O uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Maia, Raul Moésio Lima
Orientador(a): Neves, Odacir Almeida lattes
Banca de defesa: Rodrigues, Walter Martins lattes, Pinheiro, Antônia Jocivania lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6853
Resumo: O presente estudo traz uma reflexão sobre o uso de Sequências Didáticas como propostas metodológicas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Diante disso, pretendemos com este trabalho ressignificar e buscar alternativas que possam auxiliar o professor no processo de ensino de alguns conteúdos da Matemática, bem como investigar possibilidades para estruturar Sequências Didáticas para este fim, buscando práticas inovadoras que contribuam de forma eficiente para os desafios encontrados atualmente nas aulas de Matemática. Baseamo-nos na pesquisa qualitativa, na qual elegemos a pesquisa bibliográfica, onde foram reconstituídos sinteticamente os referenciais que dão base ao estudo. Em seguida, elaboramos as atividades que constituirão as Sequências Didáticas. Os conteúdos escolhidos para serem trabalhados foram: Potenciação e Radiciação, Área e Perímetro, Frações e Teorema de Pitágoras. Escolhemos esses assuntos por percebermos, no decorrer de nossa vivência docente, que as dificuldades de aprendizagem desses conteúdos são recorrentes. Acreditamos que a partir da elaboração de uma Sequência Didática poderemos apresentar ao estudante situações significativas de modo que o mesmo possa interagir e compreender melhor a Matemática. Esperamos que as Sequências Didáticas elaboradas e o referencial bibliográfico aqui reconstituído não só ajude a professores, mas, contribua no desenvolvimento de suas próprias Sequência Didática, colaborando assim para o ensino e aprendizagem da disciplina. É nesse contexto que concebemos a ideia de que o aporte da formação continuada para professores de Matemática, configura-se como atividade fundamental, uma vez que pode ser articuladora do conhecimento científico da matemática com o aspecto didático
id UFER_11f6bf7c2ff4b49d818e6b0c55a97a42
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6853
network_acronym_str UFER
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
repository_id_str
spelling Maia, Raul Moésio LimaNeves, Odacir Almeidahttp://lattes.cnpq.br/5455193502814150Medeiros, Maria de Lourdes Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/8377752739498027Rodrigues, Walter Martinshttp://lattes.cnpq.br/9658022121769752Pinheiro, Antônia Jocivaniahttp://lattes.cnpq.br/33605706808751492021-12-21T16:57:07Z2021-01-272021-12-21T16:57:07Z2020-10-29Maia (2020) (MAIA, 2020)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6853O presente estudo traz uma reflexão sobre o uso de Sequências Didáticas como propostas metodológicas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Diante disso, pretendemos com este trabalho ressignificar e buscar alternativas que possam auxiliar o professor no processo de ensino de alguns conteúdos da Matemática, bem como investigar possibilidades para estruturar Sequências Didáticas para este fim, buscando práticas inovadoras que contribuam de forma eficiente para os desafios encontrados atualmente nas aulas de Matemática. Baseamo-nos na pesquisa qualitativa, na qual elegemos a pesquisa bibliográfica, onde foram reconstituídos sinteticamente os referenciais que dão base ao estudo. Em seguida, elaboramos as atividades que constituirão as Sequências Didáticas. Os conteúdos escolhidos para serem trabalhados foram: Potenciação e Radiciação, Área e Perímetro, Frações e Teorema de Pitágoras. Escolhemos esses assuntos por percebermos, no decorrer de nossa vivência docente, que as dificuldades de aprendizagem desses conteúdos são recorrentes. Acreditamos que a partir da elaboração de uma Sequência Didática poderemos apresentar ao estudante situações significativas de modo que o mesmo possa interagir e compreender melhor a Matemática. Esperamos que as Sequências Didáticas elaboradas e o referencial bibliográfico aqui reconstituído não só ajude a professores, mas, contribua no desenvolvimento de suas próprias Sequência Didática, colaborando assim para o ensino e aprendizagem da disciplina. É nesse contexto que concebemos a ideia de que o aporte da formação continuada para professores de Matemática, configura-se como atividade fundamental, uma vez que pode ser articuladora do conhecimento científico da matemática com o aspecto didáticoThe present study reflects on the use of Didactic Sequences as methodological proposals in the teaching and learning process of Mathematics. Therefore, we intend with this work to reframe and search for alternatives that can help the teacher in the teaching process of some Mathematics contents, as well as investigate possibilities to structure Didactic Sequences for this purpose, seeking innovative practices that contribute efficiently to the challenges encountered currently in math classes. We are based on qualitative research, in which we chose bibliographic research, where the referentials that support the study were synthetically reconstructed. Then, we elaborate the activities that will constitute the Didactic Sequences. The contents chosen to be worked on were: Potentiation and Radication, Area and Perimeter, Fractions and Pythagorean Theorem. We chose these subjects because we realized, during our teaching experience, that the learning difficulties of these contents are recurrent. We believe that from the elaboration of a Didactic Sequence we will be able to present students with significant situations so that they can interact and better understand Mathematics. We hope that the Didactic Sequences elaborated and the bibliographic reference here reconstituted not only helps teachers, but also contributes to the development of their own Didactic Sequences, thus collaborating for the teaching and learning of the discipline. It is in this context that we conceive the idea that the provision of continuing education for mathematics teachers is configured as a fundamental activity, since it can be an articulator of scientific knowledge of mathematics with the didactic aspectCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENMAIA, Raul Moésio Lima. O uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental II. 2020. