As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Jaciara de Azeredo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7493
Resumo: Investiga as possibilidades de inserção das Histórias em Quadrinhos no campo da Ciência da Informação a partir da constatação, oriunda de pesquisa anterior, da dificuldade tanto do profissional da informação como da área em lidar com este tipo de material. Busca por meio de pesquisa bibliográfica tecer as relações entre quadrinhos, cultura, educação e informação para defender o fato da narrativa quadrinística ser relevante fonte de informação dos modos de ser e pensar do mundo contemporâneo. Busca pesquisas sobre a temática dos quadrinhos na Ciência da Informação bem como a natureza destes trabalhos através de revisão de literatura e levantamentos em bases de dados diversas (Lattes, BRAPCI). Delineia o perfil do leitor de quadrinhos e a natureza de sua relação com esta narrativa com base na analise das categorizações de leitores propostas por Eco (2011) e Vergueiro (1998, 2005). Como primeiro resultado apresenta a análise do conteúdo da Série Fábulas de Bill Willingham (2002-) feita em duas partes: a primeira evidenciando suas relações com a cultura bem como com a história e a literatura do tempo presente; e a segunda enfatizando os elementos arquetípicos utilizados pelo autor na construção dos enredos e dos personagens, com destaque a Jornada do Herói, através do esquema proposto por Campbell (2007). Por fim traz a percepção dos leitores de Fábulas do universo dos quadrinhos e apresenta propostas de mediação e dinamização deste tipo de acervo
id UFF-2_2960e96bd6173cc0c8cac51902bd3246
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7493
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informaçãoHistórias em quadrinhosFontes de InformaçãoNarrativasLeituraMediação da leituraSérie fábulasHistória em quadrinhosFonte de informaçãoNarrativaMediaçãoLeituraComic booksSources of informationNarrativesReadingMediation of readingFables seriesInvestiga as possibilidades de inserção das Histórias em Quadrinhos no campo da Ciência da Informação a partir da constatação, oriunda de pesquisa anterior, da dificuldade tanto do profissional da informação como da área em lidar com este tipo de material. Busca por meio de pesquisa bibliográfica tecer as relações entre quadrinhos, cultura, educação e informação para defender o fato da narrativa quadrinística ser relevante fonte de informação dos modos de ser e pensar do mundo contemporâneo. Busca pesquisas sobre a temática dos quadrinhos na Ciência da Informação bem como a natureza destes trabalhos através de revisão de literatura e levantamentos em bases de dados diversas (Lattes, BRAPCI). Delineia o perfil do leitor de quadrinhos e a natureza de sua relação com esta narrativa com base na analise das categorizações de leitores propostas por Eco (2011) e Vergueiro (1998, 2005). Como primeiro resultado apresenta a análise do conteúdo da Série Fábulas de Bill Willingham (2002-) feita em duas partes: a primeira evidenciando suas relações com a cultura bem como com a história e a literatura do tempo presente; e a segunda enfatizando os elementos arquetípicos utilizados pelo autor na construção dos enredos e dos personagens, com destaque a Jornada do Herói, através do esquema proposto por Campbell (2007). Por fim traz a percepção dos leitores de Fábulas do universo dos quadrinhos e apresenta propostas de mediação e dinamização deste tipo de acervoInvestigates the possibilities of integration of Comics in the field of Information Science from the observation, derived from previous research, much of the difficulty of information professionals as the area in dealing with this type of material. Search by means of literature weaving relations between comics, culture, education and information to defend the fact that the narrative in comics be relevant source of information on modes of being and thinking of the contemporary world. Search researches on the subject of comics in information science and the nature of these works through literature review and surveys in various data bases (Lattes, BRAPCI). Outlines the profile of the comic reader and the nature of your relationship with this narrative based on the analysis of readers categorizations proposed by Eco (2011) and Vergueiro (1998, 2005). As a first result presents the analysis of the content of the Fables series by Bill Willingham (2002 - ) made in two parts: the first showing their relations to culture as well as history and literature of the present time; and the second emphasizing the archetypal elements used by the author in the construction of plots and characters, especially the Hero's Journey through the scheme proposed by Campbell (2007 ). Finally brings the perception of readers of the Fables comics universe and presents proposals for mediation and promotion of this type of collectionNóbrega, Nanci Gonçalves daVergueiro, Waldomiro de Castro SantosBreglia, Vera Lúcia AlvesMachado, Elisa CamposSouza, Elisabete Gonçalves deOliveira, Maria Jaciara de Azeredo2018-09-17T13:59:19Z2018-09-17T13:59:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7493Aluno de mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-17T14:49:52Zoai:app.uff.br:1/7493Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-17T14:49:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informação
title As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informação
spellingShingle As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informação
Oliveira, Maria Jaciara de Azeredo
Histórias em quadrinhos
Fontes de Informação
Narrativas
Leitura
Mediação da leitura
Série fábulas
História em quadrinhos
Fonte de informação
Narrativa
Mediação
Leitura
Comic books
Sources of information
Narratives
Reading
Mediation of reading
Fables series
title_short As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informação
title_full As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informação
title_fullStr As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informação
title_full_unstemmed As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informação
title_sort As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da ciência da informação
author Oliveira, Maria Jaciara de Azeredo
author_facet Oliveira, Maria Jaciara de Azeredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nóbrega, Nanci Gonçalves da
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Breglia, Vera Lúcia Alves
Machado, Elisa Campos
Souza, Elisabete Gonçalves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Jaciara de Azeredo
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Fontes de Informação
Narrativas
Leitura
Mediação da leitura
Série fábulas
História em quadrinhos
Fonte de informação
Narrativa
Mediação
Leitura
Comic books
Sources of information
Narratives
Reading
Mediation of reading
Fables series
topic Histórias em quadrinhos
Fontes de Informação
Narrativas
Leitura
Mediação da leitura
Série fábulas
História em quadrinhos
Fonte de informação
Narrativa
Mediação
Leitura
Comic books
Sources of information
Narratives
Reading
Mediation of reading
Fables series
description Investiga as possibilidades de inserção das Histórias em Quadrinhos no campo da Ciência da Informação a partir da constatação, oriunda de pesquisa anterior, da dificuldade tanto do profissional da informação como da área em lidar com este tipo de material. Busca por meio de pesquisa bibliográfica tecer as relações entre quadrinhos, cultura, educação e informação para defender o fato da narrativa quadrinística ser relevante fonte de informação dos modos de ser e pensar do mundo contemporâneo. Busca pesquisas sobre a temática dos quadrinhos na Ciência da Informação bem como a natureza destes trabalhos através de revisão de literatura e levantamentos em bases de dados diversas (Lattes, BRAPCI). Delineia o perfil do leitor de quadrinhos e a natureza de sua relação com esta narrativa com base na analise das categorizações de leitores propostas por Eco (2011) e Vergueiro (1998, 2005). Como primeiro resultado apresenta a análise do conteúdo da Série Fábulas de Bill Willingham (2002-) feita em duas partes: a primeira evidenciando suas relações com a cultura bem como com a história e a literatura do tempo presente; e a segunda enfatizando os elementos arquetípicos utilizados pelo autor na construção dos enredos e dos personagens, com destaque a Jornada do Herói, através do esquema proposto por Campbell (2007). Por fim traz a percepção dos leitores de Fábulas do universo dos quadrinhos e apresenta propostas de mediação e dinamização deste tipo de acervo
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-09-17T13:59:19Z
2018-09-17T13:59:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7493
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7493
identifier_str_mv Aluno de mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038169001033728