A contextualização no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Nogueira Neto, Euclides
Orientador(a): Nunes, Antônio Gomes lattes
Banca de defesa: Garcia, Antonio Ronaldo Gomes lattes, Dantas, Franceliza Monteiro da Silva lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6975
Resumo: O Brasil não tem alcançado bons resultados nos índices de aprendizagem dos nossos alunos, fato esse comprovado em 2009, quando da realização do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Brasil ficou em 53º lugar num grupo de sessenta e um países avaliados, no que se refere à Matemática. Em 2012, dos 65 países avaliados, o Brasil ficou na 58ª posição, com 391 pontos alcançados em Matemática e no mais recente o Brasil ficou na 66ª posição, dentre os 70 países avaliados. Com o resultado atual, fica claro que ainda não estamos alcançando o esperado no que se refere à qualidade do ensino de Matemática em nosso país. Esse trabalho tem por objetivo geral identificar as dificuldades encontradas nas práticas pedagógicas de um grupo de professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio sob a utilização como ferramenta de ensino de um fazer matemático contextualizado, bem como o conhecimento desses professores sobre a problemática abordada: contextualização. A metodologia utilizada nesse estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual foi realizado um levantamento de dados sobre práticas ou opiniões atuais dos professores de Matemática envolvidos na pesquisa, através de questionários, entrevistas e observações, levando-se em consideração a questão da contextualização dos conteúdos matemáticos e as dificuldades enfrentadas. Os resultados mostram que os professores que ensinam em séries iniciais enfrentam menos dificuldades em contextualizar a Matemática, em despertar o interesse dos seus alunos pela aula, se comparamos com as opiniões dos professores que lecionam em séries finais, principalmente no Ensino Médio. Ao longo desse trabalho, a problemática do ensino de Matemática será amplamente discutida e sugestões serão dadas para um ensino mais contextualizado, que proporcione ao aluno um melhor aprendizado e uma maior satisfação quanto aos seus estudos
id UFER_75948c98b3038b86d3d6d75dd019de3a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6975
network_acronym_str UFER
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
repository_id_str
spelling Nunes, Antônio Gomeshttp://lattes.cnpq.br/9984485183361630Garcia, Antonio Ronaldo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/1291080711578781Dantas, Franceliza Monteiro da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7230325654670583Nogueira Neto, Euclides2022-05-04T19:56:37Z2019-06-122022-05-04T19:56:37Z2019-03-22Nogueira Neto (2019) (NOGUEIRA NETO, 2019)http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6975O Brasil não tem alcançado bons resultados nos índices de aprendizagem dos nossos alunos, fato esse comprovado em 2009, quando da realização do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Brasil ficou em 53º lugar num grupo de sessenta e um países avaliados, no que se refere à Matemática. Em 2012, dos 65 países avaliados, o Brasil ficou na 58ª posição, com 391 pontos alcançados em Matemática e no mais recente o Brasil ficou na 66ª posição, dentre os 70 países avaliados. Com o resultado atual, fica claro que ainda não estamos alcançando o esperado no que se refere à qualidade do ensino de Matemática em nosso país. Esse trabalho tem por objetivo geral identificar as dificuldades encontradas nas práticas pedagógicas de um grupo de professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio sob a utilização como ferramenta de ensino de um fazer matemático contextualizado, bem como o conhecimento desses professores sobre a problemática abordada: contextualização. A metodologia utilizada nesse estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual foi realizado um levantamento de dados sobre práticas ou opiniões atuais dos professores de Matemática envolvidos na pesquisa, através de questionários, entrevistas e observações, levando-se em consideração a questão da contextualização dos conteúdos matemáticos e as dificuldades enfrentadas. Os resultados mostram que os professores que ensinam em séries iniciais enfrentam menos dificuldades em contextualizar a Matemática, em despertar o interesse dos seus alunos pela aula, se comparamos com as opiniões dos professores que lecionam em séries finais, principalmente no Ensino Médio. Ao longo desse trabalho, a problemática do ensino de Matemática será amplamente discutida e sugestões serão dadas para um ensino mais contextualizado, que proporcione ao aluno um melhor aprendizado e uma maior satisfação quanto aos seus estudosBrazil has not achieved good results in our students learning indexes, this fact was proved in 2009, when was performed the Program for International Student Assessment (PISA), in the worldwide scenario Brazil went in 53th in a group of sixtyone countries regards to mathematics. In 2012, in 65 evaluated nations, Brazil was classified in 58th, scored 391 points regards to mathematics, and the most recent result Brazil went 66ª between 70 countries evaluated. With this current result it is clear that we have not achieved referred to the quality of mathematics teaching in our country. This work has as general objective to identify the difficulties found in the pedagogical practices of a group of Primary and Secondary Teachers using a teaching tool of making contextualized mathematical, as well as the knowledge of these teachers about the problem addressed: contextualization. The methodology used in this study is a descriptive research, an analysis of data on current practices or opinions of the mathematics teachers involved in the research, carried out through questionnaires, interviews and observations, taking into account the matter of contextualization of the mathematical contents and the difficulties faced. The results show that teachers who teach in initial grades face less difficulties in contextualizing Mathematics, in arousing their students' interest in the class, when compared to the opinions of teachers who teach in final grades, especially in High School. Throughout this work, the problematic of Mathematics teaching will be widely discussed and suggestions will be given for a more contextualized teaching that will give the student a better learning and a greater satisfaction with his studiesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENNOGUEIRA NETO, Euclides. A contextualização no ensino da matemática. