Minimal Strong Foliations in Skew-products of Iterated Function Systems

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Gomez, Joel Angel Cisneros
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31120
Resumo: Estudamos produtos tortos localmente constantes sobre shifts de finitos símbolos, com um espaço métrico compacto como a fibra. Introduzimos um novo critério para determinar a densidade das folhas da foliação forte instável (e forte estável), ou seja, para sua minimalidade. Quando a fibra é um círculo, mostramos que ambas foliações fortes são mínimas para um conjunto aberto e denso de skew-product robustamente transitivos. Apresentamos exemplos em que uma foliação é mínima ou nenhuma é mínima. Nossa abordagem envolve a investigação da dinâmica do Sistema Iterado de Funçoes (ou simplesmente IFS nas siglas em Inglês). Estabelecemos a estabilidade assintótica do espaço de fase do IFS quando ele é um atrator estrito do sistema. Também mostramos que qualquer IFS transitivo composto por difeomorfismos do círculo que preservam a orientação pode ser aproximado por um IFS robustamente mínimal (para frente e para trás), e ergódico (com relação a Lebesgue). Por fim, fornecemos exemplos de IFS robustamente transitivos e suaves em que a minimalidade para frente ou para trás falha, ou ambos.
id UFF-2_053eae5eefda0b9b3af6f9a028cf266d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31120
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Minimal Strong Foliations in Skew-products of Iterated Function Systemsfoliaçãominimalidadetransitividadeproduto tortosistema iterado de funciones(IFS)atrator estrictoFunção meromórficaMatemáticaEstudamos produtos tortos localmente constantes sobre shifts de finitos símbolos, com um espaço métrico compacto como a fibra. Introduzimos um novo critério para determinar a densidade das folhas da foliação forte instável (e forte estável), ou seja, para sua minimalidade. Quando a fibra é um círculo, mostramos que ambas foliações fortes são mínimas para um conjunto aberto e denso de skew-product robustamente transitivos. Apresentamos exemplos em que uma foliação é mínima ou nenhuma é mínima. Nossa abordagem envolve a investigação da dinâmica do Sistema Iterado de Funçoes (ou simplesmente IFS nas siglas em Inglês). Estabelecemos a estabilidade assintótica do espaço de fase do IFS quando ele é um atrator estrito do sistema. Também mostramos que qualquer IFS transitivo composto por difeomorfismos do círculo que preservam a orientação pode ser aproximado por um IFS robustamente mínimal (para frente e para trás), e ergódico (com relação a Lebesgue). Por fim, fornecemos exemplos de IFS robustamente transitivos e suaves em que a minimalidade para frente ou para trás falha, ou ambos.70 f.Barrientos, Pablo Gutierrezhttp://lattes.cnpq.br/5473569053866010Gomez, Joel Angel Cisneros2023-11-14T22:03:28Z2023-11-14T22:03:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGOMEZ, Arthur Gonçalves. On combinatorial differential operators on species of structures. 2023. 70 f. Tese (Doutorado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Instituto de Matemática, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31120CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-14T22:03:32Zoai:app.uff.br:1/31120Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-11-14T22:03:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Minimal Strong Foliations in Skew-products of Iterated Function Systems
title Minimal Strong Foliations in Skew-products of Iterated Function Systems
spellingShingle Minimal Strong Foliations in Skew-products of Iterated Function Systems
Gomez, Joel Angel Cisneros
foliação
minimalidade
transitividade
produto torto
sistema iterado de funciones(IFS)
atrator estricto
Função meromórfica
Matemática
title_short Minimal Strong Foliations in Skew-products of Iterated Function Systems
title_full Minimal Strong Foliations in Skew-products of Iterated Function Systems
title_fullStr Minimal Strong Foliations in Skew-products of Iterated Function Systems
title_full_unstemmed Minimal Strong Foliations in Skew-products of Iterated Function Systems
title_sort Minimal Strong Foliations in Skew-products of Iterated Function Systems
author Gomez, Joel Angel Cisneros
author_facet Gomez, Joel Angel Cisneros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barrientos, Pablo Gutierrez
http://lattes.cnpq.br/5473569053866010
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomez, Joel Angel Cisneros
dc.subject.por.fl_str_mv foliação
minimalidade
transitividade
produto torto
sistema iterado de funciones(IFS)
atrator estricto
Função meromórfica
Matemática
topic foliação
minimalidade
transitividade
produto torto
sistema iterado de funciones(IFS)
atrator estricto
Função meromórfica
Matemática
description Estudamos produtos tortos localmente constantes sobre shifts de finitos símbolos, com um espaço métrico compacto como a fibra. Introduzimos um novo critério para determinar a densidade das folhas da foliação forte instável (e forte estável), ou seja, para sua minimalidade. Quando a fibra é um círculo, mostramos que ambas foliações fortes são mínimas para um conjunto aberto e denso de skew-product robustamente transitivos. Apresentamos exemplos em que uma foliação é mínima ou nenhuma é mínima. Nossa abordagem envolve a investigação da dinâmica do Sistema Iterado de Funçoes (ou simplesmente IFS nas siglas em Inglês). Estabelecemos a estabilidade assintótica do espaço de fase do IFS quando ele é um atrator estrito do sistema. Também mostramos que qualquer IFS transitivo composto por difeomorfismos do círculo que preservam a orientação pode ser aproximado por um IFS robustamente mínimal (para frente e para trás), e ergódico (com relação a Lebesgue). Por fim, fornecemos exemplos de IFS robustamente transitivos e suaves em que a minimalidade para frente ou para trás falha, ou ambos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-14T22:03:28Z
2023-11-14T22:03:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMEZ, Arthur Gonçalves. On combinatorial differential operators on species of structures. 2023. 70 f. Tese (Doutorado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Instituto de Matemática, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31120
identifier_str_mv GOMEZ, Arthur Gonçalves. On combinatorial differential operators on species of structures. 2023. 70 f. Tese (Doutorado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Instituto de Matemática, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038140036218880