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICASequência DidáticasEnsino e aprendizagem de MatemáticaFormação continuada de ProfessoresDidactic SequenceTeaching and learning of MathematicsContinuing Teacher EducationO uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTRaulMLM_DISSERT.pdf.txtRaulMLM_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain125608https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6853/3/RaulMLM_DISSERT.pdf.txt437db29c1515309c3b81b2bbf77a0186MD53THUMBNAILRaulMLM_DISSERT.pdf.jpgRaulMLM_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6853/4/RaulMLM_DISSERT.pdf.jpgb56e9223d278405396ecec0d67821281MD54ORIGINALRaulMLM_DISSERT.pdfRaulMLM_DISSERT.pdfapplication/pdf1746346https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6853/1/RaulMLM_DISSERT.pdf8c096101ec5fe1d423cdf284276e8aa3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6853/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/68532022-08-05 08:29:53.785oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-08-05T11:29:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental II
title O uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental II
spellingShingle O uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental II
Maia, Raul Moésio Lima
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Sequência Didáticas
Ensino e aprendizagem de Matemática
Formação continuada de Professores
Didactic Sequence
Teaching and learning of Mathematics
Continuing Teacher Education
title_short O uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental II
title_full O uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental II
title_fullStr O uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental II
title_full_unstemmed O uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental II
title_sort O uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental II
author Maia, Raul Moésio Lima
author_facet Maia, Raul Moésio Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Raul Moésio Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neves, Odacir Almeida
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5455193502814150
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Medeiros, Maria de Lourdes Fernandes de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8377752739498027
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigues, Walter Martins
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9658022121769752
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pinheiro, Antônia Jocivania
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3360570680875149
contributor_str_mv Neves, Odacir Almeida
Medeiros, Maria de Lourdes Fernandes de
Rodrigues, Walter Martins
Pinheiro, Antônia Jocivania
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Sequência Didáticas
Ensino e aprendizagem de Matemática
Formação continuada de Professores
Didactic Sequence
Teaching and learning of Mathematics
Continuing Teacher Education
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didáticas
Ensino e aprendizagem de Matemática
Formação continuada de Professores
Didactic Sequence
Teaching and learning of Mathematics
Continuing Teacher Education
description O presente estudo traz uma reflexão sobre o uso de Sequências Didáticas como propostas metodológicas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Diante disso, pretendemos com este trabalho ressignificar e buscar alternativas que possam auxiliar o professor no processo de ensino de alguns conteúdos da Matemática, bem como investigar possibilidades para estruturar Sequências Didáticas para este fim, buscando práticas inovadoras que contribuam de forma eficiente para os desafios encontrados atualmente nas aulas de Matemática. Baseamo-nos na pesquisa qualitativa, na qual elegemos a pesquisa bibliográfica, onde foram reconstituídos sinteticamente os referenciais que dão base ao estudo. Em seguida, elaboramos as atividades que constituirão as Sequências Didáticas. Os conteúdos escolhidos para serem trabalhados foram: Potenciação e Radiciação, Área e Perímetro, Frações e Teorema de Pitágoras. Escolhemos esses assuntos por percebermos, no decorrer de nossa vivência docente, que as dificuldades de aprendizagem desses conteúdos são recorrentes. Acreditamos que a partir da elaboração de uma Sequência Didática poderemos apresentar ao estudante situações significativas de modo que o mesmo possa interagir e compreender melhor a Matemática. Esperamos que as Sequências Didáticas elaboradas e o referencial bibliográfico aqui reconstituído não só ajude a professores, mas, contribua no desenvolvimento de suas próprias Sequência Didática, colaborando assim para o ensino e aprendizagem da disciplina. É nesse contexto que concebemos a ideia de que o aporte da formação continuada para professores de Matemática, configura-se como atividade fundamental, uma vez que pode ser articuladora do conhecimento científico da matemática com o aspecto didático
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-21T16:57:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-27
2021-12-21T16:57:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Maia (2020) (MAIA, 2020)
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6853
identifier_str_mv Maia (2020) (MAIA, 2020)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv MAIA, Raul Moésio Lima. O uso de sequências didáticas como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental II. 2020. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFERSA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6853/3/RaulMLM_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6853/4/RaulMLM_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6853/1/RaulMLM_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6853/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 437db29c1515309c3b81b2bbf77a0186
b56e9223d278405396ecec0d67821281
8c096101ec5fe1d423cdf284276e8aa3
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br
_version_ 1757095609620234240