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaContextualizaçãoEducação BásicaMathematicsContextualizationBasic educationA contextualização no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTEuclidesNN_DISSERT.pdf.txtEuclidesNN_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain132704https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/3/EuclidesNN_DISSERT.pdf.txt8f7939de1ed984afd3990dea3ef3e621MD53THUMBNAILEuclidesNN_DISSERT.pdf.jpgEuclidesNN_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1341https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/4/EuclidesNN_DISSERT.pdf.jpg77c244987fa0a3b0d9424a5ec0ea511cMD54ORIGINALEuclidesNN_DISSERT.pdfEuclidesNN_DISSERT.pdfapplication/pdf711137https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/1/EuclidesNN_DISSERT.pdf6ee30cc948340ac169f1751683f5aec3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/69752022-05-06 03:57:41.053oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-05-06T06:57:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contextualização no ensino da matemática
title A contextualização no ensino da matemática
spellingShingle A contextualização no ensino da matemática
Nogueira Neto, Euclides
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Contextualização
Educação Básica
Mathematics
Contextualization
Basic education
title_short A contextualização no ensino da matemática
title_full A contextualização no ensino da matemática
title_fullStr A contextualização no ensino da matemática
title_full_unstemmed A contextualização no ensino da matemática
title_sort A contextualização no ensino da matemática
author Nogueira Neto, Euclides
author_facet Nogueira Neto, Euclides
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Antônio Gomes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9984485183361630
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Garcia, Antonio Ronaldo Gomes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1291080711578781
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dantas, Franceliza Monteiro da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7230325654670583
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira Neto, Euclides
contributor_str_mv Nunes, Antônio Gomes
Garcia, Antonio Ronaldo Gomes
Dantas, Franceliza Monteiro da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Contextualização
Educação Básica
Mathematics
Contextualization
Basic education
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Contextualização
Educação Básica
Mathematics
Contextualization
Basic education
description O Brasil não tem alcançado bons resultados nos índices de aprendizagem dos nossos alunos, fato esse comprovado em 2009, quando da realização do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Brasil ficou em 53º lugar num grupo de sessenta e um países avaliados, no que se refere à Matemática. Em 2012, dos 65 países avaliados, o Brasil ficou na 58ª posição, com 391 pontos alcançados em Matemática e no mais recente o Brasil ficou na 66ª posição, dentre os 70 países avaliados. Com o resultado atual, fica claro que ainda não estamos alcançando o esperado no que se refere à qualidade do ensino de Matemática em nosso país. Esse trabalho tem por objetivo geral identificar as dificuldades encontradas nas práticas pedagógicas de um grupo de professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio sob a utilização como ferramenta de ensino de um fazer matemático contextualizado, bem como o conhecimento desses professores sobre a problemática abordada: contextualização. A metodologia utilizada nesse estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual foi realizado um levantamento de dados sobre práticas ou opiniões atuais dos professores de Matemática envolvidos na pesquisa, através de questionários, entrevistas e observações, levando-se em consideração a questão da contextualização dos conteúdos matemáticos e as dificuldades enfrentadas. Os resultados mostram que os professores que ensinam em séries iniciais enfrentam menos dificuldades em contextualizar a Matemática, em despertar o interesse dos seus alunos pela aula, se comparamos com as opiniões dos professores que lecionam em séries finais, principalmente no Ensino Médio. Ao longo desse trabalho, a problemática do ensino de Matemática será amplamente discutida e sugestões serão dadas para um ensino mais contextualizado, que proporcione ao aluno um melhor aprendizado e uma maior satisfação quanto aos seus estudos
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-12
2022-05-04T19:56:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-04T19:56:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Nogueira Neto (2019) (NOGUEIRA NETO, 2019)
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6975
identifier_str_mv Nogueira Neto (2019) (NOGUEIRA NETO, 2019)
url http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv NOGUEIRA NETO, Euclides. A contextualização no ensino da matemática. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFERSA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/3/EuclidesNN_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/4/EuclidesNN_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/1/EuclidesNN_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f7939de1ed984afd3990dea3ef3e621
77c244987fa0a3b0d9424a5ec0ea511c
6ee30cc948340ac169f1751683f5aec3
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br
_version_ 1757095603868794880