Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: BOTÊLHO, Denilma Diniz. lattes
Orientador(a): WANDERLEY, Naelza de Araújo. lattes
Banca de defesa: ALVES, José Hélder Pinheiro., OLIVEIRA, Eliana Kefalás.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797
Resumo: São bastante conhecidas as dificuldades do ensino escolar brasileiro no tocante às questões voltadas para a valoração das práticas de leitura. O melhor suporte para eliminar essa demanda, a experiência com o texto literário, não recebe o tratamento metodológico adequado. O problema está, pressupõe-se, na ausência de práticas efetivas e constantes de leitura, além da apreciação do texto literário como um dos recursos para tornar menos tensa a formação escolar. Para efetivar a sistematização da experiência de leitura, elaboramos uma sequência didática apoiada no Método Recepcional de Aguiar e Bordini (1998), que aponta caminhos para se pensar as práticas de leitura na sala de aula. Logo, para que se estabeleça o contato direto com o texto literário, e para que a leitura se torne mais atraente para adolescentes e jovens, acredita-se que o uso da voz, do corpo e da performance são instrumentos contributivos para despertar o interesse pela leitura paralela à apropriação dos elementos estéticos figurantes no texto, os quais o tornam um mecanismo aberto a surpresas, encantamentos e revelações. Neste trabalho investigamos a recepção da leitura vocalizada, junto a um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio e analisamos o modo como se efetivou a experimentação com os poemas “A arte de amar”, de Manuel Bandeira (1970), “Ode ao umbigo”, de Jeová Santana (2011) e “Serra da Barriga”, de Jorge de Lima (1929). Para tanto, nos baseamos nos conceitos de performance de Paul Zumthor (2007), da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1979) e do Efeito Estético de Wolfgang Iser (1979), Eliana Kefalás (2009), Michèle Petit (2008), Antonio Candido (2004), entre outros, que contribuem para que o fenômeno da leitura torne-se uma prática democrática e efetiva dentro e fora das salas de aula.
id UFCG_e6864c522f199e2f9d403640d02f0c84
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7797
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling WANDERLEY, Naelza de Araújo.WANDERLEY, N. A.http://lattes.cnpq.br/3611928212835405ALVES, José Hélder Pinheiro.OLIVEIRA, Eliana Kefalás.BOTÊLHO, D. D.http://lattes.cnpq.br/5529314148686022BOTÊLHO, Denilma Diniz.São bastante conhecidas as dificuldades do ensino escolar brasileiro no tocante às questões voltadas para a valoração das práticas de leitura. O melhor suporte para eliminar essa demanda, a experiência com o texto literário, não recebe o tratamento metodológico adequado. O problema está, pressupõe-se, na ausência de práticas efetivas e constantes de leitura, além da apreciação do texto literário como um dos recursos para tornar menos tensa a formação escolar. Para efetivar a sistematização da experiência de leitura, elaboramos uma sequência didática apoiada no Método Recepcional de Aguiar e Bordini (1998), que aponta caminhos para se pensar as práticas de leitura na sala de aula. Logo, para que se estabeleça o contato direto com o texto literário, e para que a leitura se torne mais atraente para adolescentes e jovens, acredita-se que o uso da voz, do corpo e da performance são instrumentos contributivos para despertar o interesse pela leitura paralela à apropriação dos elementos estéticos figurantes no texto, os quais o tornam um mecanismo aberto a surpresas, encantamentos e revelações. Neste trabalho investigamos a recepção da leitura vocalizada, junto a um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio e analisamos o modo como se efetivou a experimentação com os poemas “A arte de amar”, de Manuel Bandeira (1970), “Ode ao umbigo”, de Jeová Santana (2011) e “Serra da Barriga”, de Jorge de Lima (1929). Para tanto, nos baseamos nos conceitos de performance de Paul Zumthor (2007), da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1979) e do Efeito Estético de Wolfgang Iser (1979), Eliana Kefalás (2009), Michèle Petit (2008), Antonio Candido (2004), entre outros, que contribuem para que o fenômeno da leitura torne-se uma prática democrática e efetiva dentro e fora das salas de aula.The difficulties of Brazilian school education are well known in relation to the issues of recognition of read practices. The best support to eliminate this demand, the experience with the literary text, does not received the appropriate methodological treatment. The problem is, presupposes, in the absence of effective and constant reading practices, besides the appreciation of the literary text as one of the tools to make school formation fewer tense. To implement the systematization of the reading experience, we developed a didactic sequence based on the Receptive Method of Aguiar and Bordini (1998), which points out ways to think about reading practices in the classroom. Therefore, in order to establish direct contact with the literary text, and the reading become more attractive for teenagers, it is believed that the use of voice, body and performance are contributive instruments to arouse the interest through the reading parallel the appropriation of aesthetic elements presents in the text, which become a mechanism open to surprises, incantations and revelations. In this assignment, we investigated the reception of vocalized read, along with a group of students of the second year of high school and we analyze the way how was realized the experimentation with the poems “A arte de amar”, by Manuel Bandeira (1970), “Ode ao umbigo”, by Jeová Santana (2011) and “Serra da Barriga”, by Jorge de Lima (1929). We based on the concept of performance by Paul Zumthor (2007), Aesthetics of the Reception by Hans Robert Jauss (1979) and Esthetic Effect by Wolfgang Iser (1979), Eliana Kefalás (2009), Michèle Petit (2008), Antonio Candido (2004) among others, that contribute to the phenomenon of reading becoming a democratic practices and effective in and out of the classroom.