Desmanchando novelos e tecendo sonhos: a vida das rendeiras de Camalaú.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Else de Farias. lattes
Orientador(a): MENEZES, Marilda Aparecida de. lattes
Banca de defesa: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade., AYALA, Maria Ignez Novais.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2210
Resumo: Os estudos sobre artesanato no Brasil têm sido relegados a um lugar de importância menor. No entanto, considerando a atividade artesanal como sendo importante, atual e cumpridora de uma importante função social, buscamos, nesse estudo, contemplar os aspectos material e simbólico dessa atividade. Procuramos então compreender como se organiza a vida das mulheres rendeiras de Camalaú em torno do seu ofício, a renda renascença, e como é construído seu relacionamento com os diferentes agentes sociais que estão ligados à atividade da renda, da produção até a comercialização. Orientada pela perspectiva de que os conceitos não são estáticos e de que devem ser construídos num constante diálogo entre teoria e evidência empírica, procurei compreender o artesanato como sendo um termo genérico que "esconde" muitas particularidades. Por trata-se de uma etnografia, o esforço, nesse estudo, foi o de observar que houvesse um diálogo constante entre teoria e trabalho de campo. Nesse sentido, este texto, como resultado deste diálogo, procura apontar para a heterogeneidade do artesanato da renda renascença como um meio de sobrevivência, e também para dimensão lúdico do fazer renda.
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Orientada pela perspectiva de que os conceitos não são estáticos e de que devem ser construídos num constante diálogo entre teoria e evidência empírica, procurei compreender o artesanato como sendo um termo genérico que "esconde" muitas particularidades. Por trata-se de uma etnografia, o esforço, nesse estudo, foi o de observar que houvesse um diálogo constante entre teoria e trabalho de campo. Nesse sentido, este texto, como resultado deste diálogo, procura apontar para a heterogeneidade do artesanato da renda renascença como um meio de sobrevivência, e também para dimensão lúdico do fazer renda.Studies about crafts in Brazil have been dismissed to a place of minor importance. However, considering that craft is an importam and present activity and has a social function, we pursue, in this study, contemplate material and symbolic aspects of this activity. It includes how the female lacemaker lives are organized to work on the renaissance lace And how their relationship with the diverse social agents connected with the lace business - from production to commercialization - are constructed. Guided by the perspective that the concepts are not static but they are built upon a permanent dialogue between theory and empirical evidence, we pursue to understand craft as a general term which hide many particuiarities. As an ethnography, the attempt was to guarantee a dialogue between theory and fíeld work. In this sense, this text intends to point out the heterogeneity of renaissance lace craft as an economic activity and the pleasant side of making it.Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-11-17T14:05:56Z No. of bitstreams: 1 ELSE DE FARIAS ALBUQUERQUE - DISSERTAÇÃO PPGCS 2002..pdf: 7983622 bytes, checksum: 937cc443c7e7d45dd3780dabd4588865 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-17T14:05:56Z (GMT). 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(Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. 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