O ideal da excelência escolar e a subjetividade do estudante de classes populares em escolas de alto padrão educacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos, Luciana Silva dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24860
Resumo: Esta pesquisa procurou compreender o ideal da excelência escolar e a relação entre esse ideal e a história singular do estudante. Considerou alguns conceitos da Psicanálise, sobretudo eu ideal, ideal do eu e supereu, para analisar os conflitos vividos pelos alunos diante das demandas idealizadas presentes em escolas de alto padrão acadêmico. Desse modo, procurou refletir sobre as implicações dos processos de idealização e de identificação para a formação subjetiva dos estudantes de classes populares. Neste sentido, entre os esforços de adaptação à escola ou a resistência aos modelos impostos, interessou-nos questionar a naturalização e o ―peso‖ do ideal de excelência para a trajetória escolar do aluno. Priorizamos a vivência dos estudantes que podem estar em posição inferiorizada, devido a um suposto distanciamento entre o capital cultural herdado da família e a cultura escolar. Também questionamos a crença em uma homogeneidade das classes populares em relação à educação. Esta proposta de pesquisa visou, portanto, inspirada pelo viés da pesquisa qualitativa, a compreensão de como as instâncias ideais – eu ideal, ideal do eu e supereu – se relacionam ao ideal da excelência escolar no discurso dos jovens em uma instituição escolar de alto padrão educacional (o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CAp UFRJ). Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com alunos do segundo ano do Ensino Médio. Consideramos a polissemia e a não consensualidade acerca do conceito de excelência escolar, de modo a demonstrar que esse ideal contribui para promover uma espécie de vigilância moral na escola, cujos efeitos subjetivos foram levantados e interpretados. Quais efeitos subjetivos podem ser interpretados a partir da narrativa de estudantes de classes populares em escolas de alto padrão acadêmico? Porventura, como operaria esse ideal de excelência, quanto aos efeitos objetivos e subjetivos produzidos na busca por ele (fracasso e/ou sucesso escolar; sofrimento psíquico e/ou gozo)? A partir da noção de inconsciente social, investigamos os sintomas dessa espécie de consciência superegóica coletiva, que diferencia os ―bons‖ e os ―maus‖ estudantes em sua própria fala. Pretendíamos, igualmente, considerar a plasticidade da influência desses ideais, de acordo com as interações entre estudantes e professores, bem como analisamos os modos como os alunos percebem os próprios destinos subjetivos diante da idealização escolar.
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Neste sentido, entre os esforços de adaptação à escola ou a resistência aos modelos impostos, interessou-nos questionar a naturalização e o ―peso‖ do ideal de excelência para a trajetória escolar do aluno. Priorizamos a vivência dos estudantes que podem estar em posição inferiorizada, devido a um suposto distanciamento entre o capital cultural herdado da família e a cultura escolar. Também questionamos a crença em uma homogeneidade das classes populares em relação à educação. Esta proposta de pesquisa visou, portanto, inspirada pelo viés da pesquisa qualitativa, a compreensão de como as instâncias ideais – eu ideal, ideal do eu e supereu – se relacionam ao ideal da excelência escolar no discurso dos jovens em uma instituição escolar de alto padrão educacional (o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CAp UFRJ). Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com alunos do segundo ano do Ensino Médio. Consideramos a polissemia e a não consensualidade acerca do conceito de excelência escolar, de modo a demonstrar que esse ideal contribui para promover uma espécie de vigilância moral na escola, cujos efeitos subjetivos foram levantados e interpretados. Quais efeitos subjetivos podem ser interpretados a partir da narrativa de estudantes de classes populares em escolas de alto padrão acadêmico? Porventura, como operaria esse ideal de excelência, quanto aos efeitos objetivos e subjetivos produzidos na busca por ele (fracasso e/ou sucesso escolar; sofrimento psíquico e/ou gozo)? A partir da noção de inconsciente social, investigamos os sintomas dessa espécie de consciência superegóica coletiva, que diferencia os ―bons‖ e os ―maus‖ estudantes em sua própria fala. Pretendíamos, igualmente, considerar a plasticidade da influência desses ideais, de acordo com as interações entre estudantes e professores, bem como analisamos os modos como os alunos percebem os próprios destinos subjetivos diante da idealização escolar.