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-10-08T09:58:28Z No. of bitstreams: 1 DENILMA DINIZ BOTELHO - DISSERTAÇÃO POSLE 2017.pdf: 1718505 bytes, checksum: 0cd5bf3e255f9b57d809a8bc0822ba34 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-08T09:58:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DENILMA DINIZ BOTELHO - DISSERTAÇÃO POSLE 2017.pdf: 1718505 bytes, checksum: 0cd5bf3e255f9b57d809a8bc0822ba34 (MD5) Previous issue date: 2017-07-28Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLingüística, Letras e ArtesLeituraPoesiaEstética da RecepçãoPerformaceTextos LiteráriosLeitorPoemasLeitura VocalizadaLeitura ParalelaReadingPoetryAesthetics of ReceptionPerformLiterary TextsReaderPoemsVocalized ReadingParallel ReadingPoesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.Poetry, performance and reception: a game of refusal and seduction between text and reader.2017-07-282019-10-08T09:58:28Z2019-10-082019-10-08T09:58:28Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797BOTÊLHO, Denilma Diniz. Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor. 2017. 139f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALDENILMA DINIZ BOTELHO - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2017.pdfDENILMA DINIZ BOTELHO - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2017.pdfapplication/pdf1080107http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/7797/3/DENILMA+DINIZ+BOTELHO+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+POSLE+CH+2017.pdf99d2b0635cb8dbaf8848908f6b0c6d1eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/7797/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/77972022-09-20 09:20:32.231oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T12:20:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Poetry, performance and reception: a game of refusal and seduction between text and reader.
title Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.
spellingShingle Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.
BOTÊLHO, Denilma Diniz.
Lingüística, Letras e Artes
Leitura
Poesia
Estética da Recepção
Performace
Textos Literários
Leitor
Poemas
Leitura Vocalizada
Leitura Paralela
Reading
Poetry
Aesthetics of Reception
Perform
Literary Texts
Reader
Poems
Vocalized Reading
Parallel Reading
title_short Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.
title_full Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.
title_fullStr Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.
title_full_unstemmed Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.
title_sort Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.
author BOTÊLHO, Denilma Diniz.
author_facet BOTÊLHO, Denilma Diniz.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv WANDERLEY, N. A.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3611928212835405
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv OLIVEIRA, Eliana Kefalás.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv BOTÊLHO, D. D.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5529314148686022
dc.contributor.author.fl_str_mv BOTÊLHO, Denilma Diniz.
contributor_str_mv WANDERLEY, Naelza de Araújo.
ALVES, José Hélder Pinheiro.
OLIVEIRA, Eliana Kefalás.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Leitura
Poesia
Estética da Recepção
Performace
Textos Literários
Leitor
Poemas
Leitura Vocalizada
Leitura Paralela
Reading
Poetry
Aesthetics of Reception
Perform
Literary Texts
Reader
Poems
Vocalized Reading
Parallel Reading
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Poesia
Estética da Recepção
Performace
Textos Literários
Leitor
Poemas
Leitura Vocalizada
Leitura Paralela
Reading
Poetry
Aesthetics of Reception
Perform
Literary Texts
Reader
Poems
Vocalized Reading
Parallel Reading
description São bastante conhecidas as dificuldades do ensino escolar brasileiro no tocante às questões voltadas para a valoração das práticas de leitura. O melhor suporte para eliminar essa demanda, a experiência com o texto literário, não recebe o tratamento metodológico adequado. O problema está, pressupõe-se, na ausência de práticas efetivas e constantes de leitura, além da apreciação do texto literário como um dos recursos para tornar menos tensa a formação escolar. Para efetivar a sistematização da experiência de leitura, elaboramos uma sequência didática apoiada no Método Recepcional de Aguiar e Bordini (1998), que aponta caminhos para se pensar as práticas de leitura na sala de aula. Logo, para que se estabeleça o contato direto com o texto literário, e para que a leitura se torne mais atraente para adolescentes e jovens, acredita-se que o uso da voz, do corpo e da performance são instrumentos contributivos para despertar o interesse pela leitura paralela à apropriação dos elementos estéticos figurantes no texto, os quais o tornam um mecanismo aberto a surpresas, encantamentos e revelações. Neste trabalho investigamos a recepção da leitura vocalizada, junto a um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio e analisamos o modo como se efetivou a experimentação com os poemas “A arte de amar”, de Manuel Bandeira (1970), “Ode ao umbigo”, de Jeová Santana (2011) e “Serra da Barriga”, de Jorge de Lima (1929). Para tanto, nos baseamos nos conceitos de performance de Paul Zumthor (2007), da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1979) e do Efeito Estético de Wolfgang Iser (1979), Eliana Kefalás (2009), Michèle Petit (2008), Antonio Candido (2004), entre outros, que contribuem para que o fenômeno da leitura torne-se uma prática democrática e efetiva dentro e fora das salas de aula.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-08T09:58:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-08
2019-10-08T09:58:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797
dc.identifier.citation.fl_str_mv BOTÊLHO, Denilma Diniz. Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor. 2017. 139f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797
identifier_str_mv BOTÊLHO, Denilma Diniz. Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor. 2017. 139f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/7797/3/DENILMA+DINIZ+BOTELHO+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+POSLE+CH+2017.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/7797/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 99d2b0635cb8dbaf8848908f6b0c6d1e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1797044651210833920