Economia criativa para quem? Estudo de caso do destino turístico da praia da pipa, Rio Grande do Norte, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Targino, Gabriela
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23790
Resumo: Na compreensão de que permeia no cenário nacional e internacional o ideário de ―Economia Criativa‖, o presente estudo analisa a denominação, conceitos e experiências referentes ao termo Economia Criativa, sua linha histórica no Brasil e no mundo, a fim de apresentar comparativos de transformações socioespaciais, culturais e econômicos, e ainda impactos locais/nacionais e internacionais, provocados pela inserção de atividades ligadas a indústria criativas e seus setores e classes. A Economia Criativa volta-se para uma massa de empreendimentos que tomam como base o capital ativo intelectual e cultural junto à criatividade com fins a geração do valor econômico. Dessa forma surgiu para o Brasil e para o mundo como forma estratégica de mudanças. Nesse âmbito, ela vem abarcando, dentro de uma visão macro, segmentos como arquitetura, publicidade, design, softweres, games, bem como a economia da cultura, com teatro, dança, música, cinema, artes, museus, literatura, patrimônio natural/cultural, etc. Na visão global percebe-se que setores ligados às atividades de desenvolvimento da economia criativa geram uma receita representativa para a economia provocando além das dinâmicas econômicas, uma revolução tecnológica e a intensificação do processo de globalização com a geração de emprego e renda, bem como o aumento do capital de importação e exportação. A luz desse prisma o trabalho observou as transformações locais em especial a Praia da Pipa/RN e seus espaços urbanos, a fim de ver as implicações geradas no cenário econômico, por meio dos setores ditos ―criativos‖ relacionando ao turismo e ao estatuto teórico basilar em menção as intervenções contemporâneas nas últimas décadas. O trabalho vislumbrou também, um apontamento sobre o momento atual do Brasil, em relação às políticas públicas de fomento no país por meio do Ministério da Cultura, e uma análise da fluidez e dissolução da pasta da Secretaria da Economia Criativa, extinta em 2015. A pesquisa se desenvolve dentro da perspectiva fenomenológica, se calçando dos métodos de estudo de caso, tendo, também, como estrutura a pesquisa bibliográfica, pilar na construção do marco conceitual da abordagem em estudo.
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Dessa forma surgiu para o Brasil e para o mundo como forma estratégica de mudanças. Nesse âmbito, ela vem abarcando, dentro de uma visão macro, segmentos como arquitetura, publicidade, design, softweres, games, bem como a economia da cultura, com teatro, dança, música, cinema, artes, museus, literatura, patrimônio natural/cultural, etc. Na visão global percebe-se que setores ligados às atividades de desenvolvimento da economia criativa geram uma receita representativa para a economia provocando além das dinâmicas econômicas, uma revolução tecnológica e a intensificação do processo de globalização com a geração de emprego e renda, bem como o aumento do capital de importação e exportação. A luz desse prisma o trabalho observou as transformações locais em especial a Praia da Pipa/RN e seus espaços urbanos, a fim de ver as implicações geradas no cenário econômico, por meio dos setores ditos ―criativos‖ relacionando ao turismo e ao estatuto teórico basilar em menção as intervenções contemporâneas nas últimas décadas. O trabalho vislumbrou também, um apontamento sobre o momento atual do Brasil, em relação às políticas públicas de fomento no país por meio do Ministério da Cultura, e uma análise da fluidez e dissolução da pasta da Secretaria da Economia Criativa, extinta em 2015. A pesquisa se desenvolve dentro da perspectiva fenomenológica, se calçando dos métodos de estudo de caso, tendo, também, como estrutura a pesquisa bibliográfica, pilar na construção do marco conceitual da abordagem em estudo.In the understanding that the concept of "Creative Economy" permeates the national and international scenario, this study analyzes the denomination, concepts and experiences referring to the term Creative Economy, its historical line in Brazil and in the world, in order to present comparative socio-spatial transformations, cultural and economic, as well as local/national and international impacts, caused by the insertion of activities linked to the creative industries and their sectors and classes. The Creative Economy turns to a mass of enterprises that take as base the active intellectual and cultural capital altogether with creativity that aims the generation of economic value. This way, it emerged for Brazil and for the world as a strategic form of change. In this context, it has covered, in a macro view, segments such as architecture, advertising, design, software, games, as well as the economy of culture, with theatre, dance, music, cinema, arts, museums, literature, cultural, etc. In the global view, it can be seen that sectors linked to creative economy development activities generate a representative income for the economy, provoking beyond economic dynamics, a technological revolution and the intensification of the globalization process with the generation of employment and income, as well as the increase of import and export capital. In light of this prism the work observed the local transformations, especially at the beach of Pipa/RN and its urban spaces, in order to see the implications generated in the economic scenario, through the so-called "creative" sectors relating to tourism and to the theoretical basilar status in reference to the contemporary interventions in the last decades. The work also saw a briefing on Brazil's current moment in relation to the public policies of development in the country through the Ministry of Culture, and an analysis of the fluidity and dissolution of the portfolio of the Secretariat of the Creative Economy, extinct in 2015. The research is developed within the phenomenological perspective, using the methods of case study, also having as a structure, the bibliographic research, pillar in the construction of the conceptual framework of the approach under study.227 f.NiteróiBienenstein, GlaucoGarcía, Fernanda Ester SánchezSanderberg, HeleniceCruz, Fernando Manuel Rocha daMedeiros, Sara Raquel Fernandes Queiroz deTargino, Gabriela2021-12-06T18:06:06Z2021-12-06T18:06:06Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTARGINO, Gabriela. Economia criativa para quem? Estudo de caso do destino turístico da praia da pipa, Rio Grande do Norte, Brasil. 2019. 227 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23790Aluno de DoutoradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-06T18:06:06Zoai:app.uff.br:1/23790Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-06T18:06:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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