A contextualização no ensino da matemática
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
|
Departamento: |
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6975 |
Resumo: | O Brasil não tem alcançado bons resultados nos índices de aprendizagem dos nossos alunos, fato esse comprovado em 2009, quando da realização do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Brasil ficou em 53º lugar num grupo de sessenta e um países avaliados, no que se refere à Matemática. Em 2012, dos 65 países avaliados, o Brasil ficou na 58ª posição, com 391 pontos alcançados em Matemática e no mais recente o Brasil ficou na 66ª posição, dentre os 70 países avaliados. Com o resultado atual, fica claro que ainda não estamos alcançando o esperado no que se refere à qualidade do ensino de Matemática em nosso país. Esse trabalho tem por objetivo geral identificar as dificuldades encontradas nas práticas pedagógicas de um grupo de professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio sob a utilização como ferramenta de ensino de um fazer matemático contextualizado, bem como o conhecimento desses professores sobre a problemática abordada: contextualização. A metodologia utilizada nesse estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual foi realizado um levantamento de dados sobre práticas ou opiniões atuais dos professores de Matemática envolvidos na pesquisa, através de questionários, entrevistas e observações, levando-se em consideração a questão da contextualização dos conteúdos matemáticos e as dificuldades enfrentadas. Os resultados mostram que os professores que ensinam em séries iniciais enfrentam menos dificuldades em contextualizar a Matemática, em despertar o interesse dos seus alunos pela aula, se comparamos com as opiniões dos professores que lecionam em séries finais, principalmente no Ensino Médio. Ao longo desse trabalho, a problemática do ensino de Matemática será amplamente discutida e sugestões serão dadas para um ensino mais contextualizado, que proporcione ao aluno um melhor aprendizado e uma maior satisfação quanto aos seus estudos |
id |
UFER_75948c98b3038b86d3d6d75dd019de3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6975 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Antônio Gomeshttp://lattes.cnpq.br/9984485183361630Garcia, Antonio Ronaldo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/1291080711578781Dantas, Franceliza Monteiro da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7230325654670583Nogueira Neto, Euclides2022-05-04T19:56:37Z2019-06-122022-05-04T19:56:37Z2019-03-22Nogueira Neto (2019) (NOGUEIRA NETO, 2019)http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6975O Brasil não tem alcançado bons resultados nos índices de aprendizagem dos nossos alunos, fato esse comprovado em 2009, quando da realização do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Brasil ficou em 53º lugar num grupo de sessenta e um países avaliados, no que se refere à Matemática. Em 2012, dos 65 países avaliados, o Brasil ficou na 58ª posição, com 391 pontos alcançados em Matemática e no mais recente o Brasil ficou na 66ª posição, dentre os 70 países avaliados. Com o resultado atual, fica claro que ainda não estamos alcançando o esperado no que se refere à qualidade do ensino de Matemática em nosso país. Esse trabalho tem por objetivo geral identificar as dificuldades encontradas nas práticas pedagógicas de um grupo de professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio sob a utilização como ferramenta de ensino de um fazer matemático contextualizado, bem como o conhecimento desses professores sobre a problemática abordada: contextualização. A metodologia utilizada nesse estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual foi realizado um levantamento de dados sobre práticas ou opiniões atuais dos professores de Matemática envolvidos na pesquisa, através de questionários, entrevistas e observações, levando-se em consideração a questão da contextualização dos conteúdos matemáticos e as dificuldades enfrentadas. Os resultados mostram que os professores que ensinam em séries iniciais enfrentam menos dificuldades em contextualizar a Matemática, em despertar o interesse dos seus alunos pela aula, se comparamos com as opiniões dos professores que lecionam em séries finais, principalmente no Ensino Médio. Ao longo desse trabalho, a problemática do ensino de Matemática será amplamente discutida e sugestões serão dadas para um ensino mais contextualizado, que proporcione ao aluno um melhor aprendizado e uma maior satisfação quanto aos seus estudosBrazil has not achieved good results in our students learning indexes, this fact was proved in 2009, when was performed the Program for International Student Assessment (PISA), in the worldwide scenario Brazil went in 53th in a group of sixtyone countries regards to mathematics. In 2012, in 65 evaluated nations, Brazil was classified in 58th, scored 391 points regards to mathematics, and the most recent result Brazil went 66ª between 70 countries evaluated. With this current result it is clear that we have not achieved referred to the quality of mathematics teaching in our country. This work has as general objective to identify the difficulties found in the pedagogical practices of a group of Primary and Secondary Teachers using a teaching tool of making contextualized mathematical, as well as the knowledge of these teachers about the problem addressed: contextualization. The methodology used in this study is a descriptive research, an analysis of data on current practices or opinions of the mathematics teachers involved in the research, carried out through questionnaires, interviews and observations, taking into account the matter of contextualization of the mathematical contents and the difficulties faced. The results show that teachers who teach in initial grades face less difficulties in contextualizing Mathematics, in arousing their students' interest in the class, when compared to the opinions of teachers who teach in final grades, especially in High School. Throughout this work, the problematic of Mathematics teaching will be widely discussed and suggestions will be given for a more contextualized teaching that will give the student a better learning and a greater satisfaction with his studiesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENNOGUEIRA NETO, Euclides. A contextualização no ensino da matemática. