over the years, its permanence. We elaborate analysis from two main axes: the honor, through which one can see the construction of places, positions and discourses within the definitions of life and family roles and the relationship of Matão with the quilombola agenda through social movement and discourses and representations constructed of community life. Traditional standards of honor, morality, sexuality, kinship, are crossed by new elements, such as meetings, jobs, trips, needed to conduct the quilombolas claims. The quilombola question crosses this group, questioning some relationships and establishing new ones. The discourse of the "Quilombola Community" encompassing a single family works perfectly at times, showing the equality of all before the claims and public policy. On the other hand, in so many other times, the idea of "families", leaving clear differences, is brought forth to aggregate or separate everyday life.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-10-24T14:25:43Z No. of bitstreams: 1 VANESSA EMANUELLE DE SOUZA - DISSERTAÇÃO PPGCS 2012.pdf: 1605174 bytes, checksum: 7d8bbbfc4d8f28f303d078a36f4386f7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-24T14:25:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VANESSA EMANUELLE DE SOUZA - DISSERTAÇÃO PPGCS 2012.pdf: 1605174 bytes, checksum: 7d8bbbfc4d8f28f303d078a36f4386f7 (MD5) Previous issue date: 2012-06Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHHonra, migração e memória em Matão-PB.Honor, migration and memory in Matão-PB.2012-062019-10-24T14:25:43Z2019-10-242019-10-24T14:25:43Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8457SOUZA, Vanessa Emanuelle de. Honra, migração e memória em Matão-PB. 2012. 142f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. 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