Impacto do suporte metodológico e ferramental orientado a aspectos de usabilidade no ensino prático da engenharia de software.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: LIMA, Giuseppe Anthony Nascimento de. lattes
Orientador(a): LULA JÚNIOR, Bernardo. lattes
Banca de defesa: QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de., GARCIA, Francilene Procópio., COSTA, Evandro de Barros.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Departamento: Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6750
Resumo: Tradicionalmente, a Engenharia de Software (ES) tem priorizado o desenvolvimento e aplicação de metodologias e ferramentas com maior ênfase em aspectos funcionais e de planejamento do software. Esta conduta tem se refletido no ensino da ES, em que aspectos relativos à usabilidade do software, geralmente, são abordados em segundo plano. Apesar dos esforços de integração da ES com a área de Interface Homem-Computador (IHC), no sentido de ofertar procedimentos que contemplem o mínimo de recursos para projeto de usabilidade de interface, não é raro encontrar alunos que relatem dificuldades em produzir, compreender e utilizar tais recursos adequadamente. Sendo desejável que o laboratório de ES seja completo, abordando tanto aspectos funcionais quanto de usabilidade, a disciplina Laboratório de Engenharia de Software, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), aperfeiçoou o processo de desenvolvimento ágil easYProcess para torná-lo centrado com o usuário, agregando a produção de artefatos para projeto de interface. Foram verificadas dificuldades dos alunos com a produção e manejo desses artefatos. Este trabalho investigou os benefícios que a inclusão de uma metodologia de concepção de interfaces, baseada na tarefa e suportada por ferramental de software, podem proporcionar ao laboratório de software, em que o ambiente da graduação da UFCG foi adotado como referencial.
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Sendo desejável que o laboratório de ES seja completo, abordando tanto aspectos funcionais quanto de usabilidade, a disciplina Laboratório de Engenharia de Software, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), aperfeiçoou o processo de desenvolvimento ágil easYProcess para torná-lo centrado com o usuário, agregando a produção de artefatos para projeto de interface. Foram verificadas dificuldades dos alunos com a produção e manejo desses artefatos. Este trabalho investigou os benefícios que a inclusão de uma metodologia de concepção de interfaces, baseada na tarefa e suportada por ferramental de software, podem proporcionar ao laboratório de software, em que o ambiente da graduação da UFCG foi adotado como referencial.Traditionally, Software Engineering (SE) has prioritized the development and application of methodological and tooling support with major focus in functional and planning aspects of software development. This behavior has been reflected in SE teaching where aspects associated with software usability are addressed in a secondary plan, in general. Despite efforts to integrate SE with Human-Computer Interaction (HCI) area, aiming to offer procedures for minimal interface usability treatment, is not rare to find students reporting difficulties in production, comprehension and use of these resources properly. It is desirable that the SE laboratory approach be completed addressing both functional and usability issues. The Laboratory of Software Engineering discipline at Federal University of Campina Grande (UFCG) improved the agile development process easYProcess to turn it to be user-centered, by adding usability artifacts to its production. Difficulties have been detected with students during the production and use of these artifacts. This work investigated which benefits the inclusion of an interface conception methodology, based on task analysis and supported by a software tool, may provide to software laboratory, in which the UFCG graduation environment was adopted as referential.Submitted by Lucienne Costa (lucienneferreira@ufcg.edu.br) on 2019-09-05T15:57:21Z No. of bitstreams: 1 GIUSEPPE ANTHONY NASCIMENTO DE LIMA – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2010.pdf: 2613305 bytes, checksum: 9dfd40f7a8c4508c47349cacd4ac0296 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-05T15:57:21Z (GMT). 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A. N. de. Impacto do suporte metodológico e ferramental orientado a aspectos de usabilidade no ensino prático da engenharia de software. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2010. 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