Da transgressão ao conservadorismo: a escalada da extrema direita na cena metal.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: SENA, Raffael Silveira. lattes
Orientador(a): CUNHA, Luis Henrique Hermínio. lattes
Banca de defesa: BATISTA , Mércia Rejane Rangel., CORRÊA, José Gabriel Silveira.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11034
Resumo: O Heavy Metal é o resultado de uma teia de acontecimentos relacionados ao campo musical ocorridos em meados dos anos de 1960 e início dos anos 1970 e ganhou definições e força definitiva nos anos 1980 com a Nova Onda do Heavy Metal britânico, mesma época em que começou a sua fragmentação em diferentes subgêneros como o Trash Metal, Death Metal e Black Metal, que terminaram por compor a cena Metal. No que tange a gênese do Heavy Metal e sua implicação social, o subgênero ficou marcado não só pela música “pesada” e pela estética “chocante”, mas também por atacar valores conservadores moralmente aceitos pela sociedade daquela época. Porém no atual contexto sócio-histórico, onde as contradições sociais e ideológicas no Brasil e no mundo se encontram ainda mais acentuadas, vemos emergindo no movimento a reprodução de discursos e ideologias conservadoras e de extrema direita. A incorporação dessas idéias deu origem a um subgênero chamado de Black Metal Nacional Socialista ou NSBM. O presente trabalho possui como objetivo analisar a escalada do conservadorismo e da extrema direita na cena Metal, além de resgatar e apreender suas origens e dinâmicas sociais, considerando seus símbolos, códigos e significados, bem como construções mentais imbricadas nos discursos e performances dos atores pertencentes à cena Metal.
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Porém no atual contexto sócio-histórico, onde as contradições sociais e ideológicas no Brasil e no mundo se encontram ainda mais acentuadas, vemos emergindo no movimento a reprodução de discursos e ideologias conservadoras e de extrema direita. A incorporação dessas idéias deu origem a um subgênero chamado de Black Metal Nacional Socialista ou NSBM. O presente trabalho possui como objetivo analisar a escalada do conservadorismo e da extrema direita na cena Metal, além de resgatar e apreender suas origens e dinâmicas sociais, considerando seus símbolos, códigos e significados, bem como construções mentais imbricadas nos discursos e performances dos atores pertencentes à cena Metal.Heavy Metal is the result of a web of events related to the musical field that occurred in the mid-1960s and early 1970s and gained definite and definitive strength in the 1980s with the New Wave of British Heavy Metal, the same time it started its fragmentation into different subgenres such as Trash Metal, Death Metal and Black Metal, which ended up composing the Metal scene. Regarding the genesis of Heavy Metal and its social implications, the subgenre was marked not only by “heavy” music and “shocking” aesthetics, but also by attacking conservative values morally accepted by society at that time. However, in the current socio-historical context, where the social and ideological contradictions in Brazil and in the world are even more accentuated, we see the reproduction of conservative and extreme right speeches and ideologies emerging in the movement. The incorporation of these ideas gave rise to a subgenre called Black Metal Nacional Socialista or NSBM. The present work aims to analyze the escalation of conservatism and the extreme right in the Metal scene, in addition to rescuing and apprehending its origins and social dynamics, considering its symbols, codes and meanings, as well as mental constructions imbricated in the speeches and performances of the actors belonging to the Metal scene.Submitted by Maria Medeiros (maria.dilva1@ufcg.edu.br) on 2020-01-20T10:59:47Z No. of bitstreams: 1 RAFFAEL SILVEIRA SENA - DISSERTAÇÃO (PPGCS) 2019.pdf: 2166305 bytes, checksum: b438ddf43e7112a661cf0e67318b9248 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-20T10:59:47Z (GMT). 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