The making of empresariado do ensino secundário em Niterói-RJ (1889-1944) THE MAKING OF EMPRESARIADO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM NITERÓI – RJ (1889-1944)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Maia, Manna Nunes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15883
Resumo: O presente trabalho traduz-se como resultado dos esforços iniciais reflexão sobre o ensino secundário no antigo estado do Rio de Janeiro. Procura-se, aqui, investigar os processos, condicionantes e experiências que foram importantes para a formação do empresariado do ensino secundário, na cidade de Niterói, no período que se estende da Primeira República (1989), momento em que houve tentativas regionais de construção do estado e de suas agências, até 1944, ano em que foi criada a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Secundário, Comercial, Industrial, Normal e Primário do Estado do Rio de Janeiro, sindicato patronal dos donos de ginásios e colégios no estado. No desenvolvimento dessa pesquisa, tratamos de vários fenômenos relacionados à problemática, a saber: a reorganização socioespacial, os “melhoramentos urbanos” e as dinâmicas de ocupação de Niterói; a conformação do Estado e da rede educacional estadual; a organização de algumas escolas secundárias; a criação de diversas instituições formativas na capital fluminense; a expansão do ensino secundário; as conexões entre educação secundária, imprensa e consumo; e as propriedades dos ginásios e colégios aqui situados. Assim, partindo de Niterói como posição epistemológica, com base no referencial teórico-metodológico marxista (especialmente no sentido de classe social adotado por Thompson) e tomando como material empírico os dados estatísticos, imprensa, documentos institucionais e fontes oficiais, chegou-se à tese de que o privatismo em termos da educação secundária é parte de um processo histórico bastante complexo e longo, mas que foi acirrado com a reforma de 1931 e, principalmente, com a de 1942, quando esse nível de ensino se consolidou como atividade dirigida para fins da acumulação de capital. Busca-se contribuir para os estudos que versam sobre a trajetória do ensino secundário, no Brasil, e, sobretudo, para as investigações que se propõem a analisar as histórias e as memórias dos processos de escolarização empreendidos em Niterói e no estado do Rio de Janeiro, assuntos que ainda carecem de muita investigação
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No desenvolvimento dessa pesquisa, tratamos de vários fenômenos relacionados à problemática, a saber: a reorganização socioespacial, os “melhoramentos urbanos” e as dinâmicas de ocupação de Niterói; a conformação do Estado e da rede educacional estadual; a organização de algumas escolas secundárias; a criação de diversas instituições formativas na capital fluminense; a expansão do ensino secundário; as conexões entre educação secundária, imprensa e consumo; e as propriedades dos ginásios e colégios aqui situados. Assim, partindo de Niterói como posição epistemológica, com base no referencial teórico-metodológico marxista (especialmente no sentido de classe social adotado por Thompson) e tomando como material empírico os dados estatísticos, imprensa, documentos institucionais e fontes oficiais, chegou-se à tese de que o privatismo em termos da educação secundária é parte de um processo histórico bastante complexo e longo, mas que foi acirrado com a reforma de 1931 e, principalmente, com a de 1942, quando esse nível de ensino se consolidou como atividade dirigida para fins da acumulação de capital. Busca-se contribuir para os estudos que versam sobre a trajetória do ensino secundário, no Brasil, e, sobretudo, para as investigações que se propõem a analisar as histórias e as memórias dos processos de escolarização empreendidos em Niterói e no estado do Rio de Janeiro, assuntos que ainda carecem de muita investigaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work is a result of the initial studies on secondary education in the former state of Rio de Janeiro. The purpose of this study is to investigate the processes, constraints, and experiences that was important for the formation of entrepreneurship in secondary education within the city of Niterói during the First Republic in 1889, when there were regional attempts in the formation and construction of the state and its agencies, until 1944, the year in which the “Associação dos Estabelecimentos de Ensino Secundário, Comercial, Industrial, Normal e Primário do Estado do Rio de Janeiro”, the employers’ association of gymnasiums and colleges, was created in the state. In the development of this research, we deal with several phenomens related to the problem, namely the socio-spatial reorganization, the “urban improvements” and the occupation dynamics of Niterói; The conformation of the state and the state educational network; The organization of some secondary schools; The creation of several training institutions in the state capital; The expansion of secondary education; The connections between secondary education, the press and consumption; and The properties of the gymnasiums and colleges located here. Thus, starting from Niterói at an epistemological position, based on the Marxist theoretical-methodological reference (especially in the sense of social class adopted by Thompson) and taking the statistical data, press, institutional documents, and official sources as empirical material, the thesis concluded that privatism in terms of secondary education is part of a rather complex and lengthy historical process that was fierce with the 1931 reform and especially that of 1942, when this level of education was consolidated as a directed activity for purposes of capital accumulation. The aim of this study is to contribute to the studies that deal with the trajectory of secondary education in Brazil and, above all, to investigations that aim to analyze the histories and memories of the schooling processes undertaken in Niterói and the state of Rio de Janeiro, subjects that still require much investigation355 f.Alves, ClaudiaSchueler, Alessandra Frota Martinez deOliveira, Marcos Marques deBezerra, Amália Cristina Dias da RochaMartínez, Silvia Aliciahttp://lattes.cnpq.br/7833292789245836http://lattes.cnpq.br/8886741010405574Maia, Manna Nunes2020-11-11T19:16:57Z2020-11-11T19:16:57Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMAIA, Manna Nunes. The making of empresariado do ensino secundário em Niterói-RJ (1889-1944) 2017. 355 f. 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