O controle das comissões administrativas sobre o critério da autodeclaração dos pretos nas políticas públicas de cotas raciais de acesso ao ensino superior no Nordeste

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pedrosa, Eduarda Shirley Fernandes de Oliveira Vale lattes
Orientador(a): Costa, Rodrigo Vieira lattes
Banca de defesa: Costa, Rodrigo Vieira lattes, Aguiar, Marcus Pinto lattes, Oliveira, David Barbosa de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Direito
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6803
Resumo: As políticas afirmativas de cotas raciais previstas na Lei nº 12.711/2012 contribuíram para inserção dos sujeitos que se declaram pretos no ensino superior público. O critério para defini-los enquanto pretos é a autodeclaração. Em virtude de fraudes ao autorreconhecimento, as universidades públicas têm, observadas as fronteiras legais e constitucionais, constituído Comissões Administrativas de Heteroidentificação. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo investigar as possibilidades e limites do controle administrativo sobre o critério de autodeclaração dos pretos na política de cotas raciais de acesso ao ensino superior no Nordeste. Nesse sentido, desenvolve pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa, com a utilização do método dedutivo. Como instrumentos metodológicos, a dissertação, dividida em quatro capítulos, se utilizou da pesquisa de natureza documental e bibliográfica. Nos três primeiros estabelecem-se as premissas teóricas a partir de revisão interdisciplinar de literatura tendo como ponto de partida os conceitos de raça e identidade étnico-racial no Brasil, sua aplicação demográfica, e a aplicação do princípio jurídico da isonomia na Constituição Federal de 1988, na legislação federal sobre ações afirmativas no ensino superior enquanto política pública e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Além disso, analisa as normas de instituição, funcionamento e competências das Comissões de Heteroidentificação das universidades públicas nordestinas estaduais e federais, de acordo com o levantamento documental realizado no ano de 2020. Ao fim, conclui-se que autodeclaração e heteroidentificação são procedimentos complementares que asseguram a efetividade das cotas étnico-raciais nas universidades. As Comissões Administrativas de Heteroidentificação devem observar em sua atuação os limites constitucionais (direito ao autorreconhecimento, contraditório, ampla defesa e igualdade) e as concepções socioculturais de raça, promovendo, em simultâneo, o impedimento da usurpação de vagas das cotas e uma política universitária antirracista
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Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo investigar as possibilidades e limites do controle administrativo sobre o critério de autodeclaração dos pretos na política de cotas raciais de acesso ao ensino superior no Nordeste. Nesse sentido, desenvolve pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa, com a utilização do método dedutivo. Como instrumentos metodológicos, a dissertação, dividida em quatro capítulos, se utilizou da pesquisa de natureza documental e bibliográfica. Nos três primeiros estabelecem-se as premissas teóricas a partir de revisão interdisciplinar de literatura tendo como ponto de partida os conceitos de raça e identidade étnico-racial no Brasil, sua aplicação demográfica, e a aplicação do princípio jurídico da isonomia na Constituição Federal de 1988, na legislação federal sobre ações afirmativas no ensino superior enquanto política pública e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Além disso, analisa as normas de instituição, funcionamento e competências das Comissões de Heteroidentificação das universidades públicas nordestinas estaduais e federais, de acordo com o levantamento documental realizado no ano de 2020. Ao fim, conclui-se que autodeclaração e heteroidentificação são procedimentos complementares que asseguram a efetividade das cotas étnico-raciais nas universidades. As Comissões Administrativas de Heteroidentificação devem observar em sua atuação os limites constitucionais (direito ao autorreconhecimento, contraditório, ampla defesa e igualdade) e as concepções socioculturais de raça, promovendo, em simultâneo, o impedimento da usurpação de vagas das cotas e uma política universitária antirracistaThe affirmative policies of racial quotas provided for in Law nº 12.711/2012 contributed to the insertion of subjects who declare themselves black in public higher education. The criterion for setting them as blacks is self-declaration. Due to self-recognition fraud, public universities have, in view of the legal and constitutional boundaries, constituted Administrative Commissions of Heteroidentification. Thus, this dissertation aims to investigate the possibilities and limits of administrative control over the criterion of self-declaration of blacks in the policy of racial quotas of access to higher education in the Northeast. In this sense, it develops qualitative, descriptive and explanatory research, with the use of the deductive method. As methodological instruments, the dissertation, divided into four chapters, was used by documentary and bibliographic research. In the first three, the theoretical premises are established from an interdisciplinary literature review, based on the concepts of race and ethnic-racial identity in Brazil, its demographic application, and the application of the legal principle of isonomy in the Federal Constitution of 1988, in federal legislation on affirmative actions in higher education as public policy and in the jurisprudence of the Supreme Federal Court. In addition, it analyzes the rules of institution, functioning and competencies of the Heteroidentification Commissions of northeastern and federal public universities, according to the documentary survey conducted in 2020. Finally, it is concluded that self-declaration and heteroidentification are complementary procedures that ensure the effectiveness of ethnic-racial quotas in universities. The Administrative Committees of Heteroidentification must observe in their performance the constitutional limits (right to self-recognition, contradictory, broad defense and equality) and the sociocultural conceptions of race, promoting, at the same time, the impediment of the usurpation of quotas vacancies and an anti-racist university policyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em DireitoUFERSABrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHPEDROSA, Eduarda Shirley Fernandes de Oliveira Vale. O controle das comissões administrativas sobre o critério da autodeclaração dos pretos nas políticas públicas de cotas raciais de acesso ao ensino superior no Nordeste. 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado em Direito), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOCotas RaciaisAutodeclaraçãoProcesso AdministrativoHetoridentificaçãoPossibilidades e LimitesRacial QuotasSelf-declarationAdministrative ProcessHetoridentificationPossibilities and LimitsO controle das comissões administrativas sobre o critério da autodeclaração dos pretos nas políticas públicas de cotas raciais de acesso ao ensino superior no Nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTEduardaSFOVP_DISSERT.pdf.txtEduardaSFOVP_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain438819https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6803/3/EduardaSFOVP_DISSERT.pdf.txt43854032ad58031342546c8f52fd0b97MD53THUMBNAILEduardaSFOVP_DISSERT.pdf.jpgEduardaSFOVP_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1363https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6803/4/EduardaSFOVP_DISSERT.pdf.jpgfea13d20069ce580f6b69ffbdda295ecMD54ORIGINALEduardaSFOVP_DISSERT.pdfEduardaSFOVP_DISSERT.pdfapplication/pdf1021755https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6803/1/EduardaSFOVP_DISSERT.pdf96dc2625b4eb557a297b7b0188c1247aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6803/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/68032022-05-06 04:12:06.916oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-05-06T07:12:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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