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaContextualizaçãoEducação BásicaMathematicsContextualizationBasic educationA contextualização no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTEuclidesNN_DISSERT.pdf.txtEuclidesNN_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain132704https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/3/EuclidesNN_DISSERT.pdf.txt8f7939de1ed984afd3990dea3ef3e621MD53THUMBNAILEuclidesNN_DISSERT.pdf.jpgEuclidesNN_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1341https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/4/EuclidesNN_DISSERT.pdf.jpg77c244987fa0a3b0d9424a5ec0ea511cMD54ORIGINALEuclidesNN_DISSERT.pdfEuclidesNN_DISSERT.pdfapplication/pdf711137https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/1/EuclidesNN_DISSERT.pdf6ee30cc948340ac169f1751683f5aec3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/69752022-05-06 03:57:41.053oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-05-06T06:57:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contextualização no ensino da matemática |
title |
A contextualização no ensino da matemática |
spellingShingle |
A contextualização no ensino da matemática Nogueira Neto, Euclides CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Contextualização Educação Básica Mathematics Contextualization Basic education |
title_short |
A contextualização no ensino da matemática |
title_full |
A contextualização no ensino da matemática |
title_fullStr |
A contextualização no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
A contextualização no ensino da matemática |
title_sort |
A contextualização no ensino da matemática |
author |
Nogueira Neto, Euclides |
author_facet |
Nogueira Neto, Euclides |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Antônio Gomes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9984485183361630 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Garcia, Antonio Ronaldo Gomes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1291080711578781 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Dantas, Franceliza Monteiro da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7230325654670583 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira Neto, Euclides |
contributor_str_mv |
Nunes, Antônio Gomes Garcia, Antonio Ronaldo Gomes Dantas, Franceliza Monteiro da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Contextualização Educação Básica Mathematics Contextualization Basic education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Contextualização Educação Básica Mathematics Contextualization Basic education |
description |
O Brasil não tem alcançado bons resultados nos índices de aprendizagem dos nossos alunos, fato esse comprovado em 2009, quando da realização do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Brasil ficou em 53º lugar num grupo de sessenta e um países avaliados, no que se refere à Matemática. Em 2012, dos 65 países avaliados, o Brasil ficou na 58ª posição, com 391 pontos alcançados em Matemática e no mais recente o Brasil ficou na 66ª posição, dentre os 70 países avaliados. Com o resultado atual, fica claro que ainda não estamos alcançando o esperado no que se refere à qualidade do ensino de Matemática em nosso país. Esse trabalho tem por objetivo geral identificar as dificuldades encontradas nas práticas pedagógicas de um grupo de professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio sob a utilização como ferramenta de ensino de um fazer matemático contextualizado, bem como o conhecimento desses professores sobre a problemática abordada: contextualização. A metodologia utilizada nesse estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual foi realizado um levantamento de dados sobre práticas ou opiniões atuais dos professores de Matemática envolvidos na pesquisa, através de questionários, entrevistas e observações, levando-se em consideração a questão da contextualização dos conteúdos matemáticos e as dificuldades enfrentadas. Os resultados mostram que os professores que ensinam em séries iniciais enfrentam menos dificuldades em contextualizar a Matemática, em despertar o interesse dos seus alunos pela aula, se comparamos com as opiniões dos professores que lecionam em séries finais, principalmente no Ensino Médio. Ao longo desse trabalho, a problemática do ensino de Matemática será amplamente discutida e sugestões serão dadas para um ensino mais contextualizado, que proporcione ao aluno um melhor aprendizado e uma maior satisfação quanto aos seus estudos |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-12 2022-05-04T19:56:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-04T19:56:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Nogueira Neto (2019) (NOGUEIRA NETO, 2019) |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6975 |
identifier_str_mv |
Nogueira Neto (2019) (NOGUEIRA NETO, 2019) |
url |
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
NOGUEIRA NETO, Euclides. A contextualização no ensino da matemática. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFERSA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/3/EuclidesNN_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/4/EuclidesNN_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/1/EuclidesNN_DISSERT.pdf https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6975/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f7939de1ed984afd3990dea3ef3e621 77c244987fa0a3b0d9424a5ec0ea511c 6ee30cc948340ac169f1751683f5aec3 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br |
_version_ |
1757095603868794880 |