Senso de comunidade em organizações: um framework para analisar experiências em grupos de pesquisa e coworking

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Lemke, Jasmin
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10611
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.05945306797
Resumo: O afrouxar dos laços sociais nas organização de trabalho e de estudo tem contribuído para o isolamento social e adoecimento dos indivíduos. Para enfrentar esse desafio, muitos buscam trabalhar em espaço de coworking ou associar-se a grupos de estudo e de pesquisa, nos quais possam encontrar apoio e sentir-se pertencentes. Tendo em vista que o senso de comunidade é definido como um sentimento que os sujeitos têm de pertencimento a um grupo e de que pessoas deste grupo se importam uns com os outros, a presente pesquisa teve como objetivo analisar se há senso de comunidade em grupo de pesquisa e em coworking e compreender sua natureza e dinâmica. Para isso foram realizados dois estudos de caso qualitativos, nos quais analisou-se como membros de um espaço de coworking e de um grupo de pesquisa vivenciam o senso de comunidade. Os dados encontrados em campo - a partir dos métodos da observação, entrevista semiestruturada e análise documental – expuseram três principais itens que contribuem para a vivência do senso de comunidade: a facilidade de associação e adesão ao grupo (fronteiras flexíveis); a aceitação pelo grupo de diferentes de níveis de engajamento dos membros, ativas (com senso de dono) e passivas (com senso de pertencimento), e o saciamento de necessidades pessoais dos indivíduos pela sua associação ao grupo. À medida que os membros satisfazem suas necessidades, eles desenvolvem um senso de comunidade pela organização.
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