Estudos das prioridades físicas e mecânicas de misturas asfálticas recicladas com materiais fresados: estudo de caso - BR-230.
Ano de defesa: | 2009 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
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Programa de Pós-Graduação: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
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Departamento: |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10034 |
Resumo: | A reciclagem de um pavimento visa reaproveitar os materiais e poupar os recursos naturais, se possível, melhorar as propriedades físicas e mecânicas dos materiais, Dentre as propriedades destacam-se: a resistência a ruptura por carregamento estático, a resistência a fadiga por carregamento repetido, e a resistência a ação das intempéries e ação das águas. Ao mesmo tempo, a técnica de reciclagem "In situ" em concretos asfálticos viabiliza a utilização de materiais fresados evitando, dessa forma, a disposição inadequada diminuindo o impacto ambiental. O objetivo deste trabalho foi de estudar o comportamento físico e mecânico de misturas asfálticas contendo materiais fresados, considerando seu aproveitamento para as camadas de binder e/ou de rolamento, de forma a estabelecer o teor adequado de material fresado a fazer parte da composição de concretos asfálticos. Foram feitos ensaios utilizando o método empírico para em seguida serem feitas as devidas comparações com o método teórico (Asphalt Institute). As atividades inerentes a fase experimental foram divididas em duas etapas; estudos das propriedades físicas dos materiais que compunham a mistura, e estudos das propriedades mecânicas das misturas asfálticas padrão e recicladas. Ensaios de Granulometria, de Extração de Ligante, Marshall, de Resistência a Tração Indireta por Compressão Diametral, Lottman Modificado (Relação da Resistência a Tração) e de Modulo de Resiliência foram realizados. Considerando as limitações deste estudo de caso, especifico para os materiais e proporções adotadas, pode-se inferir que: "as misturas recicladas mais adequadas para serem usadas como camada de rolamento de pavimento flexíveis foram as que tinham em sua composição 10% e 30% de material fresado, e 3% de filer (cal). Estas apresentaram propriedades físicas e mecânicas compatíveis com as exigências preconizadas pelo DNIT e peia AASHTO. |
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RODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283FABBRI, Glauco Túlio Pessa.MELO, Ricardo de Almeida.LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.SANTANA, E. P.http://lattes.cnpq.br/4685042251717767SANTANA, Emerson Pereira de.A reciclagem de um pavimento visa reaproveitar os materiais e poupar os recursos naturais, se possível, melhorar as propriedades físicas e mecânicas dos materiais, Dentre as propriedades destacam-se: a resistência a ruptura por carregamento estático, a resistência a fadiga por carregamento repetido, e a resistência a ação das intempéries e ação das águas. Ao mesmo tempo, a técnica de reciclagem "In situ" em concretos asfálticos viabiliza a utilização de materiais fresados evitando, dessa forma, a disposição inadequada diminuindo o impacto ambiental. O objetivo deste trabalho foi de estudar o comportamento físico e mecânico de misturas asfálticas contendo materiais fresados, considerando seu aproveitamento para as camadas de binder e/ou de rolamento, de forma a estabelecer o teor adequado de material fresado a fazer parte da composição de concretos asfálticos. Foram feitos ensaios utilizando o método empírico para em seguida serem feitas as devidas comparações com o método teórico (Asphalt Institute). As atividades inerentes a fase experimental foram divididas em duas etapas; estudos das propriedades físicas dos materiais que compunham a mistura, e estudos das propriedades mecânicas das misturas asfálticas padrão e recicladas. Ensaios de Granulometria, de Extração de Ligante, Marshall, de Resistência a Tração Indireta por Compressão Diametral, Lottman Modificado (Relação da Resistência a Tração) e de Modulo de Resiliência foram realizados. Considerando as limitações deste estudo de caso, especifico para os materiais e proporções adotadas, pode-se inferir que: "as misturas recicladas mais adequadas para serem usadas como camada de rolamento de pavimento flexíveis foram as que tinham em sua composição 10% e 30% de material fresado, e 3% de filer (cal). Estas apresentaram propriedades físicas e mecânicas compatíveis com as exigências preconizadas pelo DNIT e peia AASHTO.The recycling of a pavement aims at to restitute the original physical and mechanical properties of the Reclaimed Asphalt Pavement and, if possible, to improve them. Amongst the properties stands out the breaking resistance by static shipment the fatigue resistance by repeated chargement and the resistance to the action of bad weathers and action of waters. At the same time, the recycling technique "in situ" in hot mix asphalt makes possible the use of Reclaimed Asphalt Pavement preventing, the inadequate disposal diminishing the ambiental impact The objective of this work was to study the physical and mechanical behavior of asphalt mixtures containing Reclaimed Asphalt Pavement, considering its utilization for the layers of binder and/or riding surface, as a way to establish the adequate content of Reclaimed Asphalt Pavement to make part of the composition of asphalt. The inherent activities to the experimental phase had been divided in two stages: studies of the physical properties of the materials that composed the mixture, and studies of the mechanical properties of the asphalt mixtures standard and recycled. Test of Granulometria, Extration of Asphalt Marshall, Indirect Tensile strenght for Diametrical Compression, Lottman Modified and of Module of Resilience had been carried through. Considering the limitations of this study of case, specific for the materials and adopted ratios, it can be inferred that the recycled mixtures more adjusted to be used as layer of rolling for flexible pavement had been the ones that had in its composition 10% and 30% of Reclaimed Asphalt Pavement and 3% of filler (lime)." These had presented compatible physical and mechanical properties with the requirements praised for the DNIT and the AASHTO.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-12-10T11:01:02Z No. of bitstreams: 1 EMERSON PEREIRA DE SANTANA - DISSERTAÇÃO PPGECA 2009.pdf: 13768939 bytes, checksum: b57f5c6f174ebd6019185d7f0cf03a10 (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-10T11:01:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMERSON PEREIRA DE SANTANA - DISSERTAÇÃO PPGECA 2009.pdf: 13768939 bytes, checksum: b57f5c6f174ebd6019185d7f0cf03a10 (MD5) Previous issue date: 2009-03Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNEngenharia CivilPrioridades Físicas e MecânicasMisturas Asfálticas RecicladasMateriais FresadosReciclagemPavimentaçãoPhysical and Mechanical PrioritiesRecycled Asphalt MixturesMilled MaterialsRecyclingPavingEstudos das prioridades físicas e mecânicas de misturas asfálticas recicladas com materiais fresados: estudo de caso - BR-230.Physical and mechanical studies of recycled asphalt mixtures with milled materials: case study - BR-230.2009-032019-12-10T11:01:02Z2019-12-102019-12-10T11:01:02Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10034SANTANA, Emerson Pereira de. Estudos das propriedades físicas e mecânicas de misturas asfálticas recicladas com materiais fresados: estudo de caso - BR-230. 2009. 126f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10034info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALEMERSON PEREIRA DE SANTANA - DISSERTAÇÃO PPGECA 2009.pdfEMERSON PEREIRA DE SANTANA - DISSERTAÇÃO PPGECA 2009.pdfapplication/pdf14834155http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/10034/3/EMERSON+PEREIRA+DE+SANTANA+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGECA+2009.pdf4c0f8fe5c441a1bf3b5da0d75377f125MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/10034/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/100342022-09-20 09:44:33.301oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T12:44:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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