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research sought to understand the ideal of school excellence and the relationship between this ideal and the student's unique history. It considered some concepts of Psychoanalysis, above all, the ideal self, the ideal of the self and the superego, to analyze the conflicts experienced by students in face of the idealized demands present in high-performance schools. In this way, it tried to reflect on the implications of the processes of idealization and identification for the subjective formation of the students from popular classes. In this sense, between efforts to adapt to school or the resistance to imposed models, we were interested in questioning the naturalization and the ―weight‖ of the ideal of excellence for the student's educational trajectory. We prioritize the experience of students who may be in an inferior position, due to a supposed distance between the cultural capital inherited from the family and the school culture. We also question the belief in a homogeneity of the popular classes in relation to education. This research proposal aimed, therefore, inspired by the bias of qualitative research, understanding how the ideal instances - ideal self, ideal of self and superego - are related to the ideal of school excellence in the discourse of young people in a high performance school (the Application School of the Universidade Federal do Rio de Janeiro – CAp UFRJ). Therefore, individual semi-structured interviews were carried out with second-year high school students. We consider the polysemy and the non-consensuality about the concept of school excellence in order to demonstrate that this ideal contributes to promote a kind of moral surveillance at school, whose subjective effects were raised and interpreted. Which subjective effects can be interpreted from the narrative of student from popular classes in high-quality academic schools? Perhaps, how would this ideal of excellence operate, as to the objective and subjective effects produced in the search for it (failure and/or school success; psychic suffering and/or enjoyment)? From the notion of social unconscious, we investigate the symptoms of this kind of collective superego consciousness, which differentiates the ―good‖ and the ―bad‖ students in your own speech. We also intended to consider the plasticity of the influence of these ideals, according to the interactions between students and teachers, as well as we analyze the ways in which students perceive their own subjective destinies facing of school idealization.250 p.Arreguy, Marília EtiennePaula, Maria de Fátima Costa dePisetta, Maria Angélica Augusto de MelloMartins, André AntunesPereira, Marcelo RicardoBurgarelli, Cristóvão GiovaniSantos, Luciana Silva dos2022-04-07T16:53:28Z2022-04-07T16:53:28Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Luciana Silva dos. O ideal da excelência escolar e a subjetividade do estudante de classes populares em escolas de alto padrão educacional. 2022. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24860CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-07T16:53:33Zoai:app.uff.br:1/24860Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-07T16:53:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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description Esta pesquisa procurou compreender o ideal da excelência escolar e a relação entre esse ideal e a história singular do estudante. Considerou alguns conceitos da Psicanálise, sobretudo eu ideal, ideal do eu e supereu, para analisar os conflitos vividos pelos alunos diante das demandas idealizadas presentes em escolas de alto padrão acadêmico. Desse modo, procurou refletir sobre as implicações dos processos de idealização e de identificação para a formação subjetiva dos estudantes de classes populares. Neste sentido, entre os esforços de adaptação à escola ou a resistência aos modelos impostos, interessou-nos questionar a naturalização e o ―peso‖ do ideal de excelência para a trajetória escolar do aluno. Priorizamos a vivência dos estudantes que podem estar em posição inferiorizada, devido a um suposto distanciamento entre o capital cultural herdado da família e a cultura escolar. Também questionamos a crença em uma homogeneidade das classes populares em relação à educação. Esta proposta de pesquisa visou, portanto, inspirada pelo viés da pesquisa qualitativa, a compreensão de como as instâncias ideais – eu ideal, ideal do eu e supereu – se relacionam ao ideal da excelência escolar no discurso dos jovens em uma instituição escolar de alto padrão educacional (o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CAp UFRJ). Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com alunos do segundo ano do Ensino Médio. Consideramos a polissemia e a não consensualidade acerca do conceito de excelência escolar, de modo a demonstrar que esse ideal contribui para promover uma espécie de vigilância moral na escola, cujos efeitos subjetivos foram levantados e interpretados. Quais efeitos subjetivos podem ser interpretados a partir da narrativa de estudantes de classes populares em escolas de alto padrão acadêmico? Porventura, como operaria esse ideal de excelência, quanto aos efeitos objetivos e subjetivos produzidos na busca por ele (fracasso e/ou sucesso escolar; sofrimento psíquico e/ou gozo)? A partir da noção de inconsciente social, investigamos os sintomas dessa espécie de consciência superegóica coletiva, que diferencia os ―bons‖ e os ―maus‖ estudantes em sua própria fala. Pretendíamos, igualmente, considerar a plasticidade da influência desses ideais, de acordo com as interações entre estudantes e professores, bem como analisamos os modos como os alunos percebem os próprios destinos subjetivos diante da idealização escolar.
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