Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: SOUZA, Paola Alves de. lattes
Orientador(a): AGRA DO Ó, Alarcon. lattes
Banca de defesa: PEREIRA, Auricélia Lopes., OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1918
Resumo: O Brasil da década de 1930 passava por transformações decorrentes de um processo de modernização, essas transformações não implicavam em mudanças apenas físicas dos espaços, mas sobretudo na subjetividade dos existentes. Não se tratava de transformações apenas do espaço do fora, nem de transformações de nível legal, da transição de um país rural e supersticioso para um estado burocrático e citadino. Não se tratando apenas desse espaço do fora, que já foi tão bem trabalhado pela historiografia brasileira, essa dissertação vem tratar do espaço do dentro, no entanto, para se tratar desse espaço subjetivo, foi necessário passar por essas transformações, como dispositivos que implicaram em composições de subjetividades e de identidades. Essa dissertação lida com um problema central no conjunto de obras do escritor Graciliano Ramos, mas que até então parecia não receber a devida importância: trata-se do problema da ética, do egoísmo, da solidão. Nesse sentido, isolamos duas obras para serem analisadas, elas são S. Bernardo e Angústia Assim, o que nos propomos finalmente é filtrar a representação da ética ao longo da existência desse autor, a partir da interpretação de sua obra As marcas deixadas no tempo foram combustíveis para localizarmos como essa ética que chamamos de responsabilidade vai se mostrando ao longo da obra do autor estudado, como em confluência com o ressentimento e a amargura que vão se petrificando nessa obra, para tanto, tudo só foi possível ao anunciarmos a própria influência que as transformações da sociedade da década de 1930 no Brasil tiveram por sobre as obras e o autor nordestino.
id UFCG_a40f61193d4c070e3147ae4862cc0866
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/1918
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling AGRA DO Ó, Alarcon.AGRA DO Ó, A.http://lattes.cnpq.br/5782896152231308PEREIRA, Auricélia Lopes.OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.SOUZA, Paola Alves de.SOUZA, PAOLA ALVES DE.http://lattes.cnpq.br/9688128086457732SOUZA, Paola Alves de.O Brasil da década de 1930 passava por transformações decorrentes de um processo de modernização, essas transformações não implicavam em mudanças apenas físicas dos espaços, mas sobretudo na subjetividade dos existentes. Não se tratava de transformações apenas do espaço do fora, nem de transformações de nível legal, da transição de um país rural e supersticioso para um estado burocrático e citadino. Não se tratando apenas desse espaço do fora, que já foi tão bem trabalhado pela historiografia brasileira, essa dissertação vem tratar do espaço do dentro, no entanto, para se tratar desse espaço subjetivo, foi necessário passar por essas transformações, como dispositivos que implicaram em composições de subjetividades e de identidades. Essa dissertação lida com um problema central no conjunto de obras do escritor Graciliano Ramos, mas que até então parecia não receber a devida importância: trata-se do problema da ética, do egoísmo, da solidão. Nesse sentido, isolamos duas obras para serem analisadas, elas são S. Bernardo e Angústia Assim, o que nos propomos finalmente é filtrar a representação da ética ao longo da existência desse autor, a partir da interpretação de sua obra As marcas deixadas no tempo foram combustíveis para localizarmos como essa ética que chamamos de responsabilidade vai se mostrando ao longo da obra do autor estudado, como em confluência com o ressentimento e a amargura que vão se petrificando nessa obra, para tanto, tudo só foi possível ao anunciarmos a própria influência que as transformações da sociedade da década de 1930 no Brasil tiveram por sobre as obras e o autor nordestino.The Brazil of the 1930's was undergoing transformations due to a modernization process, these transformations involving changes not only in physical spaces, but especially in the subjectivity of existing ones. It was not only transforms the space from outside, it was not just the level of legal changes, a transition from a rural country, and superstitious to a bureaucratic state, city. Since it is not just say that space, once worked so well the Brazilian historiography, this thesis is dealing with the space inside, but to deal with this subjective space, it was necessary to go through these transformations, such as devices that resulted in compositions subjectivities, identities. In that sense, this dissertation deals with a main body of work of the writer Graciliano Ramos, but until then, seemed not receive due importance, it is the question of ethics, selfishness and loneliness: two isolated works to be analyzed , you are, S. Bernard and Anguish, then we propose to filter the trademarks of ethics throughout the life of the author, from the interpretation of his work. The marks left on time, fuel was to locate, as we call this ethic of responsibility, will be showing throughout the book to the author, such as confluence, resentment, bitterness, you will be petrifying this work, both for all was only possible to announce the very influence that transformed society in the 1930s, Brazil had over the Northeast and the author works.Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-10-08T17:32:38Z No. of bitstreams: 1 CARLOS ALBERTO ALVES DE SOUZA - DISSERTAÇÃO PPGH 2011..pdf: 7494931 bytes, checksum: 2ef66d9ea058cdc5735ba06890906d34 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-08T17:32:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLOS ALBERTO ALVES DE SOUZA - DISSERTAÇÃO PPGH 2011..pdf: 7494931 bytes, checksum: 2ef66d9ea058cdc5735ba06890906d34 (MD5) Previous issue date: 2011-03Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHHistória.Graciliano RamosHistória e LiteraturaComposições de SubjetividadesIdiosincrasiasIdentidadesÉtica - Graciliano RamosObra de Graciliano RamosEgoísmoSolidãoSão Bernardo - Graciliano RamosAngústia - Graciliano RamosTransformações no Brasil 1930Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos.How sad the sky: marks of solitude, anguish and ethics of responsibility in Graciliano Ramos.2011-032018-10-08T17:32:38Z2018-10-082018-10-08T17:32:38Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1918SOUZA, Paola Alves de. Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos. 2011. 138f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALPAOLA ALVES DE SOUZA - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2011.pdfPAOLA ALVES DE SOUZA - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2011.pdfapplication/pdf1268563http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/1918/3/PAOLA+ALVES+DE+SOUZA+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGH+CH+2011.pdf9a6610ab5426910aafdc8ffda816a4cbMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/1918/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/19182022-09-16 17:03:51.869oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T20:03:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv How sad the sky: marks of solitude, anguish and ethics of responsibility in Graciliano Ramos.
title Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos.
spellingShingle Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos.
SOUZA, Paola Alves de.
História.
Graciliano Ramos
História e Literatura
Composições de Subjetividades
Idiosincrasias
Identidades
Ética - Graciliano Ramos
Obra de Graciliano Ramos
Egoísmo
Solidão
São Bernardo - Graciliano Ramos
Angústia - Graciliano Ramos
Transformações no Brasil 1930
title_short Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos.
title_full Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos.
title_fullStr Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos.
title_full_unstemmed Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos.
title_sort Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos.
author SOUZA, Paola Alves de.
author_facet SOUZA, Paola Alves de.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv AGRA DO Ó, A.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5782896152231308
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PEREIRA, Auricélia Lopes.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv SOUZA, Paola Alves de.
SOUZA, PAOLA ALVES DE.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9688128086457732
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Paola Alves de.
contributor_str_mv AGRA DO Ó, Alarcon.
PEREIRA, Auricélia Lopes.
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História.
topic História.
Graciliano Ramos
História e Literatura
Composições de Subjetividades
Idiosincrasias
Identidades
Ética - Graciliano Ramos
Obra de Graciliano Ramos
Egoísmo
Solidão
São Bernardo - Graciliano Ramos
Angústia - Graciliano Ramos
Transformações no Brasil 1930
dc.subject.por.fl_str_mv Graciliano Ramos
História e Literatura
Composições de Subjetividades
Idiosincrasias
Identidades
Ética - Graciliano Ramos
Obra de Graciliano Ramos
Egoísmo
Solidão
São Bernardo - Graciliano Ramos
Angústia - Graciliano Ramos
Transformações no Brasil 1930
description O Brasil da década de 1930 passava por transformações decorrentes de um processo de modernização, essas transformações não implicavam em mudanças apenas físicas dos espaços, mas sobretudo na subjetividade dos existentes. Não se tratava de transformações apenas do espaço do fora, nem de transformações de nível legal, da transição de um país rural e supersticioso para um estado burocrático e citadino. Não se tratando apenas desse espaço do fora, que já foi tão bem trabalhado pela historiografia brasileira, essa dissertação vem tratar do espaço do dentro, no entanto, para se tratar desse espaço subjetivo, foi necessário passar por essas transformações, como dispositivos que implicaram em composições de subjetividades e de identidades. Essa dissertação lida com um problema central no conjunto de obras do escritor Graciliano Ramos, mas que até então parecia não receber a devida importância: trata-se do problema da ética, do egoísmo, da solidão. Nesse sentido, isolamos duas obras para serem analisadas, elas são S. Bernardo e Angústia Assim, o que nos propomos finalmente é filtrar a representação da ética ao longo da existência desse autor, a partir da interpretação de sua obra As marcas deixadas no tempo foram combustíveis para localizarmos como essa ética que chamamos de responsabilidade vai se mostrando ao longo da obra do autor estudado, como em confluência com o ressentimento e a amargura que vão se petrificando nessa obra, para tanto, tudo só foi possível ao anunciarmos a própria influência que as transformações da sociedade da década de 1930 no Brasil tiveram por sobre as obras e o autor nordestino.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-08T17:32:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-08
2018-10-08T17:32:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1918
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Paola Alves de. Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos. 2011. 138f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1918
identifier_str_mv SOUZA, Paola Alves de. Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos. 2011. 138f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/1918/3/PAOLA+ALVES+DE+SOUZA+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGH+CH+2011.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/1918/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a6610ab5426910aafdc8ffda816a4cb
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1797044610360410112