Análise da viabilidade técnica do uso de biodiesel e gás natural em motores do ciclo diesel operando no modo dual.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: RODRIGUES, Luciano Venceslau. lattes
Orientador(a): COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da. lattes
Banca de defesa: BEZERRA FILHO, Celso Rosendo., SILVA, Zaqueu Ernesto da.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5141
Resumo: Os motores de combustão interna são uns dos principais causadores da elevação dos índices de poluição do planeta, assim, diante de tal situação e onde a vida sem geração de energia se tornaria complicada, a procura por fontes energéticas alternativas que minimizem tais questões é uma constante no nosso dia-a-dia. Nos motores do ciclo diesel, operações com o diesel e gás natural estão sendo testadas para reduzir as emissões de poluentes para o meio ambiente, como o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o dióxido de enxofre (SO2). Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar experimentalmente as emissões desses e outros gases a partir de um motor de combustão interna do ciclo diesel, operando com misturas de biodiesel e gás natural, e comparar os resultados obtidos com os dados coletados com o motor operando com diesel e gás natural. O sistema térmico experimental é composto de um motor de combustão interna acoplado a um gerador elétrico, instrumentado com sensores de temperatura, pressão, medidores de vazão de ar, diesel e gás natural, sondas de gás e sistema de absorção de potência constituído por um banco de carga e seu sistema de controle. Para análise energética do motor foram obtidos valores da eficiência de combustão através do analisador de gases. Com o decorrer dos trabalhos, verificou-se uma redução considerável da emissão de gases poluentes para a atmosfera e com relação à eficiência e ao consumo de combustível, as variações foram aceitáveis.
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Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar experimentalmente as emissões desses e outros gases a partir de um motor de combustão interna do ciclo diesel, operando com misturas de biodiesel e gás natural, e comparar os resultados obtidos com os dados coletados com o motor operando com diesel e gás natural. O sistema térmico experimental é composto de um motor de combustão interna acoplado a um gerador elétrico, instrumentado com sensores de temperatura, pressão, medidores de vazão de ar, diesel e gás natural, sondas de gás e sistema de absorção de potência constituído por um banco de carga e seu sistema de controle. Para análise energética do motor foram obtidos valores da eficiência de combustão através do analisador de gases. Com o decorrer dos trabalhos, verificou-se uma redução considerável da emissão de gases poluentes para a atmosfera e com relação à eficiência e ao consumo de combustível, as variações foram aceitáveis.The internal combustion engines are a major cause of rising levels of pollution of the planet, thus facing such situation and where life without energy generation would become complicated, the demand for alternative energy sources that minimize such issues is a constant in our day-to-day. In diesel engines, operations with diesel and natural gas are being tested to reduce emissions of pollutants to the environment, such as carbon monoxide (CO), carbon dioxide (CO2) and sulfur dioxide (SO2). Thus, this work aims to study experimentally these emissions and other gases from an internal combustion engine diesel cycle, operating with biodiesel blends and natural gas, and compare the results with data collected with the engine running with diesel. The thermal system is composed of an experimental internal combustion engine coupled to an electric generator, instrumented with sensors for temperature, pressure, air flow meters, diesel and natural gas probe and gas absorption system consisting of a power bank load and its control system. For energy analysis engine efficiency values were obtained through the combustion gas analyzer. In the course of the work, there was a considerable reduction of greenhouse gas emissions into the atmosphere and with respect to efficiency and fuel consumption, the changes were acceptable.Submitted by Emanuel Varela Cardoso (emanuel.varela@ufcg.edu.br) on 2019-07-29T16:18:15Z No. of bitstreams: 1 LUCIANO VENCESLAU RODRIGUES – DISSERTAÇÃO (PPGEM) 2012.pdf: 4148007 bytes, checksum: ac265086a53b3c3246402bf7ab4b1ebe (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-29T16:18:15Z (GMT). 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Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2012. 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