Campina Grande na passarela: o alinhavo da moda e da mídia nas décadas de 1960 e 1970.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: SANTOS, Iane Caroline Lima. lattes
Orientador(a): SANTIAGO, Roberval da Silva. lattes
Banca de defesa: AGRA DO Ó, Alarcon., SANTOS, João Marcos Leitão., SILVA, Ramsés Nunes e.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1916
Resumo: O presente estudo objetiva tecer reflexões acerca das transformações ocorridas na cidade, no modo de viver e de se vestir durante as décadas de 1960 e 1970, considerando essas transformações como um reflexo do processo histórico onde estão inseridas, tentando desmistificar a idéia de que este tema é supérfluo, intimamente conectado e indissociável do luxo, além da crença de que isto em nada interfere na sociedade. Dessa forma, buscaremos observar nessas transformações que perpassam em torno das representações de "estar na moda", como permeadas de um discurso intencional, dos meios que as divulgam para grande parte da população mundial. Sendo assim, buscaremos discorrer acerca das mutações pertinentes, bem como os meios que faziam com que tais modelos fossem propagados ao público espectador por meio de uma pesquisa baseada em filmes, revistas e jornais da década de 50. Numa análise das práticas e dos discursos que permearam a realização de tais representações e que podem ser percebidos nos filmes e propagandas da época em questão, pretendemos discutir como estes apresentam os sentimentos de desejo, idealizadores de um ideal almejado de ser mulher em Campina Grande.
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Sendo assim, buscaremos discorrer acerca das mutações pertinentes, bem como os meios que faziam com que tais modelos fossem propagados ao público espectador por meio de uma pesquisa baseada em filmes, revistas e jornais da década de 50. Numa análise das práticas e dos discursos que permearam a realização de tais representações e que podem ser percebidos nos filmes e propagandas da época em questão, pretendemos discutir como estes apresentam os sentimentos de desejo, idealizadores de um ideal almejado de ser mulher em Campina Grande.This study aims to weave reflections on the changes occurring in the city, the way of life and dress during the 1960s and 1970s, considering these changes as a reflection of the historical process in which they live, trying to demystify the idea that this subject is superfluous, intimately connected and inseparable from the luxury beyond belief that this in no way interferes in society. Thus, we try to observe these transformations that pass around the representations of "being fashionable" as a discourse permeated intentional means to disclose that much of the world's population. Therefore, we will seek to discourse about the relevant mutations, as well as the means that made such models were propagated to the viewing audience through a search based on films, magazines and newspapers from the 50's. In an analysis of the practices and discourses that have permeated the conduct of such representations and that can be seen in movies and advertisements of the era in question, we want to discuss how they present the feelings of desire, creators of a desired ideal of womanhood in Campina Grande.Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-10-08T16:51:51Z No. of bitstreams: 1 IANE CAROLINA LIMA SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGH 2012..pdf: 20096934 bytes, checksum: 6c5f03294ff8ab296ba72594274fa972 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-08T16:51:51Z (GMT). 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(Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. 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